• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Quanto espaço é preciso dedicar à partição Swap ao fim ao cabo?

19 mensagens neste tópico

Ler: http://www.cyberciti.biz/tips/linux-swap-space.html

Bem, sempre segui a regrinha dos 2xRAM, mas agora que tenho um Portátil com 3GB, achei um desperdício usar 6 GB só para uma partição que nunca vou usar (ou quase nunca vá). Daí, tenho 1 GB de swap, para o que for preciso. Como não tenciono suspender nem nada..

E vocês? Que espaço têm dedicado ao swap?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca usei o dobro da memória, sempre usei o mesmo tamanho que a memória, o que já é bastante para as operações normais num portátil. Para suspender seria necessário mais mas nunca suspendo ou hiberno o portátil. Neste momento tenho a swap quase sempre vazia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa regra das 2x é para sistemas com pouca memoria, agora a tendência está em ser do mesmo tamanho que a memória

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A tendência é mesmo não usar espaço para swap. Hoje em dia não é necessário, só se tiveres mesmo muito pouca memória.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho 2Gb de ram e meti 2Gb de swap.

Raramente é usada a swap...  mas já consegui encher a swap...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também sempre usei a regra do dobro da RAM, mas a verdade é que actualmente tenho 2GB de RAM a swap tem também os mesmo 2GB e não necessita de mais.

Com 3GB de RAM quase não necessitas sequer de swap, se fizeres as contas, vais ver que dificilmente consegues ter 3GB de RAM ocupada entre o SO e as tuas Apps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho utilizado a regra dos 2xRam. Como ainda só tenho sistemas com o máximo de 2GB não me incomoda muito gastar 4GB em Swap. Mas no futuro, é uma questão a rever.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, eu já tive casos em que comi a swap e a ram (e era de 3GB RAM + 3 GB Swap o pc :)). Mas no portátil nunca precisei. Acham que vale a pena começar a descartar a swap?

Ao fim de contas, pelo que li no artigo, o próprio sistema cria ficheiros swap certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo ouvi dizer para hibernar a máquina é necessário ter a partição swap com o dobro da Ram. Até que ponto isto é verdade?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é o dobro, basta o tamanho da ram, mas é sempre bom ter alguma margem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso sempre o dobro da memória se tiver menos de 1GB de RAM, para o resto uso só do tamanho da RAM (no meu caso, 1GB).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre quis fazer um bump de quase um ano ;)

É o seguinte, eu tenho 4GB de RAM, pelo que li não preciso de criar a partição SWAP, se por algum motivo precisar de mais de 4GB (loucura) o kernel do linux criar ficheiros SWAP certo?

Se eu quiser hibernar o sistema tenho de ter uma partição SWAP de 4+GB obrigatoriamente? Ele não hiberna para um ficheiro ou assim?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre quis fazer um bump de quase um ano ;)

É o seguinte, eu tenho 4GB de RAM, pelo que li não preciso de criar a partição SWAP, se por algum motivo precisar de mais de 4GB (loucura) o kernel do linux criar ficheiros SWAP certo?

Se eu quiser hibernar o sistema tenho de ter uma partição SWAP de 4+GB obrigatoriamente? Ele não hiberna para um ficheiro ou assim?

Segundo sei, tens de ter a partição para hibernar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se precisares de mais de 4GB e não tiveres swap, Tux gets on fire. E para hibernar o sistema precisas da partição de swap com pelo menos o tamanho da RAM. w00t!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum... eu tenho 1 GB de Swap, e 3 GB de RAM e ele hiberna bem :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo bem porque é que o tamanho da partição swap deve ter o dobro do tamanho da RAM... Então se a SWAP serve para quando se fica sem RAM livre ou para quando se hiberna o pc, então no meu caso que tenho 2GB, e nunca vi ultrapassar esse valor e passar a utilizar a SWAP de que me vale ter 4GB na SWAP? OU mesmo para hibernar, se o sistema me estiver a utilizar poucos recursos também vai utilizar pouco espaço para hibernar, logo não precisa de grande SWAP...

Mesmo tendo RAM que chege, crio sempre uma partição SWAP com metade do que tenho de RAM, pois nunca se sabe...

Mas também não vejo problema nenhum em utilizar o dobro...se tiver um disco com muito espaço... só acho que não é necessário!

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora