• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

diogo.delgaudio

construtores

7 mensagens neste tópico

pois bem, galera... estava conversando com um amigo meu sobre construtores e suas necessidades e ele me disse q não usa mto -que é raro a utilização -nem no trabalho dele, nem no projeto final, pois nunca viu a necessidade. não sei se o meu conceito estava errado, pois eu usava construtor (com parametros) para quase todas as minhas classes, até q vi q n necessitava tanto assim, pois algumas informações q eu passava, poderiam ser tranquilamente  passadas por parametros nos métodos, e surgir com esse assunto com ele... pois eu pergunto,

-quando vcs usam um método construtor com parâmetros?

-em algum caso é obrigatório usar ou extremamente aconselhável?

-com que frequência usam esses construtores?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existe nenhuma resposta definitiva para a tua questão. Falando por mim, uso construtores sempre que acho que façam sentido (que costuma ser em praticamente todas as classes), normalmente para inicializar atributos da classe. Também são úteis para passar dados e referências para outros objectos no momento de criação da classe. Na minha opinião faz mais sentido passar essas referências apenas uma vez, assim não precisas de passar em todos os métodos que chamas (onde isso seja necessário, claro).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então a resposta + ou - seria a seguinte: se mtos métodos da sua classe vão usar bastante um dado x ou y, é aconselhável q este dado seja passado pro construtor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então a resposta + ou - seria a seguinte: se mtos métodos da sua classe vão usar bastante um dado x ou y, é aconselhável q este dado seja passado pro construtor?

Se fizer sentido que esse dado esteja associado à instância da classe, então sim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entendi, a dúvida me surgiu na seguinte ocasião, estava criando uma classe de usuários e em vários métodos o dado login e senha se repetiam, achei q esse era o caso de se colocar no construtor devido a reincidência do dado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora com o C# 3.5 o construtores cairam um pouco, pois existe a possibilidade de se iniciar as propriedades da classe sem ser necessario usar o constructor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas Diogo,

Estou a colar a resposta que enviei-te no fórum MSDNBrasil, pois não sei se você chegou a ler... O tópico continua em aberto:

-quando vcs usam um método construtor com parâmetros?

Utilizamos construtores com parâmetros para facilitar a vida do programador, ou então, para obrigar que o usuário informe os parâmetros mínimos necessários para que seja possível construir a classe.

Com o C# 3.0, veio a possibilidade de instanciar as classes e já inicializar algumas propriedades, então muita gente vem deixando de criar construtores com parâmetros apenas para facilitar a vida do programador...

-em algum caso é obrigatório usar ou extremamente aconselhável?

Sim. Algumas classes precisam de algumas informações mínimas para que você consiga instanciá-las.

Um exemplo é a classe StreamReader, que está no namespace System.IO. Para conseguir instanciar um StreamReader, você precisa, pelo menos, informar o nome do arquivo ou então um objeto do tipo Stream... Não é possível instanciar um StreamReader sem informar pelo menos um parâmetro.

-com que frequência usam esses construtores?

É muito comum. Em todos os projetos que ja trabalhei (até mesmo antes do .NET, quando trabalhava com C++), sempre tinha algumas classes que possuiam construtores com parâmetros. A maioria das vezes apenas para facilitar o uso da classe, e algumas vezes (poucas) para obrigar o usuário a informar o mínimo que a classe precisava para ser instanciada.

Abraços,

Caio Proiete

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora