• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

drakul7

[AJUDA]ajuda BASICA C++

3 mensagens neste tópico

Boas pessoal :)

É a 1ª vez que posto aqui neste forum :D

Ando a aprender c++, e tenho anadado a fazer alguns programitas  que correm na consola.

O problema é que tenho umas duvidas de pequenos pormenores que ja me fartei de pesquisar no google e nao so e o poco que encontro, ou nao funciona ou é complicado de mais...

Bem o que eu gostava de saber sao varias coisas:

1- Como atribuir cor aos caracteres apresentados na consola atraves do "cout <<"?

2- como atribuir cor à letra a UMA UNICA linha/palavra na consola.

3- Como fazer o efeito do painel rolante na consola?

4- Como ordeno uma serie de numeros por ordem crescente?

5- sabem de outros efeitos simples que eu possa fazer, para ficar mais bonitinho o programa?

Sei que sao muitas perguntas, mas o problema é que preciso mesmo de saber fazer estas pquenas coisas e em vez de tar a abrir varios topicos....

So vos pesso que me respondam a estas perguntas com respostas concretas(PF nao façam como em certos foruns ke lançam pistas para o ar) xD

Desde ja o meu obrigado a TODOS :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 e 2 - Através do cout não é possivel, a menos que a consola suporte os comandos ANSI. Não tenho muitos conhecimentos sobre isso, mas provavelmente será mais fácil utilizar outras bibliotecas, como ncurses ou a própria API do Windows, se estiveres a programar para Windows. No entanto, já existem outras threads no fórum a respeito deste tema.

3 - Mais uma vez, terás que utilizar outras bibliotecas para o efeito.

4 - Com algoritmos de ordenação. Vê aqui

5 - Abstenho-me :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 e 2) Nunca fiz isso, e não acho que tenha grande utilidade, por isso não sei.

3) Se for para aparecer só o painel rolante, parece-me possível fazê-lo sem recurso a bibliotecas, utilizando alguns clear à consola... Mas sinceramente, duvido que fique com o aspecto desejado. Também nunca experimentei.

4) Já respondido. De qualquer maneira, dependo do teu grau de conhecimentos (se estiveres a começar), podes sempre tentar fazer esse exercício sem recorrer a algoritmos conhecidos, e pensares tu uma forma de o fazer.

5) É um bocado difícil enfeitar uma aplicação que é feita para correr em consola... Porque repara, se o objectivo é ser uma aplicação de consola, provavelmente serve apenas para aprendizagem e por isso pouca relevância se dará à aparência e mais se dará às funcionalidades. De qualquer maneira, se existirem vários menus, é bom que a sua estrutura seja sempre a mesma, assim como a forma de introdução de dados. Um ou outro texto (por exemplo o nome da aplicação) mostrado com ascii art também costuma ficar bem.. Mas de resto, nada de especial. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora