• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Microsoft apresenta Windows Azure com o foco nos aplicativos

1 mensagem neste tópico

Los Angeles (EUA), 27 out (EFE) - A Microsoft apresentou hoje o Windows Azure, um protótipo de sistema operacional que pretende simplificar o desenvolvimento de aplicativos na web e cuja versão comercial será lançada em 2010.

O Azure foi apresentado em Los Angeles no marco da Conferência de Desenvolvedores Profissionais (PDC, em inglês), organizada pela empresa todos os anos para divulgar seus avanços na criação de software.

"O dia de hoje representa um marco para a Microsoft e para a comunidade de desenvolvimento. Apresentamos uma série de tecnologias sem igual que darão novas oportunidades aos desenvolvedores de web e desenvolvedores empresariais por igual", assegurou Ray Ozzie, chefe da área de criação de software da multinacional.

A nova plataforma do Windows representará uma base operacional para produção de programas que ofereçam serviços na internet à qual os usuários terão acesso diretamente através da web, sem necessidade de comprar um novo hardware.

Atualmente, o Azure se encontra em fase de testes e foi liberado para o uso de um número restrito de especialistas, que darão sua opinião sobre o sistema, de forma a definir melhorias antes de levá-lo definitivamente ao mercado.

Sem dar detalhes, Ozzie ressaltou que o novo sistema "terá um preço competitivo" que se adaptará às necessidades dos usuários e antecipou que, durante 2009, os analistas continuarão trabalhando para prepará-lo ao público.

"Nos próximos 24 meses seguiremos recebendo comentários para torná-lo um serviço que dê valor", explicou à Agência Efe Luis Daniel Soto, diretor-executivo de Novas Tecnologias da Microsoft para a América Latina.

De acordo com Soto, o Azure simplificará a criação de aplicativos que atualmente podem existir, mas que são complexos.

"Com isto, habilitamos os desenvolvedores de software para que possam alcançar uma base de pequenas e médias empresas mais ampla sem que tenham que fazer um investimento em hardware, isso facilita os testes piloto e beneficia todos os novos jogadores neste ecossistema", destacou.

Soto insistiu em que esta plataforma permitirá a estudantes, com as habilidades que aprendem em aulas, criar serviços que alcancem a empresas de todo o planeta.

O Azure nasceu com a idéia de revolucionar o mundo de aplicativos e serviços na web, a fim de automatizar as relações entre empresas e clientes e aumentar a conectividade.

"Eu espero que meus dispositivos se reconheçam e espero que, se tiro uma foto com o celular, esta apareça instantaneamente no computador da minha casa", explicou Soto.

O Windows Azure proporcionará hospedagem, administração de serviços, armazenamento em escala, computação e redes, e terá de componentes básicos Microsoft SQL Services, Microsoft.NET, Live Services, assim como Microsoft SharePoint e Dynamics CRM Services.

A PDC 2008 começou hoje e termina no dia 30 de outubro. EFE

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora