• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pluis3103

Impedir que o utilizador faça refresh e a informação duplique na bd

33 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Sou um iniciante no php e tou a construir um backoffice mas deparei-me com o seguinte :

O meu projecto tem um formulário que envia os dados inseridos para uma outra página php onde tenho um código que pega nesses dados através do $_REQUEST e os insere na base de dados,depois lista os dados inseridos. Até aqui tudo bem,mas reparei que se fizer refresh ou go no browser ele volta a inserir os mesmos dados na bd , ficando assim duplicados.

Alguém me dá uma dica de como impedir isso??

Já pensei em ter uma página php onde apenas faz a inserção dos dados e depois redirectiona-la para uma onde mostrar o novo registo , mas já sem o código de inserir...é a melhor maneira ou há outras formas??como poderia fazer este redirecionamento em php??

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Já pensei em ter uma página php onde apenas faz a inserção dos dados e depois redirectiona-la para uma onde mostrar o novo registo

Esta é a maneira mais simples.

como poderia fazer este redirecionamento em php?

http://php.net/header

<?php
/* validate */
/* insert */
header('Location: mostra.php');
exit('<a href="mostra.php">Mostra</a>');
?>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O melhor é mesmo verificares se estás a adicionar dados em duplicado. Redireccionar o utilizador para outra página é esconder o problema. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

exactamente crias uma regra , fazes uma consulta a base de dados, e fazes por exemplo;

if($dados_consultados==$dados_inseridos){

exit;

}

ou seja se ja existir os dados digitados pelo utilizador por mais refresh que faca vai dar sempre exit.. esta e uma das muitas maneiras secalhar das mais simples.