• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

danists

Começar base de dados

18 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

sou novo aqui registado no fórum pois a partir de hoje vou ter a necessidade de vir cá mais vezes pois este ano (12ano) tenho de fazer uma PAP (curso profissional de gestão de equipamentos informáticos) e depois de muito pensar em vários projectos cheguei à conclusão deste:

Gestão de uma Lan House em Base de Dados:

- Conta de utilizador (nome, nick, mail, etc);

- Quando se cria a conta, é necessário depositar um montante;

- Associado à conta está o montante de €€ disponível até ao momento;

- Caso não haja dinheiro na conta, é necessário depositar;

- Relação dinheiro / nº horas disponíveis;

- Nº de pcs existentes na Lan;

- Informação relativa a cada pc;

- Jogos/ aplicações disponíveis;

- Quantos/ quais pcs estão ocupados e com que jogos/aplicações;

- Gestão da Lan em si (nome, despesa, facturação, horário de funcionamento);

- Almoço e Jantar 25€ / sem almoço e janta 20€

Isto são os meus tópicos para a base de dados.

Só que eu não sou muito bom em base de dados mas como eu sou persistente e como gosto de aprender achei que este projecto teria utilidade para mim em duas maneiras, para a minha ficha profissional e para a minha nota na PAP.

Qual o meu objectivo aqui??

gostaria que me pudessem orientar o meu inicio, não fazer o projecto por mim mas ajudar-me a compreender os básicos de base de dados e em que tipo de programa fazer base de dados...

eu estou em duvida entre Mysql ou Acess xD

espero que me possam ajudar =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dava jeito saber se tens conhecimentos de Diagramas Entidade Relacionamento, por exemplo, e normalização de bases de dados.

Alguns dos pontos que mencionaste não têm nada a ver com a base de dados de devem ser tratados pela aplicação que faz uso da base de dados, por exemplo, controlar se é necessário depositar dinheiro é uma regra associada ao negócio em questão e não deve ser colocada na base de dados, deve ser controlado em código pela aplicação que usa a BD, além de que alguns dos pontos simplesmente não são possíveis de controlar apenas com a BD.

MySQL ou Access dependerá do que pretendes. Com MySQL terás de usar uma qualquer linguagem de programação para implementar alguns pontos que mencionaste, basicamente o MySQL é um motor de bases de dados que terás de usar por uma linguagem de programação. O Access por outro lado, além de ter um motor de bases de dados, possui  muito mais ferramentas embutidas e que podes usar e dessa forma centrar mais o teu desenvolvimento. Irás na mesma usar uma linguagem de programação mas é possível que nem tenhas de escrever uma linha de código.

É uma questão que só tu poderás responder, um oferece mais versatilidade e escolha, ou outro é mais limitado e limita o tipo de aplicações que podes fazer. Dependerá de vários factores, como os teus conhecimentos, disponibilidade e objectivos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dava jeito saber se tens conhecimentos de Diagramas Entidade Relacionamento, por exemplo, e normalização de bases de dados.

Alguns dos pontos que mencionaste não têm nada a ver com a base de dados de devem ser tratados pela aplicação que faz uso da base de dados, por exemplo, controlar se é necessário depositar dinheiro é uma regra associada ao negócio em questão e não deve ser colocada na base de dados, deve ser controlado em código pela aplicação que usa a BD, além de que alguns dos pontos simplesmente não são possíveis de controlar apenas com a BD.

MySQL ou Access dependerá do que pretendes. Com MySQL terás de usar uma qualquer linguagem de programação para implementar alguns pontos que mencionaste, basicamente o MySQL é um motor de bases de dados que terás de usar por uma linguagem de programação. O Access por outro lado, além de ter um motor de bases de dados, possui  muito mais ferramentas embutidas e que podes usar e dessa forma centrar mais o teu desenvolvimento. Irás na mesma usar uma linguagem de programação mas é possível que nem tenhas de escrever uma linha de código.

É uma questão que só tu poderás responder, um oferece mais versatilidade e escolha, ou outro é mais limitado e limita o tipo de aplicações que podes fazer. Dependerá de vários factores, como os teus conhecimentos, disponibilidade e objectivos.

eu vou tentar fazer o meu melhor.. tanto para um como para o outro.. vai ser como começar do inicio ;)

ja agora... alguém sabe de algum tutorial para percebe o sistema de base de dados em geral??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok Knitter xD

ja agora..

quais achas que são os tópicos que tens certeza que não vão dar com base de dados em acess?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

procura no google apostilhando, scriptbrazil, linhadecodigo

nao forneço os links porque nao sei se posso, mas deixo os nomes para se quiseres consultar:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

conselho que te dou, vai por mysql, acho que tem mais piada, e é bom para tu desenvolveres conhecimentos de programçao, mas isso implica é trabalho e dedicaçao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum. não sei.. vou segunda falar com o meu professor e falar-lhe disto.. aliás, tenho um amigo meu que percebe de mysql... pode ser que me ajude xD

eu digo que não sei quase nada de mysql porque o meu curso foi mais baseado em hardware do que software mas por mais engraçado que seja e estúpido também eles querem mais trabalhos de base de dados...

também normalmente o hardware dá sempre muitos custos xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Eu penso que antes de avançares para a criação da base de dados convem teres primeiro feito no papel, assim será muito mais facil, por acaso tambem estou a estudar a noite e tenho de fazer um trabalho de bases de dados.

Tenta ler e com calma faz um esboço em papel antes de avançares para a criação da BD.

Não sei como pensas fazer mas poderás colocar como entidade externa "Utilizador" no fluxo de dados para um processo poderás colocar "login", o processo poderás coloca como nome "conta de utilizadores".

Dentro do processo "Conta de utilizadores" com um DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) nivel 2 irás expecificar mais, dentro desse processo terá um processo de "Login" (confirma o user com a password), outro processo como o nome "Conta" (depois do login feito irá confirmar se tem dinheiro em conta ou não) e por ai fora, depois disto é seguir a imaginação hehe.

Para te ajudar o que são DFD's vê este link      http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Fluxos_de_Dados

Se precisares de mais alguma coisa diz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

DFSs!? Sou sempre a favor de pensar bem no que se vai fazer mas tenho pena do programador que tenha de usar DFDs :D

Diagramas de Classes, Diagramas de Entidade Relacionamento ou simples rabiscos no papel são mais fáceis para se começar e focam mais nos dados que são pretendidos e não nas funcionalidades da aplicação, que vêm depois. Além de que aprender a usar correctamente e tirar partido das vantagens dos DFDs será matéria para um semestre inteiro de estudo e prática.

Esta é, no entanto, a minha opinião e vale o que valem as opiniões ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois.. também ja ouvi falar disso.. é tipo como programação em que se faz o diagrama e tal xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim e verdade, talvez seja aborrecido, têm razão.

Como estou a estudar dei só uma opinião e a materia que estou a estudar é mesmo esta hehe.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olhem,

alguém me pode dar uma pequena ajuda nas tabelas?

estou-me a ver um bocadinho à risca nisso...

por exemplo..

uma tabela que fiz foi:

conta do utilizador..

so que agora fiquei meio perdido..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso tentar ajudar, mas para isso vais ter de colocar alguns dados, por exemplo, não me interessa saber que quando se cria uma conta é necessário um depósito, isso podem ser regras de negócio, que não influenciam ou que influenciam pouco a criação da base de dados e que podem ser vistas mais tarde, acho mais importante focarmos os dados a ser guardados.

Ora bem, primeiro uma descrição completa do problema que queres resolver, o mais completa possível, assume até que eu nunca vi uma Lan House na vida e que preciso saber tudo sobre isso.

Por exemplo, em vez de isto:

conta de utilizador (nome, nick, mail, etc);

É preciso algo do género:

O sistema necessita guardar informação sobre utilizadores, para os quais é importante guardar o nome próprio e o apelido, o nick usado no sistema, que deverá ser único, o endereço de e-mail, números de telefone, morada, saldo corrente.

Cada loja possui um conjunto de computadores, identificados pelo nome, nesses computadores existem aplicações instaladas das quais é necessário guardar o nome, a licença, a chave, o número de cópias possíveis de instalar.

Claro que a descrição não precisa seguir uma orientação tão formal, mas precisa ser completa, ou o mais completa possível.

Isto não é só para dar trabalho ;), serve para que saibamos realmente o que a aplicação faz e o que não faz, e o que é e não é necessário guardar na base de dados, bem como dá uma descrição do problema de forma a que todos se entendam e o vejam da mesma maneira. Ajuda também a ver se te esqueceste de alguma coisa ou se a aplicação já vai demasiado grande.

Já agora, sabes que tecnologias vais usar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vou utilizar o access =)

tive a estudar um bocado do access e descobri que depois posso tornar a base de dados em php e que tenho muitas ferramentas a utilizar :D

pelo menos para ja estou a planear ser access..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao seria melhores teres uma coluna comum na tua base de dados para a poder relacionar o que pertence a cada membro, por exemplo, em todos as tabelas o utilizador, para distinguires teres a coluna utilizador, nao precisas de ter em todos este campo, mas algum que te permita relacionar as tabelas??

id

tipo de pagamento

a que utilizador pertence este tipo de pagamento, peguei nesta por ser a mais pequena, mas podia ter pegado em outra qualquer

nao tou a criticar o teu trabalho tou a sugerir que deves reestruturar novamente as tuas tabelas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora