• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

christopher

Projecto +/- interessante para quem me quer ajudar

21 mensagens neste tópico

1)      You must suggest and demonstrate a solution that will allow:

a.      Clients to log helpdesk tickets

b.      Business partners to treat the tickets (an extra bonus will be given if the system can through rules auto assign tickets)

c.      Keep an inventory of the clients machines

d.      Track memorandums that have been made with clients

e.      Track memorandums made with partners (work progression memorandums; the weekly ones)

f.        Track quotes

g.      Alert when a server is out of warranty

The project must be open source. It can be PHP/MySQL/Postgres or ASP/Access/MySQL/Postgres (obviously using only one database; these are only options).

Se alguem tiver ideias, projectos ja feitos ou alguma coisa para me ajudar, dar ideias ou dar apoio... agradecido desde ja.

é um projecto de media importancia, para ser feito (preferia nao ter que o fazer), mas mais para eu aprender  sobre programaçao. Nao tenho bases enormes sobre qualquer dessas linguagens, por isso estou aberto a qualquer uma!

Até ja :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, é mesmo isso, encontrei vários, mas estão todos feitos...eu cria "construir" um, não terás ideia onde haveria uma espécie de guia para isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porquê criar um de raiz?

E qual a motivação para esta apresentação e pedido de ajuda, o que é que quem te ajudar irá poder ganhar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

criar um de raiz para poder aprender como fazer tal coisa e para poder modificar a minha vontade os campos...

a motivação é criar um support ticket e não só, para uma "empresa", assim resolveria problemas de tempo e de organização.

Agora para ajudar alguém é preciso ganhares algo com isso? essa é nova para um moderador...OMG

Se queres uma reposta a isso aqui vai, se tiveres vontade de ensinar a alguém qualquer coisa que vai ser útil a pessoa, então ajudas senao fazes como acabas de fazer

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que compreendeste mal a minha pergunta, passo a tentar explicar: o título do tópico não é claro, faz referência a um projecto que precisa de ajuda mas não esclarece muito, depois o tópico começa em Inglês, que é logo algo estranho, com uma lista que se assemelha bastante a uma lista de requisitos pedida a um cliente. O texto do ponto 1 então, faz lembrar que este projecto te foi pedido ou que será entregue a outra entidade. O requisito que seja open source faz lembrar um programa de bouties.

Portanto, em todo o texto que fala do que será preciso para o projecto, existe a ideia que não é texto teu mas sim um pedido de execução de um qualquer programa de bouties. Com isto surgiram-me algumas dúvidas, como podes imaginar.

Mas nem foi por estas razões que coloquei a pergunta, mas sim para saber mais pormenores sobre as motivações e todas as questões envolvidas, esclarecendo algumas dúvidas, mas principalmente obtendo uma melhor definição do que se pretende.

criar um de raiz para poder aprender como fazer tal coisa e para poder modificar a minha vontade os campos...

a motivação é criar um support ticket e não só, para uma "empresa", assim resolveria problemas de tempo e de organização.

É um projecto demasiado grande para a motivação e, se não tens um cliente ou um caso prático onde aplicar o projecto, muito provavelmente acabas com um produto que não terá utilidade, a não ser que tenhas muitos conhecimentos sobre a área de actuação do produto.

Tendo em conta a quantidade de projectos open source que fazem o que pretendes, podes pegar num e modificá-lo como pretendes e assim cumprindo os objectivos de aprender e de ter algo mais personalizado.

Agora para ajudar alguém é preciso ganhares algo com isso? essa é nova para um moderador...OMG

Se queres uma reposta a isso aqui vai, se tiveres vontade de ensinar a alguém qualquer coisa que vai ser útil a pessoa, então ajudas senao fazes como acabas de fazer

O que eu acabei de fazer foi apenas uma pergunta, em nada te indiquei que não ajudaria. O meu trabalho como moderador em nada interfere que como utilizador tenha dúvidas e que as pretenda ver esclarecidas.

Como moderador ou como utilizador estou sempre disponível para ajudar quando tenho possibilidade para isso, e sempre vou além das minhas possibilidades quando ajudo alguém, não faças julgamentos sobre o que não conheces.

Em nada no meu tópico indiquei precisar de uma compensação para ajudar, perguntei se existia para quem te ajudasse algo a ganhar, não que eu ia precisar de qualquer recompensa, não coloques palavras onde elas não existem.

E deves compreender que, como já expliquei, todo o tópico cria dúvidas sobre os motivos que levam há existência do projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que compreendeste mal a minha pergunta, passo a tentar explicar: o título do tópico não é claro, faz referência a um projecto que precisa de ajuda mas não esclarece muito, depois o tópico começa em Inglês, que é logo algo estranho, com uma lista que se assemelha bastante a uma lista de requisitos pedida a um cliente. O texto do ponto 1 então, faz lembrar que este projecto te foi pedido ou que será entregue a outra entidade. O requisito que seja open source faz lembrar um programa de bouties.

Ao que parece percebi mal, mea culpa. Depois, não é em nada um pedido de client ou patrao, foi algo que vi num outro forum e quis tentar fazer, depois de algum tempo a bater contra a parede, decidi-me em pedir ajuda.

Tendo em conta a quantidade de projectos open source que fazem o que pretendes, podes pegar num e modificá-lo como pretendes e assim cumprindo os objectivos de aprender e de ter algo mais personalizado.

Qual seria a melhor ferramenta para modificar, os programas open source ja feitos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem vários projectos que fazem ou podem fazer o que pretendes.

Para escolheres um tens de ver vários factores, como o que se aproxima mais dos teus objectivos, o que tem mais documentação, o que usa uma linguagem e tecnologias onde tenhas mais conhecimentos, etc.

Depois é começar a estudar o sistema e modificar.

Se optares por criar um de raiz, podes simplificar ao máximo os objectivos, se tentares objectivos muito complexos vai ser complicado, mas se te decideres fazer coisas simples até pode ser um bom projecto para aprender. Tens é de ter em atenção que é mais complicado determinar o que o programa tem de fazer sem ter um caso real onde o aplicar ou sem ter muito conhecimento desse tipo de programas.

Quanto a ferramentas, dependerá também de muita coisa, seja da linguagem usada, do teu sistema operativo, etc. Tendo em conta que mencionaste PHP, eu usaria NetBeans IDE, mas isto é apenas uma preferência pessoal, exitem também outros editores e ferramentas, desde o simples editor de texto a IDEs mais completos. Dependerá em grande parte de ti e de como te sentes mais à vontade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a usar o netbeans como me aconselhas-te e tenho uma pergunta, como consigo ver no proramas as modificaões que fiz (quando digo ver é graficamente e nao linha de codigo).

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estiveres em Windows e ainda não tiveres instalado o Apache, PHP, Mysql, podes usar o Wampserver, que já trás integrado os programas referidos.

Depois, é só "despejar" os ficheiros em c:\wamp\www (por omissão) e ires, no teu browser, ao endereço http://localhost. A partir de lá acedes aos teus ficheiros, como se estivesses num website qualquer. :D

NOTA: se preferires colocar o teu projecto numa subpasta (seja c:\wamp\www\omeuprojecto) também terás de adicionar isso no URL (http://localhost/omeuprojecto)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok ,já tinha o projecto no wampserver, mas n consigo "instalar" o projecto, perguntam-me por um username e password da BD e não tenho nenhuma ideia de qual é o username e a password.

Eu criei uma BD chamada ticket com o phpadmin, criei um user com todos os privilégios, e mesmo assim diz-me que o user não existe.

Depois outra coisa, tento modificar no mysql a password do root, mas nem isso funciona.

Como funciona o Mysql com o winamp?é só abrir o que diz mysql console?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não aconselhei o NetBeans, indiquei apenas que era esse o IDE que usaria, já agora, para suporte de PHP terás de usar a versão 6.5, a RC2 saiu ontem ou hoje.

Wampserver não é algo que use, mas se não tiveste de definir uma password na instalação, deverás poder fazê-lo no painel de administração do wampserver.

Criaste a BD e o user, mas adicionaste o user à BD? Isto é, num servidor de bases de dados, como é o MySQL, podes ter quantas bases de dados e utilizadores registados precisares, mas para um utilizador poder aceder a uma base de dados especifica das duas uma, ou é um administrador, como o utilizador especial 'root', ou é um utilizador associado à base de dados que deseja aceder.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também fiz isso, criei o utilizador e associei-o a base de dados.

Terei que veificar os dados que inseri com os dados necessários.

^^

Encontrei o meu erro, foi ao criar o user no phpmyadmin, nao o associei com o localhost, onde esta a BD :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precisava de ajuda para mais 2 coisas.

1- Numa situação em que um utilizador mande um pedido de ajuda para o email do Admin, é possível que um script verifique o cabeçalho ou o endereço email e que encaminhe o email para uma secção do programa?

2- tentei utilizar um script para ao registar-se o utilizador recebera um email com uma password temporária, só que não funciona.

faço o post do script aqui, ou alguém me pode indicar onde poça ver um script.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 - Sim é possível, a forma exacta dependerá de vários serviços como o tipo de serviço de e-mail que estás a usar e o tipo de sistema operativo. Não serei a melhor pessoa para alongar neste ponto.

2 - É melhor colocares o script num tópico próprio, dependendo da linguagem em que fizeste o script.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não pretendo qq ofensa com isto, mas parece-me que anda nao estás preparado para fazer uma aplicação destas. Uma vez que isto não é uma coisa que precisesde fazer, seria mais pela finalidade didática, então aconselho-te a fazeres uma coisa mais simples, um guestbook por exemplo.

Independentemente disso e como nota paralela, isto com uma framework dessas todas malucas que praí andam, faz-se em três tempos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me ofendes não te preocupes eu sei que a minha sabedoria é pouca. Mas prefiro fazer isto agora com muita dificuldade e depois ir para mais fácil;)

Eu vi, muitas frameworks por ai, e modifiquei o que pude e como sei, mas quanto tento fazer umas modificações mais precisas...Não vou la

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não haverá alguém que me possa, ajudar, ou melhor alguém que tenha vontade e paciência para isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre ir colocando as dúvidas que tenhas, dessa forma haverá sempre quem te possa ajudar.

Pessoalmente, mais que isso será complicado, da minha parte o tempo é curto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, eu sei que toda a gente tem coisas para fazer tal como eu mas se houvesse alguém que tenho 1 hora +/- por dia ou algo do género

Mas por agora, acho que possa continuar assim como estou...

Se houver alguem que conheça um sistema de ticket gratuito e em plataforma windows agradecia, estou aberto a tudo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://osticket.com/

Por exemplo.

Para mais podes sempre procurar no Google pelas keywords: "php ticket system opensource"

Já agora, deixa-me fazer-te um reparo, os scripts podem ser definidos pelas linguagens e não por sistemas operativos :P sendo estes divididos por exemplo por scripts PHP/CGI/ASP/etc. e não por Windows/Linux/Mac OS/etc.

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora