• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Centro de Realidade Virtual quer ser âncora de inovação no Alentejo

4 mensagens neste tópico

Tal como o TeK já tinha antecipado, foi ontem anunciado o lançamento do primeiro Centro de Tecnologias de Realidade Virtual em Portugal. O ICT-VR (International Center for Technology in Virtual Reality) conta com um investimento de 7,5 milhões de euros e a parceria tecnológica da Sun Microsystems.

O projecto pretende ser uma âncora de suporte à criação e deslocalização de empresas que pretendam apostar em tecnologias emergentes. O ICT-VR está para isso a criar um Instituto de Novas Tecnologias, com o apoio do POR-Alentejo e quer colocar as competências desenvolvidas ao serviço de um cluster nacional de tecnologias de realidade virtual e do desenvolvimento regional.

O Centro está sedeado em Portalegre e conta com diversos laboratórios, um show room vocacionado para testes e demonstrações, espaços para incubar projectos e empresas e uma sala de formação.

Como parceira tecnológica a Sun vai fornecer equipamento e tecnologia para o Centro de Realidade Virtual, nomeadamente 20 workstation Sun Ultra 40 M2, 5 workstation Sun Ultra 20 M e 1 Sun Blade 6000.

http://www.ictvr.org/

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O International Center for Technology in Virtual Reality (ICT-VR), em pareceria com a Sun Microsystems, vai ter as instalações operacionais a 30 de Novembro, em Portalegre, com o objectivo de desenvolver e divulgar tecnologias de imagem a três dimensões (3D), de acordo com o anunciado quarta-feira em conferência de imprensa.

«O futuro que aí vem é um futuro a 3D, porque a tecnologia assim o permite», afirmou Gastão de Jesus Marques, director e responsável do ICT-VR. «Num curto a médio prazo, teremos a tecnologia 3D massificada: nas televisões, nos telemóveis, nos relógios, etc.», acrescentou.

O Centro Internacional para Tecnologia de Realidade Virtual promove um conjunto de dispositivos tecnológicos que podem ser usados nas mais diversas áreas como a medicina, a publicidade, o entretenimento, a indústria, a educação, a arquitectura e a construção ou o turismo e a cultura.

«Com a implementação de um novo Instituto de Novas Tecnologias especializado em Realidade Virtual, apostamos no desenvolvimento de um conjunto de competências da vanguarda, acreditando que se revelarão cruciais para diferenciar as actividades e a promoção de empresas, instituições e regiões», explicou Gastão Marques.

A tecnologia 3D já existia, mas estava longe de conhecer a envergadura que tem este projecto em desenvolvimento. O ICT-VR já tem capacidade, por exemplo, para produzir conteúdos audiovisuais a três dimensões sem recorrer aos tradicionais óculos 3D.

«Estamos convictos que a opção do ICT-VR pela tecnologia Sun irá posicionar este centro num patamar de excelência, essencial para aumentar a competitividade das empresas (…)», declarou Jorge Salamanca, director da Sun Microsystems em Portugal.

Com um investimento de 7,5 milhões de euros até agora, o Centro vai contar com diversos laboratórios – de desenvolvimento, de simulação, 2D/3D, de motion capture (captação digital de movimento) e de electrónica -; auditórios, showrooms, espaços para acolher empresas e projectos, sala de formação, entre outros.

Entre as proezas tecnológicas que o projecto já realizou, os cinéfilos reconheceriam, do filme «Minority Report», a tecnologia que se baseia no movimento das mãos sobre a tela – tipo touchscreen mas sem necessidade de tocar no ecrã -, permitindo rodar, percorrer, esticar ou ampliar imagens e vídeos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Âncora? Epá, âncoras é para parar barcos, o Alentejo tem é que avançar :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora