• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

O Carro do Futuro...

6 mensagens neste tópico

Uns dias atrás estava a discutir com um amigo, que como é também amante do mundo automóvel, que em breve os carros seriam extremamente aborrecidos de conduzir...

Controle de tracção é hoje uma banalidade, impedindo arranques com borracha queimada.

O cruise control já por cá anda há muito tempo, reduzindo as viagens em AE a movimentos de braços por longos kms (obviamente quando o trânsito o permite).

O cruise control aliado aos sensores de distância, comuns na ajuda ao estacionamento, já permitem que o carro adapte a sua velocidade ao carro que segue à sua frente.

O travão de mão já foi, agora é um travão de parqueamento eléctrico que necessita de mais um botão para fazer assistência ao ponto-de-embraiagem, e, o pior de tudo, não permite aos FWD fazer aquelas curvas com a traseira a derrapar...

As caixas automáticas estão a proliferar e será uma questão de tempo até proliferarem e os carros deixarem de ter, de vez, o pedal do lado esquerdo.

A travagem activa sem intervenção humana está ai, forçando o carro a travar sem que o condutor accione o travão sempre que o carro detecte uma colisão eminente.

Enfim, uma panóplia de invenções que vão reduzir o condutor a um mero selector de direcção até que este seja, definitivamente, desnecessário ao ponto de termos carros totalmente automáticos.

Quero referir que não sou contra a evolução tecnológica, bem antes pelo contrário, em particular quando se trata de aumentar a segurança na estrada, mas a verdade é que a tendência é termos carros cada vez mais aborrecidos de conduzir.

Durante a discussão o meu amigo indicou-me um artigo, dividido em 3 partes extremamente interessante sobre a evolução do automovel e as suas consequências económicas e sociais.

Partilho aqui convosco o artigo em causa:

- The Future of Driving, Part I: Robots and Grand Challenges

- The Future of Driving, Part II: Life after driving

- The future of driving, Part III: hack my ride

Chamo em particular a atenção para a terceira parte onde se discute em maior profundidade a parte técnica e tecnológica.

Gostaria de saber o que pensam sobre a evolução do automóvel e como pensam que vai evoluir.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Daqui a uns anos vamos ter carros completamente automáticos, ligados a um sistema de localização central automático (do género GPS, mas embutido em todos os carros). Basta escolher para onde ser quer ir, que o carro faz tudo sozinho. Em algumas cidades também será feito um género de rails de comboios para os carros andarem sozinhos. E os táxis vão ser completamente autónomos, basta escolher a localização desejada, meter as moedinhas and here we go.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja ouviram falar no KITT? ;):)

Sim, era o ponto alto das tardes de Domingo nos anos 80! :)

Mas aqui estamos a falar de coisas reais e não de Trans Am que se espatifavam a cada gravação de um salto mas na cena seguinte mostrava que era indestrutível! :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja ouviram falar no KITT? :D:)

Belas tardadas a ver isso :D

Aquela musica de Intro da série é um hino.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já está aí a segunda versão dessa série,

o carro, "através de imagens de satélite e gps", anda sozinho

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora