• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Microsoft trabalha na interoperabilidade do IM

3 mensagens neste tópico

A Microsoft vai juntar-se ao grupo de trabalho AMQP, sigla para Advanced Message Queuing Protocol. O objectivo do grupo é estabelecer um standard aberto para futuros serviços empresariais de instant messaging.

Ao entrar neste projecto, a Microsoft trabalhará com empresas como a Cisco, a Red Hat ou a Novell e "contribuirá para o desenvolvimento de especificações que promovam a interoperabilidade" entre sistemas empresariais, comentou Sam Ramji, da Microsoft.

Depois de receber duras críticas devido à incompatibilidade dos seus sistemas com outras plataformas, a companhia começou a colaborar com terceiros no desenvolvimento de soluções interoperáveis.

Este é o mais recente sinal de que a Microsoft se tem vindo a comprometer com a interoperabilidade depois de anos ser criticada pela falta de comunicação dos seus produtos com outras normas abertas.

Em Setembro, a companhia anunciou a sua participação no Object Management Group, que publica standards como a Unified Modeling Language. No mesmo mês informou ainda que ia trabalhar em conjunto com a IBM e a EMC para criar standards para serviços Web.

http://www.microsoft.com/

http://amqp.org/

http://www.cisco.com/

http://www.redhat.com/

http://www.novell.com/

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

À partida não sabemos exactamente o que é que vai ser alvo de trabalho. Podem não estar a falar de criar um novo protocolo, mas sobre a implementação de serviços, ou de apenas melhorar o XMPP neste aspecto.

A m$ também criou o OOXML, apesar de já haver o ODF... Por isso se a m$ quisesse criar outro protocolo também não seria de espantar.

Esperemos por mais informações para ter alguma opinião.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora