• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vik21

Frameworks MVC

6 mensagens neste tópico

Boas!

Tenho um projecto em que tenho de implementar uma aplicação Web2.0 que seja adaptável a todo o tipo de dispositivo (i.e. iPhones, PDAs, SmartPhones, etc) e nesta altura tenho de analisar e escolher alguns frameworks que facilitem o desenvolvimento.

Estando com dificuldades em encontrar informações acerca da adaptação de conteúdo (e resolução)  aos vários dispositivos por parte dos frameworks resolvi vir ao fórum perguntar se alguém me pode ajudar.

Alguma sugestão de que framework usar ? Algum local com o tipo de informação que procuro (já efectuei montes de pesquisas no google, mas sem sucesso)?

Obrigado,

Cumpts

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dá uma olhadela aqui http://www.phpframeworks.com/ a ver se ajuda.

No entanto, sendo uma aplicação web, a framework em si não fará qualquer diferença em relação ao dispositivo onde a página vai ser mostrada, isso é uma questão de design.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ando agora a "brincar" com o Kohana, que é um fork do CodeIgniter mas escrito para aproveitar todas as capacidades do PHP5 e parece-me fácil de usar. Dá jeito porque além da separação dos Controladores, Modelos e Vistas tem vários módulos que "dão jeito", como o Auth (para autenticar users) e o ORM, para utilização de base de dados usando objectos.

Criar um user novo, por exemplo, é bastante fácil:

$user = new User_Model;
$user->username = $_POST['username'];
$user->password = $_POST['password'];
$user->email       = $_POST['email'];
$user->save();

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tenho um projecto em que tenho de implementar uma aplicação Web2.0

Isso das aplicações web2.0 não existe. Na verdade 'web2.0' não significa cebolas. É um cliché inventado para vender software.

Eu ando agora a "brincar" com o Kohana, que é um fork do CodeIgniter mas escrito para aproveitar todas as capacidades do PHP5

Não querendo ser turra, isto não é verdade. O kohana não foi feito para aproveitar nenhumas capacidades do PHP5, na verdade começou simplesmente por ser a release comunitária do CI, tinha alguns melhoramentos e alguns helpers que os gajos da ElisLab (a empresa que fez o codeigniter) não queriam incluir na framework deles porque não lhes trazia nenhuma vantagem em termos empresariais.

Como já foi feita um pouco mais tarde, o Kohana eventualmente mudou para o object model do PHP5, uma vez que o PHP4 já nem era suportado. Não sei neste caso particular que vantagens tem, penso que se podem extender as vistas tambem.

Anyways... respondendo à questão inicial, parece-me que terás de escolher a tua framework com base naquilo em que ela seja capaz de 'falar'.

O codeigniter por exemplo vem com uma biblioteca de XML-RPC pronta a usar. Parece-me que é este tipo de coisas que estás à procura. De resto o que estás a dizer resolve-se com várias vistas como já te disseram. Isso é suportado por qualquer framework MVC, é mesmo isso que este padrão serve, para separar as vistas do resto do código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oh, como é um dos aspectos que eles mais realçam fiquei a supor que seria um dos objectivos iniciais do fork. Mas se não foi o que os levou a fazer o fork pelo menos é uma das características actuais, "strict PHP5 OOP".

Estender as vistas? Como? Quero dizer, dá para incluir vistas dentro de vistas (o que dá bastante jeito, eu tenho uma View "básica" com o cabeçalho, rodapé, menu, painel de login, etc. que "ecoa" uma outra View no sítio certo com o conteúdo da página específica).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora