• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

As minhas dúvidas sobre o wordpress

35 mensagens neste tópico

Ora viva...

Que método usam para afixar blocos de código no wordpress?

Eu experimentei colocar tudo dentro de uma tag <pre> mas as linhas maiores vão parar fora do layout, devia usar tipo uma scrollbox.

O que me aconselham a fazer? A mudar apenas o estilo para os blocs <pre> fazerem scroll (tenho que ir ver como é que isto se faz) ou a instalar um plugin? Qual?

O gueshi é porreiro, mas para ser sincero, não me importo que não tenha gueshi, valorizo mais a portabilidade do plugin, tipo, um lugin que exiga andar a mexer em 50 ficheiros cada vez que se actualiza o wordpress não é o que procuro.

Por outras palavras, uma solução o mais minimalista e elegante possível.

Por exemplo, o que usam nos vossos blogs para este fim?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o WP Syntax http://wordpress.org/extend/plugins/wp-syntax/

Depois terás de dar um fix no CSS, porque em princípio deve ocorrer o mesmo problema de sair para fora do layout. Funciona dentro das tags pre. Se não precisares de tantas linguagens (todas as que o Geshi suporta), podes eliminar alguns dos respectivos ficheiros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... voces focaram-se todos no highlight qdo eu tinha dito que era o menos importante :D

Algum que resolva o problema das linhas longas out-of-the-box, mesmo que não tenha highlight de código?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol...

é o que dá quando um gajo não pesquisa primeiro. Atirem-me com o smile que diz RTFM.

Desculpem :S

Obrigado a todos.... acho que isso, um pouco de margin e uma cor de fundo diferente é tudo o que preciso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre detestei ver código a fazer wrap ou aparecer com barras de scroll horizontal. Prefiria partir as linhas em pontos estratégicos (se for um problema de 1 ou 2 linhas muito compridas), reduzir ligeiramente o tamanho da fonte ou aumentar a largura disponível na página. Mas isso é o meu gosto pessoal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é só uma questão de gosto pessoal, a não ser que uses números de linhas, quebra a integridade do código. Eu para dizer a verdade tambem preferia como dizes, mas por exemplo, afixas código em python, se andas a partir linhas o código deixa de ser válido.

É só por isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vou aproveitar este tópico para colocar mais dúvidas.

Se bem me lembro o wordpress tinha uma checkbox que dizia qq coisa como "list this blog in search engines", que acho que o que fazia era activar o envio de um ping para o serviço de pings do google, technorati e afins, para notificar um post novo.

Não sei se tenho essa opção activa ou não e não a consigo encontrar. Alguem me diz onde encontrar essa opção?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

Mas agora estou  na dúvida se isso envia um pings ou se apenas não bloqueia... Alguem sabe se envia pings?

Se não enviar, como é que faço para enviar? tenho que instalar um plugin?

Tenho procurado na google mas a maior parte da informação que aparece sobre o wordpress é tipo de 2005/2006.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei o que ele faz, mas funciona :D

Mas posso especular que o que ele faz é inserir ou não em todas as páginas uma meta-tag para não permitir a indexação. Mas nunca fui verificar isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que é gajo para, caso escolhamos não ser indexado pelo google, adicionar um regra simples ao robots.txt.

A questão dos pings é que tenho que ver melhor. É importante notificar esses serviços para se aparecer em listagens tipo "posts recentes"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... voces focaram-se todos no highlight qdo eu tinha dito que era o menos importante :D

Algum que resolva o problema das linhas longas out-of-the-box, mesmo que não tenha highlight de código?

E chegaste a experimentar alguns dos plugins mencionados a ver se tinha o problema que encontraste resolvido por acaso? Eu falo por mim, mas detesto ir a blogs de programação onde postem montes de código sem qualquer tipo de formatação/colorização. Passo logo esse blogue a frente e procuro um que não me canse ao ler código. Para mim, postar código sem qualquer tipo de cores devia ser crime. Só juntavas o útil ao agradável usando um destes plugins (qual deles já vai da preferência de cada um).

Penso que isso do "Privacy" seja apenas referente a bots dos motores de busca e não tem nada a ver com pings. A opção que procuras penso que é a "Update Services" em "Settings » Writing"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mmmm.. ah! afinal aí é que é, eu bem me parecia que um gajo podia definir para onde mandar os pings.

Só lá tenho o pingomatic, Aqui está uma lista maior, quais é que vocês usam? Supostamente o pingomatic devia ser suficiente, mas estou naquela, nada como um ping directamente pelo menos para o google e para o technorati... não sei.

Naz, não cheguei a experimentar porque não estava muito numa de andar a instalar plugins. Eu por acaso gosto de sintaxe colorizada, mas se for pouco código não me importo muito que esteja toda da mesma cor. Assim bastou-me  adicionar uma regra ao CSS to estilo desenvolvido por mim e já está. Nem foi preciso instalar um plugin!

Mas sou gajo para instalar um mais tarde se vier a precisar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho lá todos da lista "Appear to be working" acho que é daquelas coisas que ter a mais não faz mal!

quanto sintaxe colorida estou a usar o wp-syntax

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sinceramente nunca me preocupei com essa lista dos pings. Porquê? Porque o google já por si próprio apanha tudo do meu blog... Basta lá meter o meu frase qualquer de um post qualquer do meu blog que o google apanha num dos primeiros sites. Sempre foi assim, até mesmo quando eu usava um script muito mais fraco que não avisava nada nem ninguém. Contudo, neste wordpress estou a usar um plugin que me cria um sitemap e tenho uma conta configurado no google webmasters indicando que o meu blog tem sitemap e qual o seu link. Iso também deve ajudar... Mas lá está, é só para o google, mas alguém usa outra coisa? :)

Quanto aos plugins, não precisavas de andar a instalar plugins, bastava aquele que eu mencionei e mais nenhum :thumbsup: Aquele agrada-me porque permite ao utilizador copiar o código de uma maneira fácil se for necessário, permite números nas linhas e tem bom aspecto. Pena não suportar tantas linguagens como outros, mas parece-me ser dos melhores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas olha que os pings são importantes, quer dizer, se tráfego for uma coisa importante para ti.

O problema do google é um pouco uma coisa à parte, a ideia é mesmo apanhar tráfego orgânico de outras fontes e com isso subir no google.

Se enviares pings o teu post passa a estar disponível imeadatamente em serviços como o technorati ou a pesquisa de blogs do google ( que não tem resultados partilhados com o google normal ), ou o bloglines ou outros. Se o conteudo tiver boa reputação entre os utilizadores destes serviços, em especial do technorati, então apareces em lugar de destaque nesses sites e isso sim, dá-te um boost brutal no google normal, que no fim de contas é o que interessa e onde tudo vai dar.

Os pings têm tambem a vantagem de trazer uma quantidade apreciavel de visitantes que navegam por listagens de post por ordem cronológica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

És capaz de ter razão, mas isso é assunto ao qual nunca me dei grande trabalho de averiguar. Apesar de que sim, tráfego é importante para mim, não gosto de escrever para as moscas :)

Pronto, fico com a mesma dúvida que tu... Para já, vou usar a lista que esta no site do WP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alem desses pings, incluí também o do techonorati. alem disso incluí os post's no digg e no stumble upon, e tem compensado, algumas visitas extra têm vindo desses serviços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A lista que está no site do WP já inclui o endereço de ping para o techonorati. Podes dizer ai quais são os do digg e semelhantes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

esses são à pata!

vou lá incluir o link do post e uma pequena descrição

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, mas isso dá muito trabalho e tens de estar registado não? Não é isso que procuro (e se calhar o pedrotuga também não). E tu escreves o teu blog em Inglês, logo o digg e assim é capaz de te servir alguma coisa, a mim não, que escrevo em Português.

P.S: Deixei lá um comentário que tu ignoraste :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na... tambem não quero isso.

Se bem que até tenho conta no dig, apesar de não a usar praí há dois anos. Não curto o dig, é o tipo do site que considero dispensavel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora