• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Ligação de rede exterior

26 mensagens neste tópico

Estava interessado em fazer uma ligação de rede com um vizinho, que mora a uns 20m da minha casa.

Gostaria de saber até que ponto isto é viável.

Em princípio, um cabo de 50m deve ser suficiente, e penso que os cabos costumam suportar esta distância. Mas depois há o problema da durabilidade do cabo no exterior, sujeito às condições atmosféricas.

Há cabos específicos para este efeito? Qual o preço, e onde os poderei encontrar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A distância de um cabo, se estivermos a falar de cabos de rede RJ45 é de 100m, pelo que 20 é bastante viável. Mas os cabos comuns foram feitos para serem passados dentro de casa, não sei até que ponto irá durar no exterior e nem faço ideia se existem cabos para exterior. Que eu conheça não, mas é possível que exista.

O cenário é viável de implementar, a forma exacta dependerá de como pretendem passar o cabo e que condições existem, fazer passar um cabo RJ45, categoria 5e ou 6, par entrançado de 20 metros andará por 7€ não mais, algo como 0.30€ por metro. Se quiseres dar mais resistência ao cabo poderás usar tubo de PVC para fazer passar o cabo, que o protegerá melhor, aí o preço será muito maior, ou uma simples mangueira de exterior com o cabo por dentro :P

De que forma é que o cabo será passado? Estás a pensar suspender o cabo ou passar por terra?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O cabo deverá ser suspenso. Numa parte deverá ser fixada a uma parede exterior, e no meio ficaria suspenso.

Eu já ouvi falar em cabos para exterior, mas numa pesquisa que fiz na net não encontrei nada.

Vou falar com um familiar meu que é electricista, a ver se ele tem alguma sugestão em termos de revestimento do cabo, e qual seria o seu custo.

Já agora, alguém conhece alguma loja onde seja mais provável encontrar este tipo de equipamento?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sabendo em que zona do país te encontras, leiritronica é onde compro todo esse tipo de equipamento, www.leiritronica.com. Possuem loja on-line se não me engano, como moro perto vou sempre à loja física.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se morasses aqui perto vendia-te barato o cabo ;) Tenho ali uma caixa com o rolo quase completo ;)

Acho uma boa ideia meter o cabo dentro de uma mangueira, é capaz de sair em conta, e desconheço que possa prejudicar o sinal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava interessado em fazer uma ligação de rede com um vizinho, que mora a uns 20m da minha casa.

Gostaria de saber até que ponto isto é viável.

Em princípio, um cabo de 50m deve ser suficiente, e penso que os cabos costumam suportar esta distância. Mas depois há o problema da durabilidade do cabo no exterior, sujeito às condições atmosféricas.

Há cabos específicos para este efeito? Qual o preço, e onde os poderei encontrar?

Usa cabo FTP em vez de UTP cat 5e ou 6, tão simples quanto isso. A única diferença é que o FTP é mais grosso pois tem melhor revestimento, também há quem lhe chame cabo UTP "grosso".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo assim, não deixam de ser cabos de interior, e o revestimento está preparado para interior. Se bem que pelo preço que gastarão em 20 ou 30 metros de cabo, podem substituir o cabo uma vez por ano ou por dois anos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres a minha sincera opinião? Compra umas varas de tubo VB de 16mm (plastico rijo, cor creme, dificilmente arranjas mais barato) + uniões VD 16mm e passa cabo FTP ou mesmo UTP Cat5E ou Cat6 e tens o problema resolvido. O tubo VD dá protecção suficiente ao cabo contra a intempere. ;)

Usa cabo FTP em vez de UTP cat 5e ou 6, tão simples quanto isso. A única diferença é que o FTP é mais grosso pois tem melhor revestimento, também há quem lhe chame cabo UTP "grosso".

FTP é UTP com blindagem, mas daí a chamarem-lhe UTP grosso... ;)

Aí no norte não sei, mas aqui na zona tens a Afrizal em Tomar que tem preços jeitosos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres a minha sincera opinião? Compra umas varas de tubo VB de 16mm (plastico rijo, cor creme, dificilmente arranjas mais barato) + uniões VD 16mm e passa cabo FTP ou mesmo UTP Cat5E ou Cat6 e tens o problema resolvido. O tubo VD dá protecção suficiente ao cabo contra a intempere. ;)

FTP é UTP com blindagem, mas daí a chamarem-lhe UTP grosso... ;)

Aí no norte não sei, mas aqui na zona tens a Afrizal em Tomar que tem preços jeitosos.

Chamam-lhe UTP grosso porque além do revestimento os próprios condutores são mais grossos que os do UTP, se alguma vez fizeres fichas notas bem a diferença, no FTP os fios condutores são mais grossos e menos maleáveis, o que para fazer fichas é uma maravilha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se bem que pelo preço que gastarão em 20 ou 30 metros de cabo, podem substituir o cabo uma vez por ano ou por dois anos.

Apesar da distância entre as casas ser cerca de 20m, devo precisar de cerca 40m ou 50m.

E no único sítio que encontrei a vender ao metro até agora, ficava a 0,90€/m (ou 70€/100m). Por isso não fica lá muito barato  ;)

djthyrax, esses tubos de que falas, se forem o que estou a pensar, não são me parece que sirva para um cabo suspenso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha,... não sei qual é o tubo que ele está a falar, mas estava a pensar num tubo barato, custa prai mil paus um rolo de 25 Metros. Daquele tubo preto que se usa na rega gota a gota.

http://img148.imageshack.us/img148/9485/colectorui4.jpg

Agora que falaste na rega gota a gota, acho que tenho esse problema resolvido ;)

Quase de certeza que arranjo o tubo cá por casa até.

Relativamente às lojas, só encontrei cabo ao metro na chipsite. Na que o knitter indicou, o máxima que tinha era 30m, e na que o djthyrax falou, nem vi lá cabos :\

Mais alguma loja barata, com entregas para Braga que conheçam?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

djthyrax, esses tubos de que falas, se forem o que estou a pensar, não são me parece que sirva para um cabo suspenso.

Tirado do Google à pressão: http://www.plascravo.com/tubovd.htm

na que o djthyrax falou, nem vi lá cabos :\

É óbvio que não, eles não são nenhuma loja online. ;) Aí para o norte podes experimentar a Dinolux.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cabo Unifilar UTP Cat.5 Classe E

Ref.: UTP5      0,48€ (IVA incluído)  Na leiritronica.

+

Preço de portes e embalagem e formas de pagamento:

Para qualquer destino no continente:

3€ - Pagamento antecipado por transferência bancária e para encomendas efectuadas directamente e exclusivamente no site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse na leiritronica tinha-me escapado. Já é um preço um pouco mais aceitável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem cabos UTP/FTP de exterior, tal como fibra óptica, etc, não é preciso andar a colocar o cabo dentro de tubos.

Por norma, quem utiliza esse tipo de cabos são empresas instaladoras, daĩ não serem do conhecimento geral.

A Krone e Systimax  devem ter esse tipo de cabos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem cabos UTP/FTP de exterior, tal como fibra óptica, etc, não é preciso andar a colocar o cabo dentro de tubos.

E a diferença de preço? Compensa?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende.

O barato, por vezes, sai caro!

Verdade, mas eu pessoalmente preferia passar uma conduta a tubo anelado de dupla parede de 25/32mm pelo chão a um metro de profundidade, ou mais dependendo do sítio onde o estava a passar, do que suspenso. :D É a mesma coisa que usar cabo VV pelo chão ou de torçada pelo ar para ir alimentar um anexo, é uma questão de gosto. Não se pode pensar só na facilidade, a estética também conta.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenha lá calma que eu não pretendo montar nada de profissional :D

Para o uso que vou dar à ligação, não vale a pena estar com muito trabalho. Ou isto fica simples e barato, ou não faço nada.

De qualquer forma, vou tentar investigar melhor as alternativas em termos de cabos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este é o cabo de que falei:

Outdoor_Cat5_Cablebg.jpg

Que tipo de isolamento é que isso leva?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a falar com um familiar meu que faz instalações eléctricas, e a empresa em que ele trabalha também faz instalações de redes. Em princípio ele deve conseguir arranjar-me cabo para exterior (o que o aluminium refere), e nem deve ficar muito caro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

consulta o castro electronica, e a aquario que o preço acho que é mais em conta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora