• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Tamanho para um artigo na wiki

8 mensagens neste tópico

Boas,

Acho que o tópico diz tudo, mas para reforçar qual será o tamanho para um artigo da wiki.

Neste momento estou a trabalhar no tutorial de Java, que pretendo que seja uma introdução completa à programação usando linguagem Java, embora fique de forma muita coisa, já que é uma introdução e não uma bíblia, o texto vai já longo e ainda nem a meio vou.

Estava a pensar dividir o artigo em partes mas mesmo que divida de forma lógica, a primeira parte o mais básico, e a segunda parte tópicos avançados, considero a divisão inconveniente e que seria proveitoso manter tudo no mesmo tópico.

Que eu tenha conhecimento, não há limite para número de caracteres que uma página pode conter, mas posso ainda não ter visto esse valor na documentação, o que consideram melhor fazer e já agora, como dividiriam o tutorial de Java que está neste momento na wiki, as secções estão todas indicadas, apesar de algumas não possuírem conteúdo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Divide em diferentes funcionalidades da linguagem.

Por exemplo, tens uma página diferente para classes, interfaces, excepções, etc...

Sempre fica mais organizado e não assustas o pessoal com tudo numa página. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não faz muito sentido, acabava por ficar com muitas páginas e pouco conteúdo :)

Estava a pensar fazer uma página introdutória, com descrição do tutorial e links para as outras páginas, links de download, enfim, tudo o que seja introdução ao artigo e não seja conteúdo relacionado com a linguagem.

Depois talvez dividir por POO, parte técnica, POO aplicado, e depois os tópicos mais avançados consoante o tema... agora que penso nisso estou a ver umas formas que podem ajudar, é sempre bom escrever um tópico quando não sabemos qualquer coisa, aclaram-se logo as ideias :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também acho que só vale a pena dividir se for mesmo muito grande... para mim até uns 250KB de HTML não há qualquer problema de download, embora artigos muito grandes possam começar a pesar na facilidade de edição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes dividir por capítulos.

Se quiseres podes criar uma pasta com uma página a fazer de índice e depois ter cada capítulo numa página. O único senão que me estou a lembrar é a impressão. Estando dividido por páginas a impressão do tutorial completo torna-se mais morosa.

Mas tambem nada impede que se imprima capítulo a capítulo, até é capaz de ser mais pratico par amuito utilizadores.

Se devo dar a minha opinião, prefiro dividido por capítulos.

O ideal seria até ter o documento nos dois formatos. Mas isso implicaria editar os dois sempre que é preciso alterar. Lá está um ponto onde ferramentas de documentação mais tradicionais (docbook, latex, textotags etc)  marcam pontos.

Quanto ao tamanho não tenho conhecimento de nenhuma limitação, a informação fica em ficheros de texto, não sei se há mais algum limite para alem desse mas duvido que exista, ou pelo menos que seja pequeno ao ponto de nos fazer diferença.

Mas podes ir escrevendo como está depois logo se muda, tambem não é uma tarefa muito dificil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existe necessidade de dividir, a Wiki tem um índice automático tão giro :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora