• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

TheGlorious

A vida está cada vez mais dificil...

15 mensagens neste tópico

Boa noite.

O tema deste tópico é uma vez mais o que está no título.

Então gostava de debater convosco qual a melhor opção de vida.

Estou no segundo ano do Curso Profissional de Informática e Gestão, razão pela qual tenho várias escolhas que posso fazer.

Posso ser programador, ser contabilista, ser gestor, entre muitas outras coisas que o curso me possibilitará.

No entanto, o que mais me fascina e me levou a optar por este curso foi a programação e é isso que quero seguir, visto que o meu sonho (como de muitas outras crianças, o futebol) está cada vez mais longe...

Antes de entrar para o curso eu já dominava HTML, CSS e PHP. Desde o ano passado que estou a abordar o Pascal (coisa completamente inútil) e vou aprender Visual Basic, C, C# e ASP.NET.

Para além de dominar programas como MS Excel Avançado, MS Word Avançado e MS ACESS, XAMPP (tudo dados em algumas disciplinas) e wamp5, easyphp, Adobe Dreamweaver CS3, Photoshop CS3 e pouco mais.

No mundo da web gostava de tirar um tempo para aprender Flash, que sempre me fascinou para poder melhor a qualidade das minhas páginas.

Não sei se tenho muitos ou poucos conhecimentos em relação a qualquer outro aluno deste curso (na minha turma, sim...), também não sei para que me dedico tanto a isto, mas uma coisa é certa, sou daqueles que gosta de saber tudo e mais alguma coisa, então no mundo a programação eu quero é saber todas as linguagens e mais algumas :)

O meu "projecto de vida" era acabar o curso, ganhar alguma experiência profissional em Portugal e depois emigrar (preferencialmente para França ou Inglaterra que é onde tenho família).

Mas, antes de pensar melhor o meu "projecto" gostava de saber qual a vossa opinião em relação à emigração e  qualidade de vida em vários países, inclusive França e Inglaterra no que diz respeito à área da programação. Também gostava de saber qual a Linguagem(s) que mais dinheiro oferece e quais os salários médios dos programadores nos vários países, referindo as linguagens, se possível.

Por último, no terceiro e último ano do curso o meu horário vai ser bastante flexível, isto é, em princípio só vou ter aulas de manhã e nem sempre, pelo que estou a pensar num par-time já na área. A única experiência profissional que tive foi em outra área que não tem nada a haver com esta, área que ao contrário desta em que o trabalho é psicológico, na que estive o trabalho era duro e físico, razão pela qual posso tirar algumas conclusões do que é a vida e do que ela custa e por isso querer ter o máximo de informações para optar pela melhor oportunidade.

Desde já, obrigado.

(Desculpem pelo texto ser tão longo e talvez pouco esclarecedor, mas penso que este assunto terá interesse para outras pessoas.)

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também podes optar por tirar certificações em redes e/ou segurança por exemplo. Ou certificações em administração de sistemas. Pelo que me disseram são skills em constante procura e que te garantem emprego em Portugal. Agora isto tudo depende no que _tu_ queres realmente fazer. Dentro da programação (e área das IT), como já deves ter reparado, existem muitas opções por onde escolher. Por isso o que queres realmente fazer? Queres ser um Web developer? Queres ser administrador de sistemas / redes?

Quanto à parte dos salários médios tudo depende dos skills dos programadores em questão. Não é possível atirar assim um número para o ar sem estar a generalizar bastente, por isso mais vale nem pensar nisso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também vou dar redes e gerenciamento das mesmas em uma disciplina, mas o que quero mesmo é fazer Programas e WebSites.

Eu ponho a hipótese de fazer algo que não seja programação logo de lado, porque o que quero é mesmo programar. Embora quando for para estágio tenha de fazer o que me mandarem, mas posteriormente quero é realmente programar.

Entre fazer aplicações para sistemas operativos e/ou websites não me faz diferença.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também vou dar redes e gerenciamento das mesmas em uma disciplina, mas o que quero mesmo é fazer Programas e WebSites.

Eu ponho a hipótese de fazer algo que não seja programação logo de lado, porque o que quero é mesmo programar. Embora quando for para estágio tenha de fazer o que me mandarem, mas posteriormente quero é realmente programar.

Entre fazer aplicações para sistemas operativos e/ou websites não me faz diferença.

OK, queres ser um programador Web.

Então tens várias tecnologias que podes aprender. Existem outros, mas estas são as que te aconselho:

• ASP.NET (com C# por exemplo)
  • PHP
  • Java Web

Na minha opinião a tua melhor opção seria aprender a programar em .NET e Java. Ainda por cima a framework .NET também é muito usada para o desenvolvimento de aplicações desktop, a segunda área que referiste que não te importavas de trabalhar. C# e Java são duas linguagens bastante semelhantes, e quando souberes uma facilmente aplicas os conceitos de uma para a outra. Se aprenderes a trabalhar com SQL Server melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por enquanto ainda só sei PHP, mas vou aprender C#, C, Visual Basic e ASP.NET, infelizmente não vou dar Java, mas penso que depois de saber essas facilmente trabalharei com Java (digo eu...).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo menos o ano passado em Inglaterra havia muita procura de programadores de C com conhecimentos de baixo nível, sistemas embebidos. Este é um tipo de conhecimento cada vez mais escasso, o pessoal não gosta de bits e bytes. Tive uns amigos que foram lá a entrevistas e alguns até resolveram ficar por lá a trabalhar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E a qualidade de vida de um programador lá é boa? E em que parte da Inglaterra? (Estava a pensar em Londres, porque é onde tenho família).

Não sei quanto recebe em média um programador lá, mas estive lá uma semana de férias e a vida lá é MUITO MUITO MUITO, mas mesmo MUITO CARA...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E a qualidade de vida de um programador lá é boa? E em que parte da Inglaterra? (Estava a pensar em Londres, porque é onde tenho família).

Não sei quanto recebe em média um programador lá, mas estive lá uma semana de férias e a vida lá é MUITO MUITO MUITO, mas mesmo MUITO CARA...

O problema de Londres é que está a ficar muito caro, mas para profissºoes como programador e designer, é um lugar. Como dizes que tens familia la nao deve ser grande problema a questao do imobiliario. Londres e um dos lugares onde gostaria de trabalhar.

Quanto a programacao, o mercado divide-se normalmente em C# e Java. O C que darás no curso provavelmente nao chegara para cobrir as ofertas que o Njay disse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há algo que começo a não perceber... Estou num Curso Profissional de Programação e a linguagem que têm falado mais (C#) eu não vou dar na disciplina de linguagens de programação, mas sim de Sistemas de Informação. Há coisas que não dá mesmo para entender, quando se anda a dar pascal em vez de uma linguagem útil. Enfim, é o país em que vivemos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pascal é uma boa linguagem para aprender as bases da programação e algoritmia. Eu e muito mais gente começou a programar em Pascal.

C# não é uma boa linguagem para aprender a programar (na minha opinião). Envolve muitos mais conceitos que só vai confundir ainda mais alguém que esteja a aprender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas penso que depois de dar um módulo chamado "Lógica da Programação" que o Pascal é completamente dispensável, porque é praticamente Lógica da Programação, mas em inglês e com a possibilidade de executares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que a qualidade de vida de um bom programador lá é pelo menos tão boa como a de um bom programador cá. Sim, foi na zona de Londres.

Eh pá, não deves cingir-te ao que aprendes na escola. Se estás à espera de vir a ser um bom/excelente profissional só com o que te enfiam pela goela na escola então espera sentadinho. Aproveita a escola para aprender os conceitos e ao mesmo tempo, cá fora, treina, investiga, estuda, vasculha, compara, experimenta. C# (e qualquer outra linguagem orientada a objectos) é de facto uma má linguagem para aprender a programar, pois é impossível escrever-se um "hello world" que seja sem que haja "coisas estranhas" no programa. Pascal é bom para aprender, é simples e directo, sem introduzir outros conceitos e sem ter elementos sobre os quais te vão dizer "isso fazes assim, depois noutra cadeira vais aprender porquê".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei disso.

Eu aprendi HTML, CSS, PHP, SQL(mysql) sozinho, e estou a pensar em começar aprender uma nova linguagem de programação. Talvez VB2008, ainda não sei bem..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB2008 não existe. :cheesygrin:

Anyway, HTML e CSS é sempre a mesma coisa, percebes a lógica de um <a>, arranjas uma referência com todos os elementos e propriedades que existem, e percebes a lógica de tudo. PHP é basicamente a mesma coisa, é uma sintaxe básica, não te exige grandes conhecimentos, e basta-te ter uma boa documentação da stdlib da linguagem. SQL já não é tão tão simples, mas é bastante simples na mesma. É fácil aprender estas 4 linguagens sozinho, não tens praticamente nada de dificil a aprender. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou melhor ainda, agarras num livro de algoritmos e/ou estruturas de dados. Mesmo que nunca tenhas que implementar nenhum deles, vais aprender imenso e arrecadar um conhecimento que te será util em todas as linguagens e em imensas situações ao longo da tua carreira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora