• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Como remover o border/caption de um Form sem usar o FormBorderStyle

3 mensagens neste tópico

Bem, estou aqui às voltas e não consigo fazer isto de forma que fique a funcionar como deve ser, passo a explicar...

Actualmente, estou a remover o border usando FormBorderStyle = None para remover o dito cujo e desenhar livremente a minha skin com o border/caption que eu quiser. Mas o problema é que eu queria usar o valor do FormBorderStyle para permitir ao utilizador escolher se quer o Form resizable ou não sem necessitar de criar uma propriedade extra para o fazer e sem que o border/caption do Windows seja desenhado.

Primeira tentativa foi apanhar a mensagem WM_NCCALCSIZE que calcula o tamanho da janela e da área de cliente. Ainda tentei brincar com o parâmetro RECT desta mensagem mas cheguei à conclusão que se apenas apanhar a mensagens WM_NCCALCSIZE e não chamar o método base. O border/caption do Form não irão aparecer. Até aqui tudo bem, mas...

O problema é que eu estou a usar a API AnimateWindow para mostrar/esconder o meu Form e de todas as vezes que essa API é chamada, o border do Windows é desenhado por cima da minha skin e quando a animação termina, o border desaparece e a minha skin fica bem desenhada.

Eu queria ainda, que isto também funcionasse em DesignTime, mas se eu não chamar o método base do WM_NCCALCSIZE em DesignTime, o resultado não é lá muito agradável e fica um mix da minha skin com o Form do Windows...

Haverá melhores soluções?

EDIT:

Lembrei-me agora... O ideal seria eu saber qual é o código que é executado pelo .NET quando definimos o FormBorderStyle = None. Assim eu removia o border normalmente usando esse código em vez de estar a mudar a propriedade do FormBorderStyle. Já usei o .NET Reflector mas aquele código é demasiado confuso para mim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consegui arranjar duas soluções:

protected override CreateParams CreateParams {
    get {
        CreateParams param = base.CreateParams;
        param.Style &= ~0x00C40000;
        return param;
    }
}

Este código faz exactamente aquilo que eu quero (remove o o border em modificar o FormBorderStyle). Mas tem um pequeno problema, se o FormBorderStyle for Fixed3D ou FixedSingle, em design-time ele vai desenhar um pequeno e muito fino border à volta do form mas isto já não acontece em run-time. No entanto, é um problema que me irrita :)

private FormBorderStyle formBorderStyle;

public new FormBorderStyle FormBorderStyle {
    get {
        return formBorderStyle;
    }
    set {
        formBorderStyle = value;

if(EnableSkin) base.FormBorderStyle = FormBorderStyle.None;
        else base.FormBorderStyle = formBorderStyle;
    }
}

Esta solução já resolve o problema de cima e funciona na perfeição. No fundo estou a mudar a propriedade apenas no Form base, alterando assim o aspecto do border. Mantendo o valor "real" na propriedade do Form. Por um lado isto é uma forma de contornar o problema, mas a solução do CreateParams pare-me mais lógica. Se não fosse aquele pequeno problema, preferiria-a.

Estou indeciso... :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que vou ter que usar a minha solução, funciona melhor que a do CreateParams. Esta última, no meu caso especial, provoca algumas incompatibilidades com a implementação que estou a fazer para que a minha aplicação tenha "skins".

Mas para quem estiver interessado, consegui resolver o problema mencionado acima sobre o Fixed3D/FixedSingle, fica aqui o código que resolve o problema:

private const int WS_CAPTION = 0x00C00000;
private const int WS_THICKFRAME = 0x00040000;
private const int WS_EX_DLGMODALFRAME = 0x00000001;
private const int WS_EX_CLIENTEDGE = 0x00000200;

protected override CreateParams CreateParams {
    get {
        CreateParams param = base.CreateParams;

param.Style &= ~WS_CAPTION & ~WS_THICKFRAME;
        param.ExStyle &= ~WS_EX_DLGMODALFRAME & ~WS_EX_CLIENTEDGE;

return param;
    }
}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora