• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Problemas com Bateria em Portatil

3 mensagens neste tópico

Bom dia a todos, o meu portatil tem uma coisa estranha, tem quase 3 anos e a bateria da-me pra 10min, nao achei nada de estranho.

Mas um dia decidi desligar os alarmes do windows w deixa-lo apagar-se por falta de bateria, isto durou-me 55min, então fiz um programinha para me dizer a voltagem da bateria para saber quando ta a acabar..

A minha pergunta é, isto é um hp da seria zd8000, existe alguma maneira de recalibarar o sistema de carga? ou outra solução?

Cmps e Bom dia a todos..

Só mais uma coisa, á maneira de aceder aos dados do sistema de carga sem ser pelos poerfomance couters? é que sao lentos e um bocado instaveis em relação aos dados da bateria com o valor do comsumo e da carga..

Luis Lourenço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe mesmo um procedimento de calibração (a tua bateria está descalibrada; a propósito, a do meu HP tem mais de 3 anos e dá 2h30, e ainda não a calibrei nenhuma vez). O manual tem o procedimento de calibração, e penso que também há uma opção na BIOS para isso. Mas convém ler o que diz o manual primeiro.

Não é possível saber ao certo que é o estado de carga de uma bateria de Lítio, portanto o que se faz é ir medindo a energia que entra (durante a carga ) e sai (durante a descarga) da bateria. O problema é que estas medições têm sempre algum erro associado, e então com o tempo o erro torna-se tão grande que o que é indicado já não tem nada a ver com o estado de carga real. Daí o procedimento de calibração, que, assim por alto, consiste em exactamente desligar todo o controle do sistema operativo e deixar a bateria ir até ao fim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado, vou á procura.. no meu bios nao tem nada... até a hp mandou fazer actualização de bios e ficou co a mesma versão...

Agora vou-me guiando pela voltagem da bateria, sei que se chegar aos 11.50V isto desliga-se logo..

Ele nunca deu mais de 1h, é de 17'' e um P4, tudo junto consome bastante.. Mas vou procurar no manual acerca disse..

Origado Njay -)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora