• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

amiloM1425

Código não funciona em IDEs diferentes

4 mensagens neste tópico

Olá pessoal,

estou agora de volta de um projecto em que tenho que aceder a uma base de dados Access, este projecto inicialmente foi desenvolvido no eclipse mas agora gostaria de o passar para o netbeans.

Pois bem, achei que seria algo fácil, mas não está a ser. Exactamente o mesmo código, exactamente no mesmo computador, num ide o código funciona e programa corre sem problemas no outro não. Já alguém teve um problema semelhante?

No meu caso a excepção que é lançada é a seguinte:

java.sql.SQLException: [Microsoft][Controlador Microsoft Access de ODBC] (desconhecido)' não é um caminho válido. Verifique se o caminho foi introduzido correctamente e se está ligado ao servidor onde reside o ficheiro......

Acho tudo isto um bocado estranho, mas, já não digo nada.

Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, isso não é um problema de Java/código, parece mais um problema de configurações de projecto e/ou bibliotecas.

Como é que passaste o código de um IDE para outro?

O NetBeans IDE tem um plugin de importação de projectos Eclipse, que podes usar para manter algumas definições mas o mais simples é só copiar a pasta src de um para dentro da pasta src de outro.

Já agora, podes colocar o código onde é lançada essa excepção?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, isso não é um problema de Java/código, parece mais um problema de configurações de projecto e/ou bibliotecas.

Como é que passaste o código de um IDE para outro?

O NetBeans IDE tem um plugin de importação de projectos Eclipse, que podes usar para manter algumas definições mas o mais simples é só copiar a pasta src de um para dentro da pasta src de outro.

Já agora, podes colocar o código onde é lançada essa excepção?

Peço desculpa só responder agora, mas tenho estado de volta de outras coisas no projecto que deixei um pouco de parte a tentativa de mudar para o netBeans.

Em relação à forma como importei o projecto, criei um novo projecto a partir do source de outro projecto.

Em relação ao código que lança a excepção não o posso colocar  porque vem de um jar ao qual não tenho acesso, jar esse que foi criado pela pessoa que trabalhou antes de mim neste projecto. No entanto pelo que andei a pesquisar, este tipo de excepção é lançada quando não é encontrado o driver de acesso à BD, no entanto é estranho pois com eclipse tudo funciona bem.

Para além da excepção que referi, há outros problemas que surgem, mas que não fazem o programa "estoirar". Por exemplo, quando tento aceder a uma imagem através da seguinte linha de código:

image = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("./Images/image.jpg")

diz que não foi possível encontrar o ficheiro especificado. Lembrei-me que talvez pudesse ser incompatibilidades da framework, pois o projecto foi iniciado com o SDK 1.5 e tinha o 1.6 associado ao netBeans, alterei a framework e isso não resolveu o problema  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para carregares imagens esse código não é o melhor, depende de onde estão as imagens é claro. Mas suponho que estejam dentro da pasta "src", pelo menos é onde deviam estar :D.

Usa getClass().getResourceAsString, se não me engano, mas só há dois métodos getResourceAs, coloca o caminho relativo para a imagem com barras "/", por exemplo "/Imagens/image.jpg", e constrói uma imagem a partir do URL ou da InputStream, conforme o método que uses.

Desta forma consegues que as imagens sejam sempre carregadas correctamente.

Quanto à excepção, parece-me realmente que o problema é de classpath, adiciona a biblioteca necessária ao projecto, clica com o botão direito em cima do item "Libraries" e escolhe "Add Jar/Folder", depois navega até ao jar da biblioteca e adiciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora