• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Casteloes

A melhor maneira de utilizar a base de dados do acess na internet.

26 mensagens neste tópico

Eu vou fazer uma base de dados em acess para artigos que entre outros vai ter os campos: Nome, descrição, foto, localização etc.

Vou utilizar o acess porque é o programa que estou mais a vontade não sei se recomendam outro. Pode não ser o melhor mas para o que é penso que dá muito bem.

O que eu queria saber era se depois de alguma maneira dava para utilizar a base de dados na internet para consulta pelo menos.

Não sei se existe algum programa que permita converter a base de dados ou se ela ela pode ser utilizada mesmo no formato do acess ou não.

Acho que deu para perceber a pergunta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se vais optar por tecnologia da MS, larga o Access e usa o SQL Server.

O Access, de entre várias coisas, não escala e não se porta muito bem em acessos concorrenciais.

Recomendo-te uma ligação via OLE DB, ou lá como a MS chama essa tecnologia à data de hoje.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se vais optar por tecnologia da MS, larga o Access e usa o SQL Server.

Tu não consegues ligar-te a uma base de dados em Access na net através de uma aplicação winforms (quer seja VB, C#, etc). A melhor solução é mesmo mudares de base de dados.

Uma solução difícil de criar é usando um webservice para receber os dados e depois gravar via OLEDB - esquece!

No entanto, se for mesmo um requisito, tens de fazer o download, modificar  e depois fazer o upload. É chato, pode funcionar mal, mas dá para desenrascar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se vais querer andar a "passear" o site e a base de dados de um computador para outro, dentro e fora da internet, passando por servidores Windows, Linux, ou Unix, aconselho-te uma linguagem de scripting "universal" (perl, php, python, ruby on rails, tcl, ...) e a base de dados SQLite ( http://www.sqlite.org/ ).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu não consegues ligar-te a uma base de dados em Access na net através de uma aplicação winforms (quer seja VB, C#, etc). A melhor solução é mesmo mudares de base de dados.

Uma solução difícil de criar é usando um webservice para receber os dados e depois gravar via OLEDB - esquece!

No entanto, se for mesmo um requisito, tens de fazer o download, modificar  e depois fazer o upload. É chato, pode funcionar mal, mas dá para desenrascar.

Quando falas em download, modificar e fazer upload é da base de dados em acess normal ou a que te estavas a referir?

Vou falar melhor com a pessoa e ver se o acesso online é mesmo requisito ou não.

O SQL Server implica ainda um custo adicional na licença do software.

Já agora o uso é muito diferente do acess?

As pessoas para quem se destina têm poucos conhecimentos de computadores e estão algo familiarizados com o acess nesse aspecto é a melhor opção.

Será uma coisa bastante simples será mesmo que dá assim tantos problemas o acess?

PMG penso que não sera para andar de um lado para o outro. Será para usar num computador e quando muito para consultar via internet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pela tua resposta estou a ver que vais utilizar o access como frontend. De qualquer maneira se queres partilhar os dados entre vários utilizadores tens de ter outra base de dados online que te permita conectividade.

O SQL é pouco diferente do Access e os comando são Transact-SQL, por isso penso que não será grande problema

Quando falas em download, modificar e fazer upload é da base de dados em acess normal ou a que te estavas a referir?

Sim da base de dados onde guardas a informação. O access online funciona como outro ficheiro qualquer (*.xls, *.txt, etc)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pela tua resposta estou a ver que vais utilizar o access como frontend. De qualquer maneira se queres partilhar os dados entre vários utilizadores tens de ter outra base de dados online que te permita conectividade.

O SQL é pouco diferente do Access e os comando são Transact-SQL, por isso penso que não será grande problema

Sim da base de dados onde guardas a informação. O access online funciona como outro ficheiro qualquer (*.xls, *.txt, etc)

Sim não é para fazer um programa à parte com a base de dados. A ideia é utilizar o acess. Não expliquei bem.

Ok o problema do SQL é mesmo a licença à parte.

Sim ok já percebi a parte da base de dados online. Teria que fazer download para a consultar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok o problema do SQL é mesmo a licença à parte.

Se alugares um servidor online com SQL Server pode-te custar +/- 25€ ano. É assim tão caro ?

Sim ok já percebi a parte da base de dados online. Teria que fazer download para a consultar.

Para consultar sim, mas se tens diversos utilizadores a modificar dados, a probalidade de dar problemas é enorme.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se alugares um servidor online com SQL Server pode-te custar +/- 25€ ano. É assim tão caro ?

Para criar uma base de dados SQL não tenho de usar o SQL Server que o M6 falou? Eu estava a referir-me à licença do SQL Server é que era cara.

Já estou para aqui a fazer uma confusão  ;)

Para consultar sim, mas se tens diversos utilizadores a modificar dados, a probalidade de dar problemas é enorme.

Sim mas isso não acontece. Caso seja para ser mostrado online é mesmo só para consulta. Não será para actualizar assim. Quando referi a ver se existia alguma maneira de colocar a base online era para consulta como se fosse a utilizar o acess em modo de leitura. Ou então a ver se existia algum programa que permitisse converter a base de dados para algum formato que desse para utilizar na internet (MySQL por exemplo)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para criar uma base de dados SQL não tenho de usar o SQL Server que o M6 falou? Eu estava a referir-me à licença do SQL Server é que era cara.

Já estou para aqui a fazer uma confusão  ;)

Sim, se for uma versão local. Podes em alternativa usar uma versão gratuita que está disponível.

Os servidores têm uma aplicação web-based que permite criar tabelas, views (query's em access), stored procedures, etc.

Sim mas isso não acontece.

Mas já viste o tempo que tinhas de esperar até descarregar cada vez que precisas de a utilizar ? Por muito pequena que seja tem sempre algum tempo de espera.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes fazer um trabalho em access e depois utilizar a linguagem ASP para interligar a um site, por exemplo feito em html, e assim mostrar os produtos que tens na bd ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem vou ver exactamente o que querem e depois vejo.

Vou ver se realmente querem utilizar na internet e logo se vê.

Obrigado a todos.

Depois digo alguma coisa amanha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes fazer um trabalho em access e depois utilizar a linguagem ASP para interligar a um site, por exemplo feito em html, e assim mostrar os produtos que tens na bd ;)

ASP não, por favor!! Já estamos quase em 2009! ASP .NET 3.5, no mínimo!!  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ASP não, por favor!! Já estamos quase em 2009! ASP .NET 3.5, no mínimo!!  :biggrin:

LOL

100% de acordo Caio!  ;)

PS: Provavelmente era isso que o vasco16 queria dizer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL

100% de acordo Caio!  :)

PS: Provavelmente era isso que o vasco16 queria dizer.

foi só um exemplo;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto é mesmo para colocar a base de dados online para consulta.

O site será alojado num servidor que aloja as coisas da empresa. Ainda não sei que linguagens ou base de dados suporta.

Fazendo a base de dados em acess e depois usando asp consigo ligar a base de dados ao site?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Fazendo a base de dados em acess e depois usando asp consigo ligar a base de dados ao site?

Perfeitamente....desde que o server suporte ASP e acesso a Access..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Perfeitamente....desde que o server suporte ASP e acesso a Access..

Ok obrigado.

Vamos a ver que especificações o servidor tem. Estou à espera de resposta da pessoa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

so agora reli melhor o que tu escreveste... na realidade tu podes:

Através do Site, aceder e manusear a BD em access disponivel no site....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Através do Site, aceder e manusear a BD em access disponivel no site....

Usando ASP.NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap... sem dúvida....

mas se queres a minha opinião... hj em dia... avançava já para outro tipo de BD... MYSQL... é muito mais virado para interacção web...e ai...podes optar por um alojamento linux... ou Windows... embora os custos hj sejam quase os mesmos (ou os mesmos, não tenho acompanhado), parece-me que o MYSQL é bastante mais poderoso que o Access, e mais rápido.... depois...th existem formas de migrar de access para mysql....

Enfim... um mundo de possibilidades....

A propóstio JPaulino... começo amanhã um curso de ASP.NET!!! lol... é desta que me rendo a aplicações webizadas lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim MYSQL ou SQL (embora eu prefira este último) e os preços já estão muito mais baixos para servidores com SQL (do que à tempo atrás).

A propóstio JPaulino... começo amanhã um curso de ASP.NET!!! lol... é desta que me rendo a aplicações webizadas lol

Isso é que é sorte :)

Eu tenho aprendido sozinho. Ando de volta de uma página em ASP.NET/SQL, e de uma intranet. É fixe, vais gostar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

até ao momento... a formação que tenho em informatica...sao 20 horas de Access.....programo a tempo inteiro de caminho a 2 anos...

De VBA, VB, VB-NET, PLSQL, um bocadito de php quando e preciso dar uns retoques... enfim...tenho lambido muito papel... já eram horas de me sentar...e de ter alguem para ensinar!!! A entidade patronal la decidiu abrir os cordões à bolsa... o que mto me admirou... mas enfim!! aproveitar a oportunidade!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap... sem dúvida....

mas se queres a minha opinião... hj em dia... avançava já para outro tipo de BD... MYSQL... é muito mais virado para interacção web...e ai...podes optar por um alojamento linux... ou Windows... embora os custos hj sejam quase os mesmos (ou os mesmos, não tenho acompanhado), parece-me que o MYSQL é bastante mais poderoso que o Access, e mais rápido.... depois...th existem formas de migrar de access para mysql....

Enfim... um mundo de possibilidades....

E conheces alguma maneira de passar uma base de dados do acess para MySQL? Eu procurei mas não encontrei nada. Se isso fosse possível facilitava as coisas muito mais.

Isso ai o servidor deve ter de certeza e estou muito mais à vontade em php,html e mysql do que em asp.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora