• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

veliki

vb 2005 express publish

21 mensagens neste tópico

tenho uma aplicação vb que utiliza dados de uma bd access, só que quando faço o publish da aplicação, e inicio a aplicação noutros pcs, ele apresenta-me a seguinte mensagem de erro:

i.JPG

alguém me poderá ajudar?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente tens que alterar a connection string, ou dar o mesmo nome à BD, e o mesmo tipo de acesso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já alterei a connection string ... 

isto eh como tenho no código...

Application.StartupPath + \..\..\Utentes.mdb

ja meti \..\ e \Utentes.mdb

e não alterei o nome da bd... =X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Application.StartupPath dá-te a localização do teu ficheiro executável. Onde está a base de dados ?

Mostra a localização de um e de outro ?

Exemplo:

c:\teste\programa\programa.exe

c:\teste\bd.mdb

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás a colocar o Utentes.mdb junto ao exe da aplicação mais vale usares:

Dim ConnectionString As String = My.Application.Info.DirectoryPath & "\Utentes.mdb"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

testeAccess\testeAccess_1_0_0_4\

tenho o executável e a bd nesta pasta...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

testeAccess\testeAccess_1_0_0_4\

tenho o executável e a bd nesta pasta...

então o exemplo do Weasel  ou Application.StartupPath & "\Utentes.mdb" deve funcionar!  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tentei Application.StartupPath & "\Utentes.mdb" e continua a dar o mesmo erro... parece que o programa cria aquela pasta nesta directoria ..\Definições locais\Apps\2.0\..... e deveria de ter la a bd...  na pasta de publish se usar o executável que está na pasta \testeAccess\testeAccess_1_0_0_5\ funciona tudo bem porque tem lá a bd...  se for pelo menu iniciar -> programas -> projecto -> testeAccess dá esse erro...   :P será que o installer não está a copiar a bd para onde deveria?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou eu não estou a entender ou tu estás a fazer confusão!

Quando te perguntei onde estava o ficheiro executável e a base de dados, queria dizer no disco após a instalação. Tens de ver como estás a publicar o teu projecto e onde ficam os ficheiros fisicamente no disco.

Depois, e se tens dúvidas, deves verificar através da classe IO se o ficheiro está no disco:

If Not IO.File.Exists("nomedoficheiro") Then

‘ Ficheiro não encontrado

End If

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem acho que a publicação do projecto não me copia os ficheiros para o disco... apenas instala no menu iniciar -> programas -> NomeProjecto -> aplicação ... o que tenho de fazer no menu publish??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para te dar o erro inicial, é porque o programa está algures.

Experimenta clicar em propriedades sobre o que te aparece no menu iniciar e verifica se é um atalho e para onde está a apontar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem acho que a publicação do projecto não me copia os ficheiros para o disco... apenas instala no menu iniciar -> programas -> NomeProjecto -> aplicação ... o que tenho de fazer no menu publish??

Queres dizer que não instala a base de dados no disco, certo ?

Vai a My Project -> Publish Tab e selecciona "Apllication Files". Depois na tua base de dados selecciona Include no Publish Status (se aparecer). Se não aparecer tens de a incluir no projecto para ficar visivel nesta lista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenho-a la como include... será que é por nao ter o windows installer 3.1 que me aparece no prerequisites??... o publish só me cria aquelas pastas, e depois se meter aquelas pastas noutro computador e fizer o setup... só me cria aquele menu... não me copia nada... deve ser porque não tenho esse installer... :X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá esclarecer!

Tu tens a tua base de dados no programa e aparece nos "Application Files" no tab Publish. Quando fazes publish ele cria-te no disco os ficheiros de instalação, onde está lá a base de dados. Instalas e dizes que a base de dados não fica na mesma localização ou não é instalada ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

exactamente... ele não copia nada para o disco... simplesmente aparece-me no menu iniciar -> programas a aplicação... nada mais

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então mas quando fazes Publish ele grava para uma pasta. Nessa pasta está a base de dados (a extensão é diferente) ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim ele grava para uma pasta, e nessa pasta a base de dados tem extensão mdb, antes tinha .deploy mas mudei isso nas opções

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim ele grava para uma pasta, e nessa pasta a base de dados tem extensão mdb, antes tinha .deploy mas mudei isso nas opções

Em que opções ?

E já tentaste pesquisar no disco para ver se ela lá está e onde está ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já pesquisei, e não encontra nada! Separador Publish botão Options e a opção que estava era Use ".deploy" file extension e eu tirei a verificação!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

À alguma coisa que está a falhar. Se na opção "Application Files" está lá seleccionada como "Data File" ou "Include" tem de funcionar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora