• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_4ndr3

[Resolvido] Visual Basic 6 > Visual Basic 2008 (Diferenças)

4 mensagens neste tópico

Viva,

É assim eu estou com problemas em instalar o VB 6 no meu computador que tem o Windows Vista 64 Bits Ultimate. Posto isto pretendo instalar o VB 2008, a dúvida que surge é se a semântica e sintaxe mudou muito do VB6 para o VB 2008.

Peço desculpa se o tópico é repetitivo, agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos,

André Freitas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o teu problema a instalar?

Quanto a a 2ª parte,

É quase o mesmo, a diferença é que tens de pensar em OOP , programação por objectos.

Tudo passa a ser classes, não têm modulos , perdes algumas funcionalidades , ganhas outras. Mas quem sabe Vb6, passa para vb.net sem muito esforço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É quase o mesmo, a diferença é que tens de pensar em OOP , programação por objectos.

Tudo passa a ser classes, não têm modulos , perdes algumas funcionalidades , ganhas outras. Mas quem sabe Vb6, passa para vb.net sem muito esforço.

Não posso concordar com isto, pelo menos no global.

Se é verdade que muito sintaxe é semelhante, também o é por uma questão de compatibilidade. Existem novas alternativas na versão .NET e muita coisa mudou.

Além de mais é uma linguagem pura de POO, coisa que o VB6 não era, e tem uma série de de novos controlos, funções, métodos, etc. Os módulos continuam a existir e a se poderem usar.

É verdade no entanto que quem sabe VB6 entra +/- no .NET, mas dá alguma luta de inicio, mas vale bem a pena!  :biggrin:

Recomendo a leitura de um livro de introdução que mostre as principais diferenças.

Existem alguns recursos aqui no fórum:

[VB.NET] Livros gratuitos (pdf)

[VB.NET] Webcasts (vídeos) de Aprendizagem em Visual Basic 2005

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

Obrigato pelas respostas "seesharptec" e "jpaulino", vou agora testar.  :D

Cumprimentos,

André Freitas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora