• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

bertolo

duvida java basica

6 mensagens neste tópico

para poder instalar o netbeans tive de instalar o java 5 ee sdk. aquilo é um servidor ?

o que e aquilo para que serve?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então aquilo só serve se eu quiser programar um server né ?

A versão Enterprise Edition é, de forma simples, a versão Standard Edition com uma panóplia de componentes cuja maioria está orientado a ser usado como um bean num servidor aplicacional.

Ou seja,  a versão EE destina-se a quem necessita de fazer desenvolvimento de aplicações complexas em ambiente web.

Espero que tenha ajudado a esclarecer.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para poder instalar o netbeans tive de instalar o java 5 ee sdk. aquilo é um servidor ?

o que e aquilo para que serve?

O NetBeans IDE não te obriga a instalar o Java EE, apenas o JDK, é necessário para programar a maioria das aplicações em Java. Se fizeres download o NetBeans IDE e escolheres a opção que inclua componentes JEE, como seja SOA, não precisas fazer qualquer download à parte ou qualquer instalação, aliás nem ficarás como o JEE SDK registado no sistema.

O JEE SDK acrescenta apenas alguns componentes extra, como seja o servidor aplicacional, ou componentes SOA e um conjunto de tutoriais.

Se não usares o NetBeans IDE e pretenderes programar Java EE então necessitas obter e instalar tudo manualmente, se usares o IDE não precisas de mais que o JDK.

À explicação que o M6 deu, acrescento apenas que o Java EE não se destina apenas a aplicações em ambiente web, destinar-se-á mais a aplicações empresariais, que serão aplicações tipicamente usadas em redes, seja intra seja Internet, com necessidades especiais a nível de suporte de carga, segurança e escalabilidade e que exigem, quer a em recursos quer em funcionalidades, um nível mais elevado de garantias e segurança. Como exemplo, podes pensar na aplicação de gestão de vendas/stock da Moviflor, que, uma mesma aplicação, teria de gerir todas as lojas do país, com centenas de vendas por dia, com milhares de produtos diferentes, suportar as vendas on-line, as comissões dos vendedores, etc. tudo isto com milhares de acessos concorrentes e sem nunca perder o rasto de uma almofada que seja.

No entanto, Java EE é apenas o nome dado a um conjunto de ferramentas e bibliotecas extra, que qualquer aplicação pode usar, seja empresarial ou uma simples aplicação desktop para gerir as fotos da família.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora