• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Comprar novo dominio com extensão .com ou .net?

Qual preferes?   31 membros votaram

1. 1. Qual preferes?

• .com
      18
    • .net
      11
    • outro...
      2

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

26 mensagens neste tópico

Boas,

Estou a pensar comprar um domínio com o meu nome e estou indeciso entre .com ou .net.

O meu actual é nazgulled.net e na altura optei por .net porque parece-me que tem mais lógica. O site é pessoal, uma homepage com informação sobre mim, os meus trabalhos, o que fiz ou deixo de fazer, etc, etc... E o domínio que pretendo comprar será para o mesmo site...

Ou seja, .net de Internet, ao qual o .com seria de comercial e o meu site nada tem a ver com comercial. Talvez no futuro ofereça serviços ou tenha alguma coisa à venda mas o conteúdo principal será não comercial. Mas um domínio .com é mais conhecido, as pessoas associam melhor, são capazes de decorar melhor. Ou será que sou eu a fazer filmes?

Excluo à partida o .org porque este então, mais que o .com, é supostamente para organizações com fins não-lucrativos, o que não tem nada a ver com o meu site mesmo.

Qual é a vossa opinião no assunto?

Deixem voto e/ou se quiserem, justifiquem a vossa opção. Se tiverem outra preferência para além do .net ou .com, indiquem qual e expliquem porquê.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho .net se enquadra bem naquilo que queres.

Quando ao facto de ser mais desconhecido, acho que não, hoje em dia as pessoas já não se restringem simplesmente ao .com e ao .pt (em Portugal).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que o .com é mais fácil de decorar. Por exemplo se disseres nazgulled.net o pessoal chega a casa e lembra-se que era nazgulled mas como não se lembra qual era a extensão ou procuram no google ou então tentam o .com.

E normalmente as pessoas não pensam muito nisso do .net significa x e o .com significa y...

</opiniao>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo se disseres nazgulled.net o pessoal chega a casa e lembra-se que era nazgulled mas como não se lembra qual era a extensão ou procuram no google ou então tentam o .com.

É precisamente isto que me deixa na dúvida em qual comprar...

Já me sugeriram para comprar os 2, mas não quero. O actual vai ser para manter durante uns tempos e não estou para pagar 3 domínios por ano para o mesmo site que não rende nada :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim .com é universal/primário e os .net, .org, etc são usados quando os .com estão a ser usados.

Pode ser um raciocínio parvo mas quando quero procurar a empresa xpto eu coloco xpto.com ou então vou ao google.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

.com é/era usado com o intuito de referenciar sites comerciais... Acho que um .net tem mais estilo :D , e condiz melhor com um site pessoal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

.com foi o primeiro domínio comercializado, antes disso eram atribuidos a atribuições, universidades etc.

Pessoalmente tambem acho mais facil de decorar.

Hoje em dia o domínio tem pouca importancia já que qualquer site se encontra em poucos minutos usando o google e adicionalmente há muitos mais links na web do que en tempos.

Eu tenho cários domínios, neste momento até tenho mais .net do que .com mas ainda prefiro o .com.

A única razão é que o pessoal menos tech savy como os meus pais e outras pessoas mais velhas a quem o computador faz mais confusão, ainda não sabem bem a diferença entre um site, uma página, um domínio, etc. muitas vezes têm a ideia que um site é uma coisa que acaba em .com.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente acho o .com melhor porque é o "normal" que as pessoas mais identificam. Para o meu site até o tinha comprado se não houvesse outro já com o domínio. O .net é o que se aplica mais ao site, digo eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o .com sem dúvida!

Não interessa muito se o objectivo inicial do .com é  para entidades comerciais, hoje em dia já ninguém liga a isso. E um .com o é um .com, o resto é marca branca!

Mas se quiseres ser um purista sempre tens o .name :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nha, esses .name, .me, .info, etc... não curto nada lol. Até porque se para algumas pessoas é mais fácil associar um .com do que .net, então em comparação com esses novos, ainda pior. E depois não acho que fique bem...

Se calhar vou optar pelo .com, parece ter mais votos lol. Tanto aqui, como noutro fórum em que coloquei a mesma questão... Mas podem continuar a votar/opinar se quiserem. :D Mas ainda não tomei a decisão final, no acto do pagamento, logo se vê o que vou fazer, mas estou mais inclinado para o .com...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu optaria pelo .net, porque se enquadra melhor, e eu tanto decoro um .com, .net, .pt ..desde que não seja desses novos... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou pela mesma linha de pensamento dos .name e por ai... Pode ser uma extensão interessante se o site for pessoal e for em Português. O meu site está (também) em Inglês e para malta lá de for, o que raio significa o "eu"? Europa? lol...

Mas independentemente dos significados, extensões como .eu, .name, .info, .biz, .tv e etc, estão completamente fora de questão. Até porque aminha dúvida entre comprar .com ou não é precisamente porque queria que as pessoas asociassem melhor. Se isso não me preocupasse, comprava .net e ficava o assunto arrumado. Mas preocupa-me um bocado e como tal, essas novas extensões são 100x piores que o .net.

Mas isto é a minha opinião e especificamente para o meu site pessoal, não quer dizer que não concorde por exemplo com um www.sic.tv ou www.minhaempresa.biz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu prefiro os .net, visto ser um site pessoal (foi essa a razão pela qual escolhi .net para o meu).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, e foi isso que eu fiz exactamente com o meu nazgulled.net que já tem uns anos... Mas para este novo, não sei ainda lol...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A meu ver o importante é perceber qual vai ser a audiência do teu site.

O pessoal mais tecnológico decora sem problemas qualquer tipo de tld

Agora o pessoal menos tecnológico o .com já é uma sorte se decorarem o .com!!!

Para mim o argumento esmagador é este :

O preço de um .com e de um .net é exactamente o mesmo, por isso estando livre o .com é sempre preferível! Nem que seja por transmitir a ideia que chegaste primeiro, quem fica com o .net chegou em segundo, com o .org chegou em terceiro e quem fica com os outros é porque chegou em último

(não quer dizer que seja esta a minha opinião, mas é a opinião generalizada dos utilizadores leigos)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim o argumento esmagador é este :

O preço de um .com e de um .net é exactamente o mesmo, por isso estando livre o .com é sempre preferível! Nem que seja por transmitir a ideia que chegaste primeiro, quem fica com o .net chegou em segundo, com o .org chegou em terceiro e quem fica com os outros é porque chegou em último

(não quer dizer que seja esta a minha opinião, mas é a opinião generalizada dos utilizadores leigos)

É exactamente a minha opinião.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas vossas opiniões. Acabei por comprar o .net porque o .com já esta comprado, por alguém que nem tem um site em condições a funcionar, bah...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu site está (também) em Inglês e para malta lá de for, o que raio significa o "eu"? Europa? lol...

Boas,

Exactamente... .EU = European Union  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas vossas opiniões. Acabei por comprar o .net porque o .com já esta comprado, por alguém que nem tem um site em condições a funcionar, bah...

Pois... Isso é mesmo marado. Tem muita malta a ganhar dinheiro com isso.

Lembro de uma empresa Portuguesa, que em 2007 chegou a pagar quase 10.000 Euros pelo domínio .COM. Eles já tinham o .PT, mas faziam questão de ter o .COM também.

No Brasil, não sei se é verdade, mas conta-se que o rapaz que registrou o domínio McDonalds.com.br ganhou muito dinheiro com o "aluguer" do domínio por alguns anos, até que o vendeu. Não duvido...

Comigo já aconteceu tudo ao contrário hehehehe. Registrei o domínio ClubePalm.com.br, que apontava para o meu site PDAExpert.net (Pois... Cheguei em segundo nesse aqui). Alguns meses depois, a Palm dos EUA entrou com um processo contra a minha empresa, a dizer que eu deveria pagar royalties por utilizar a marca registrada deles no nome de domínio.´

O mais triste, é que o objectivo do site era promover a plataforma Palm OS, e ensinar o people a criar programas para PDAs da Palm.

Por fim, chegamos em um acordo... Simplesmente cancelei o domínio, e eles retiraram o processo. Uma pena. A partir daí, desanimei e desisti de vez dessa plataforma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sei que já venho tarde, mas só para dizer que gosto mais do teu Nazgulled.NET :P tem mais style eheh ^^

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol...

Mas eu já estou a ficar crescido o suficiente para deixar de usar nicks em coisas destas. E quero ter um site pessoal mais profissional, por assim dizer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora