• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

SitoMan

Compilador que Luis Damas utiliza no livro

13 mensagens neste tópico

Viva!

Comecei a ler o livro, e estou para começar já o capitulo dos ciclos...

No entanto, até aqui... Tenho programado sempre no Dev - C++... E ás vezes as coisas têm de ser ligeiramente diferentes.. Pelo menos o fim (return 0, getchar, system("pause"), etc).

Ele explica no início o que usa e como fazer.. Mas sinceramente não percebi nada daquilo...

Uso o Windows XP!

Alguém me ajuda?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se colocares alguma dúvida em concreto penso que há aqui muita gente disposta a ajudar-te. Neste momento, mesmo que queiram não têm como porque ainda nao disseste no que é que precisas de ajuda.

O dev-c++ por defeito vem com o G++ que funciona em windows e em linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa pela minha má expressão (se foi)...

O que pretendo saber é:

O Luís Damas no livro Linguagem C, "programa" como?

Onde é que ele escreve o código?

Ele diz qualquer coisa como isto:

Para compilar um programa na linha de comandos deve escrever:

Turbo C (Borland)

$ tcc prog31.c

Borland C (Borland)

$ bcc prog31.c

Microsoft C (Microsoft)

$ cl prog31.c

Então ele programa na linha de comandos é?

E se eu tiver o windows, neste caso, escrevo lá $ cl prog31.c?

Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nesse exemplo ele usa 3 compiladores diferentes, apenas para mostrar como compilar o código que tem num ficheiro chamado prog31.c.

O editor usado pode ser qualquer um.

Neste caso, se tens e usas o Dev C++ podes continuar a usar, o código, se for standard C, continuará a funcionar correctamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este user tinha a mesma duvida que eu...

Pode ser que isto ajude...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um gajo pelo nick kelker, também aqui muito conhecido por ter feito o TUT de iniciação a C na Wiki ajudou-me e respondeu-me:

"O livro é velho. Ele usava o Windows 95 ou 98, pelo qual dava acesso à linha de comandos, e muito parecido ao linux. Agora o XP já não permite isso."

Cumpz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se isso te ajudou mas, o livro até pode ser velho mas eu usei Windows 95 e 98 e não usei linha de comandos, que não é nada parecido com linux e o XP ainda permite usar linha de comandos.

Sinceramente ainda não percebi qual é que são as tuas dúvidas, Dev C++ é um IDE que inclui o MinGw e consequentemente o compilador GCC/G++, podes programar e compilar os teus programas usando esse editor, que até funciona relativamente bem. Os exemplos do livros que contenham código não standard não irão funcionar directamente mas não devem ser muitos os que assim aconteça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah! Ok, sim de facto essa dúvida pode surgir. Se ninguem te tiver dito e se essa informação não estiver bem explicada como ias tu saber?

Aqui vai a resposta:

Abre o devc++ e cria um projecto. Despoi clica com o botao direito do rato no icone de projectos, do lado esquerdo e escolhe "adicionar ficheiro a projecto", ou qq coisa parecida. Nesse momento vais criar um ficheiro com um nome que tu escolhes, uma boa pratica é chamar-me qq coisa tipo source.cpp

Escreve aí o teu código e depois clica em 'compilar', seguidamente se tiver compilado sem erros clica em 'executar' para executares a aplicação.

Há muito mais que se lhe diga para alem disto, mas deve ser o suficiente para te ajudar a começar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...) uma boa pratica é chamar-me qq coisa tipo source.cpp

Qualquer coisa tipo source.c já que é um ficheiro de C :D

Sempre que criares um projecto novo no Dev C++, um projecto tipo "Console" diga-se, será criado um ficheiro com o método main onde podes experimentar os exemplos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que a tua dúvida é como fazer um programa que pare no fim para mostrar o resultado.

Quando é executado um programa dentro dum IDE, ele abre uma janela de DOS, corre, e quando termina fecha a janela de DOS não dando hipótese de ver o resultado.

Tens duas maneiras de resolver esse "problema".

a) Não correr programas dentro do IDE :P

:D Arranjar maneira de o programa não fechar a janela quando termina.

a) Reconheço que não é prático, por isso vamos ignorar esta hipótese.

:P Sem estar a mexer dentro do Windows ou compilador propriamente dito não é possível fazer o programa não fechar a janela ... mas, por outro lado, é possível acrescentar algum código ao programa e fazer com que ele "não termine no fim".

Duas maneiras que eu tenho visto para fazer com que o programa "não termine no fim" são acrescentar system("pause"); ou getchar(); antes do return 0;

Se o teu IDE apresentar o resultado do programa sem estes "truques" não te preocupes com eles :D

A maneira que eu gosto mais é o getchar() com um puts() antes para explicar o que se passa:

/* #includes */
/* ... */
int main(void) /* ou int main(int argc, char **argv) */
{
   /* ... */
   puts("Press ENTER to terminate the program.");
   getchar();
   return 0;
}
/* ... */

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya isso eu já sabia..

O que não sabia era aquela explicação que ele deu na linha 7..:S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho esse livro.

O que é que está na linha 7? ... talvez com mais 2 ou 3 linhas para trás para contexto :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É o seguinte Turbo C, Borland C e Microsoft C são compiladores.

Se você quer usar a linha de comando para compilar seu código então baixe 1 desses compiladores.Busque no google como instalar.

Como você usa o Dev-C então o compilador acho que eh o G++ , e no dev c nao se usa linha de comando, ele ja compila para você basta aperta F9 que ele ja compila e roda seu programa (se nada de errado occorer com seu programa).

Se o seu programa tem apenas um programa, nao é necessário criar um projeto , basta criar um arquivo fonte  separado.

Lembre-se sempre que salvar o arquivo escreva arquivo.c pois caso contrario ele ira salvar o seu arquivo como C++ (arquivo.cpp)

Se o seu programa tem mais de um programa, entao ele necessita de linkagem, criando um projeto eu acho que o dev-c ja faz as linkagens (Ainda nao testei).

É importante que ao criar o projeto você deve selecionar EMPTY PROJECT, então sera criado um projeto que pode ser visto na aba da esquerda.Entao basta criar um um arquivo fonte e o dev-c irá lhe pergunta se você deseja adicionar o arquivo ao projeto atual, você escolhe a opção sim e seja feliz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora