• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Bjecas

Gerar valores aleatórios com distribuição normal?

2 mensagens neste tópico

Boas!

Precisava da ajuda de alguém mais entendido em matemática do que eu, este género de coisas já não está tão fresco como já esteve... :P

Queria encontrar um boa forma de gerar um conjunto de valores que obedeçam a uma determinada distribuição. Nem sei se estou a aplicar os termos certos, por isso acho que a melhor maneira de me fazer entender é através de um exemplo:

Suponhamos que quero modelar num programa uma população onde a média de alturas é 1,60 metros. Obviamente há gente mais alta e mais baixa, por exemplo a altura varia entre 1,3 e 2,1 metros.

Não posso simplesmente atribuir valores aleatórios, porque nesse caso a média muito provavelmente não será 1,6. Como posso então gerar os valores para a altura? Basicamente, o que preciso de criar é uma função que aceite como argumentos a média, valor máximo e mínimo e a "variação" (desvio padrão?), de forma a que os resultados de múltiplas chamadas a essa função traduzam uma curva "em sino". Espero ter-me feito entender :)

PS: Talvez este tópico se enquadrasse melhor na secção "Matemática"? Se for o caso, algum moderador por favor faça a mudança. Obg!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora