• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vasco16

[Resolvido] Access + emprestimos

13 mensagens neste tópico

Boas pessoal, tenho de fazer um exercicio em que tenho de registar os emprestimos de viaturas em access.

Tenho 3 formularios:

Um sobre funcionarios;

Outro com o registo de viaturas;

e um outro para registar os emprestimos;

Neste momento vou trabalhar no formulario: emprestimos, ou seja, eu quero que ao registar um emprestimo esse funcionario e essa viatura desse emprestimo fiquem indisponiveis para outro emprestimo, tudo isto enquanto o emprestimo nao for dado por concluido.

Concluindo tenho uma variavel entregue (ex:sim/nao) e quero que em função disto, bloquei emprestimos dessa viatura e requesições desse funcionario, se a variavel desse emprestimo conter um valor positivo(emprestado) esse funcionario nao pode alugar mais carros e esse carro nao pode ser alugado por mais funcionarios, quando o valor tomar um valor negativo, deixar o resgisto lá mas disponibilizar o funcionario e a viatura para outros emprestimos.

Espero ter-me exprimido bem:s tudo isto tem de ser feito em access, e posso utilizar o VB que o acess oferece..

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e o que já tens feito ? Qual é mesmo a tua dúvida ?

conseguir controlar os emprestimos..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

conseguir controlar os emprestimos..

Isso é muito genérico. O que já fizeste ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se quiseres envio-te a bd para veres, mas ja tenho a tabela emprestimos, agora so quero controlar os emprestimos, imagina, tenho um funcionario que aluga a viatura x passado algum tempo tem de a entregar, mas se quiser que este mesmo faça um novo emprestimo nao consigo porque ja tem um registo com um carro:S nem esse carro pode ser alugado por outro funcionar..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na prática só tens de ter um campo (sim/nao) que indique se o utilizador tem ou não um carro alugado. No momendo do empréstimo basta permitires apenas se o campo for não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na prática só tens de ter um campo (sim/nao) que indique se o utilizador tem ou não um carro alugado. No momendo do empréstimo basta permitires apenas se o campo for não.

entao vamos por partes.. tenho a tabela emprestimos, onde registo os emprestimos.. e lá tenho este codigo:

Private Sub validar_emprestimo_Click()

If (data_ent.Value < DLookup("data", "saidas_emprestimos")) Then

If Not (nome_func.Value = DLookup("nome_func", "emprestimos")) Then

MsgBox "Este funcionário tem um empréstimo em aberto!", vbCritical + vbOKOnly, "Funcionário inválido"

Cancel = -1

ElseIf (matricula.Value = DLookup("matricula", "emprestimos")) Then

MsgBox "Esta viatura já esta sendo utilizada!", vbCritical + vbOKOnly, "Viatura inválida"

ElseIf (isnull(nome_func)) Then

MsgBox "Introduza um nome válido"

ElseIf (isnull(matricula)) Then

MsgBox "Introduza uma matricula válida"

Else

MsgBox "emprestimo valido"

End If

ElseIf (data_ent.Value > DLookup("data", "saidas_emprestimos")) Then

If Not (nome_func.Value = DLookup("nome_func", "emprestimos")) Then

MsgBox "Este funcionário tem um empréstimo em aberto!", vbCritical + vbOKOnly, "Funcionário inválido"

Cancel = -1

ElseIf (matricula.Value = DLookup("matricula", "emprestimos")) Then

MsgBox "Esta viatura já esta sendo utilizada!", vbCritical + vbOKOnly, "Viatura inválida"

ElseIf (isnull(nome_func)) Then

MsgBox "Introduza um nome válido"

ElseIf (isnull(matricula)) Then

MsgBox "Introduza uma matricula válida"

Else

MsgBox "emprestimo valido"

End If

End If

End Sub

depois penso que deva ter uma outra tabela para registar se o carro foi entregue ou nao certo? para depois no formulario emprestimos puder validar se o funcionar x pode ou nao alugar a viatura y e se a viatura y pode ser alugada por outro funcionário.. percebes? agora o meu problema é mesmo fazer isto:S talvez tenha esse codigo em cima mal, nao sei:S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

depois penso que deva ter uma outra tabela para registar se o carro foi entregue ou nao certo? para depois no formulario emprestimos puder validar se o funcionar x pode ou nao alugar a viatura y e se a viatura y pode ser alugada por outro funcionário.. percebes? agora o meu problema é mesmo fazer isto:S talvez tenha esse codigo em cima mal, nao sei:S

Mas os carros são emprestados a quem ? E como é a questão do emprestimo ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas os carros são emprestados a quem ? E como é a questão do emprestimo ?

os carros sao emprestado aos meus funcionarios, registados tambem na base de dados, e a questao do emprestimo é para fins de trabalho a viatura é emprestada 1 dia, para fins internos é emprestada 5 dias. apos isso ou faz a renovação, ou entrega o carro e fica assim disponivel para alugar novas viaturas e essa viatura ser alugada por outros funcionarios.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então basta na tabela funcionarios adicionares um novo campo (sim/não) onde vais registar se tem um carro emprestado ou não. Depois verificas antes de emprestares outro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então basta na tabela funcionarios adicionares um novo campo (sim/não) onde vais registar se tem um carro emprestado ou não. Depois verificas antes de emprestares outro.

entao e se tiver ele mete automaticamente sim e se nao tiver mete não?

e como verifico se tem ou nao? na tabela emprestimos, no botao verificar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao e se tiver ele mete automaticamente sim e se nao tiver mete não?

Como deves calcular isto está confuso! Mas sempre que fazes um novo emprestimo colocas o campo como por defeito sim. Para devolver um carro fazes o inverso, ou seja, o campo sempre a não.

Desta forma grava sempre correctamente.

e como verifico se tem ou nao? na tabela emprestimos, no botao verificar?

Sim, por exemplo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora