• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M.offspring.R

[Ajuda] Iniciação ao Java

10 mensagens neste tópico

Boas pessoal.

Brevemente irei começar a programar em Java. Gostava de pedir aos mais entendidos na matéria algum bom tutorial (tinha preferencia se fsse em PT), ou livro que fosse porreiro para se começar a aprender.

Eu vi neste site este livro, no entanto não sei se será boa compra...

Digam de vossa justiça.

Cump.

M.offspring.R

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok.

O livro escolhio-o tambem pelo POO, pois dos anos que tive programação, nunca dei POO.... É triste mas é assim... Se calhar vou encomenda-lo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou ser sincero, livros da FCA, na minha opinião são escritos para até tótós entenderem.

Tens aqui tudo o  que precisas escrito pelas pessoas do planeta que conhecem melhor a tecnologia em questão:

http://java.sun.com/developer/onlineTraining/

Um livro tem a vantagem de ser impresso, não te consigo recomendar nenhum porque não conheço nenhu, :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acrescento ao link que o pedrotuga indicou o tutorial de Java da Sun, http://java.sun.com/docs/books/tutorial/reallybigindex.html

Recomendar livros ou links é sempre complicado, depende muito da forma como vemos a tecnologia, com que empenho e motivação nos aplicamos, e por isso, um livro bom para uns pode ser péssimo para outros. Estou actualmente a aprender C++ como deve de ser e recomendaram-me o livro Programação com Classes em C++, estou a detestar, além de usar termos com os quais discordo totalmente, e de fazer assumpções sobre outras linguagens quando o livro é sobre C++, interessa-me aprender C++ e não as opiniões do autor sobre o que C++ é ou não é. Isto para mostrar que um livro usado em várias cadeiras de programação e recomendado por alguns colegas e professores não serve para mim, tendo atrasado a minha aprendizagem da linguagem.

Livros em português sobre Java, não conheço nenhum de qualidade, mesmo os que usei para aprender e que serviam como bibliografia da cadeira que tive não os recomendo.

Aprender POO deveria ser independente da linguagem, e depois aplicado a uma linguagem que seguisse no máximo o paradigma.

Quanto a esse livro em especifico, novamente, não gostei muito dele, e devo acrescentar que a descrição feita na teczone peca por algumas incorrecções.

Resumindo, os dois links que eu e o pedrotuga te demos podem ser usados em conjunto com um livro à tua escolha, mesmo que não seja o melhor, para resolver alguns erros ou incorrecções e para ajudar a consolidar os conhecimentos. Não te baseies apenas numa fonte mas sim em várias.

Além disso podes sempre colocar questões aqui :P, e consultar a wiki onde se está a colocar tutoriais e material introdutório ou completo das várias linguagens, incluindo Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok.

Muito obrigado pelos links. Eu a primeira coisa que fiz, foi ir a nossa wiki e ver o que lá estava de Java, mas como está em construção, decidi partir para um livro e/ou mais alguma informação pela net.

@pedrotuga:

Eu tambem andei folhenado um livro da FCA de PHP e daquilo que vi não gostei... Quer dizer, não sou grande programador, nem lá de perto, mas do que sei, não gostei... Mas pronto, são opiniões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente o tutorial de Java na wiki está em re-construção, para ser mais completo e infelizmente o tempo não ajuda a que esteja pronto mais depressa. Mas como disse, recomendo que uses mais que uma fonte, muitas vezes duas pessoas dizem a mesma coisa de formas diferentes e uma das formas será mais simples de entender que outra.

No entanto nada invalida que continues a ir vendo a wiki e que coloques as dúvidas que tenhas, dessa forma aprendendo e ajudando :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim claro.

Esta tarde quando sair do trabalho, vou começar a jogar-me a isso.

Já agora, só mais uma coisinha: Onde e que o pessoal vai encontrar exercicios para ir resolvendo?

O que eu posso fazer é: pego no site que encontrei de exercicios para python e passar para Java... Sempre tenho alguns para resolver :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, só mais uma coisinha: Onde e que o pessoal vai encontrar exercicios para ir resolvendo?

O que eu posso fazer é: pego no site que encontrei de exercicios para python e passar para Sempre fui da opinião que só os exercícios mais simples podem ser transpostos de uma linguagem JSempre fui da opinião que só os exercícios mais simples podem ser transpostos de uma linguagem ava... Sempre tenho alguns para resolver :PSempre fui da opinião que só os exercícios mais simples podem ser transpostos de uma linguagem

Se por transpor te estiveres a referir a resolver o mesmo exercício que tens para Python em Java, acho que apenas os mais simples podem ser conseguidos. Isto porque os exercícios pretendem mostrar uma ou outra caracteristica da linguagem e Python é uma linguagem bastante diferente de Java. Pode, no entanto, ser um ponto inicial.

O Java tutorial inclui vários exemplos e exercícios, mais exemplos que esses não te sei indicar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://www.amazon.com/Core-Java-I-Fundamentals-8th-Sun/dp/0132354764/

http://www.amazon.com/Design-Patterns-Object-Oriented-Addison-Wesley-Professional/dp/0201633612/

Estou a usar esses dois livro para a cadeira de Java que estou a ter este semestre.

Eu como já sei programar em OO razoavelmente bem não comprei livro apenas em forma de tutorial que no fim não servem como referência. Preferi algo em forma de referência/tutorial que além de explicar bem os conceitos podes depois também usar rapidamente para esclarecer dúvidas que tenhas. Explica também a Java API (não toda, é para isso que serve o Volume 2) e vai referindo as diferenças de Java entre outras linguagens, o que eu acho sempre útil num livro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora