• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

DeeSeven

[Resolvido] Trabalhar com base de dados SQL Express

13 mensagens neste tópico

Olá a todos,

Estou com dificuldades em adaptar-me ao VB .NET relativamente às ligações a base de dados e respectiva utilização. Com o VB6 eu fazia a ligação à base dados inseira, editava ou eliminava registos com facilidade, agora no .NET não sei como o fazer por código.

Já pesquisei pela net mas não consegui nada que me solucionasse o problema. O mais próximo disso talvez tenha encontrado no vbtuga.blogspot.com mas mesmo assim não consegui que funcionasse.

Basicamente a ajuda que peço é fazer (através de código, mas com os respectivos componentes como não pode deixar de ser):

- Ligação à base dados SQL Express;

- Adicionar, Editar, Eliminar registos;

- Mostrar os dados de determinada tabela na DataGrid.

Agradeço desde já a atenção e desculpem já existe algo no fórum, mas eu não consegui encontrar.

D7

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

O que não encontraste no vbtuga.blogspot.com ? É que tudo o que estás a pedir está lá (acho eu)

Está em todos os outros mas podes utilizar a classe SqlConnectionStringBuilder

VB.NET: Dicas de Programação #1

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

VB.NET: Utilizando o controlo DataGridView

Se tiveres dúvidas em alguma coisa em especifico diz! E diz o que não conseguiste que funcionasse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

O que não encontraste no vbtuga.blogspot.com ? É que tudo o que estás a pedir está lá (acho eu)

Está em todos os outros mas podes utilizar a classe SqlConnectionStringBuilder

VB.NET: Dicas de Programação #1

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

VB.NET: Utilizando o controlo DataGridView

Se tiveres dúvidas em alguma coisa em especifico diz! E diz o que não conseguiste que funcionasse.

Sim, na verdade está, eu é que não estava a conseguir por a funcionar, afinal a base de dados que eu tinha é que estava danificada.

Não se consegue por o caminho da base de dados na DataSource pela rede?

Ex.:

Em vez de

"C:\dbsql\teste.mdf"

escrever

"\\192.168.1.109\dbsql\teste.mdf"

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se consegue por o caminho da base de dados na DataSource pela rede?

Ex.:

Em vez de

"C:\dbsql\teste.mdf"

escrever

"\\192.168.1.109\dbsql\teste.mdf"

Obrigado

Sim, podes usar o IP mas a base de dados tem de estar a correr no servidor ou na máquina de desenvolvimento.

Ou estás a colocar o ficheiro no PC de rede apenas ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, podes usar o IP mas a base de dados tem de estar a correr no servidor ou na máquina de desenvolvimento.

Ou estás a colocar o ficheiro no PC de rede apenas ?

Estou a colocar na máquina onde estou a desenvolver, mas como pretendo aceder a esta base de dados através de outros pcs daí querer por a path de rede.

O problema é que se ponho "C:\" funciona, mas se ponho através da pasta de rede dá o seguinte erro na linha 'DA.Fill(DS, "nomes")'

"The file "\\192.168.1.109\dbsql\teste.mdf" is on a network path that is not supported for database files. An attempt to attach an auto-named database for file \\192.168.1.109\dbsql\teste.mdf failed. A database with the same name exists, or specified file cannot be opened, or it is located on UNC share."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em vez de meter um ip penso que podes definir um DNS é bastante mais simples vai ao nosso melhor amigo, google, e procura por um programa chamado no-ip....

Cumprimentos....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos e um bom ano.

Desculpem a quebra de contacto, mas puseram-me a trabalhar noutro projecto que nada tinha a ver com a programação, daí não ter dito mais nada neste tópico.

Já consegui ligar a uma base de dados que SQL SERVER 2005 (visto ter esse servidor disponível é preferível que utilizar a 2008 EXPRESS). Pretendia era fazer a validação de user do SQL Server directamente no código para poder correr a aplicação em qualquer um dos computadores do domínio sem me ir validar o user. Digo por código porque julgo ser a melhor opção, se tiver outra sugestão aceito :(

Obrigado pela atenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então pessoal, ninguém me consegue ajudar nesta dúvida?

Precisava mesmo de ligar ao SQL Server pelo código e a validar determinado User e Pass

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então pessoal, ninguém me consegue ajudar nesta dúvida?

Precisava mesmo de ligar ao SQL Server pelo código e a validar determinado User e Pass

Obrigado

Mas tu na tua ligação defines o username e password de acesso ao servidor. Não é isso ?

Vê alguns exemplos: http://www.connectionstrings.com/sql-server-2005

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era isso mesmo  :D obrigado pela ajuda

Ainda bem que está a funcionar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora