• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mekanis

[Ajuda] Shutdown

21 mensagens neste tópico

Boas pessoal

Tipo eu quero fazer um programa para gerir uma sala de computadores e estou na parte do desligar os pc's e reiniciar, todos de uma vez ou um por um, etc

já tenho o codigo Shell("shutdown -s -t 0") que encerra o meu pc neste caso em 0 segundos de intervalo, mas neste caso eu queria fazer a um conjunto de computadores ou a um só, conforme a minha necessidade (podia ser por exemplo com o ip)...

Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Cumps e boas programações :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres que um pc dé ordem aos outros para desligar, é isso ?

Já pensaste em instalar um serviço (windows service) que faça isso ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queres que um pc dé ordem aos outros para desligar, é isso ?

Já pensaste em instalar um serviço (windows service) que faça isso ?

Como assim?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Criares um serviço de windows que corre em background e que te encerrasse ou reiniciasse os pc's.

Vê este exemplo: http://vbtuga.blogspot.com/2008/09/vbnet-windows-service-filesystemwatcher.html

Não entendo muito bem o que queres, mas é apenas reiniciar e encerrar ?

tipo é encerrar e reiniciar mas quando eu quero e não passado algum tempo como tu disseste, penso eu que foi que quiseste dizer.

Queria tambem quando clicasse no número do pc que me mostrasse numa label o ip desse mesmo pc e numa richtextbox mostrasse os processos activos.

Percebes o que quero?

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens q ter um programa na maquina "alvo" que esteja a receber/ler dados numa porta e tu no PC de administração mandas para o IP dessa maquina, na porta tal, uma mensagem para o PC, o programa do "alvo" capta e compara a mensagem q enviaste se for mensagem de shutdown ele desliga, fiz-me entender?!:S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, então tu através do comando shutdown podes indicar qual a máquina a desligar através do parâmetro -m. O que disse era para instares um programa que te desligasse todos os dias à mesma hora, mas isto não é o que tu queres.

Exemplo:

"shutdown -m \\nomedocomputador -t 0"

Faz "shutdown ?" numa janela de DOS para teres acesso ao help com todas as opções disponíveis.

Se precisares de saber o nome do computador dinâmicamente, podes utilizar a classe WMI. Vê este exemplo http://www.freevbcode.com/ShowCode.Asp?ID=4571

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este tópico deu-me uma ideia para fazer uma app aqui para gerir os pc's da empresa, mas tenho um problema adicional, nos computadores o utilizador é limitado, e não tem privilégios para aceder ao comando shutdown, existe alguma forma de contornar o problema?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este tópico deu-me uma ideia para fazer uma app aqui para gerir os pc's da empresa, mas tenho um problema adicional, nos computadores o utilizador é limitado, e não tem privilégios para aceder ao comando shutdown, existe alguma forma de contornar o problema?

lool essa tua empresa por acaso não é a escola? xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei ... posso até tentar mas só para semana Se conseguires avançar com uma experiência na tua empresa era bom.

Testaste ? Está a funcionar ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não não é, a escola deixa saudades, mas já lá vão quase 10 anos, é uma fabrica, e os computadores que necessito de "controlar" são os da produção, que obviamente estão com utilizadores limitados.

Eu bastava-me que houvesse um comando alternativo ao "Shutdown".

O método que estou a pensar usar será 1 Programa "Commander" e vários programas "Terminal" em que o Commander envia as ordens por socket por exemplo e os Terminal executariam no computador em que estão instalados.

Eu experimentei executar o Shutdown manualmente numa dessas máquinas com o tal utilizador limitado mas diz que não tem previlégios para executar aquilo.

Não existe algo similar com o rundlll32.exe?

Edit:

Estive a pesquisar e realmente existe algo, depois testo se o user limitado tem acesso a isto:

C:\Windows\RUNDLL32.EXE shell32 SHExitWindowsEx n

Where n is:

0 = Log Off

1 = ShutDOwn

2 = Restart

4 = Forced

8 = Poweroff

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:wallbash: err este comando é para win 9x

Alguém conhece alguma coisa para XP?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:wallbash: err este comando é para win 9x

Alguém conhece alguma coisa para XP?

Saca o pstools da microsoft e copia para a pasta system32 do windows, depois é só escreveres no DOS psshutdown\\ip e tem outras funções engraçadas como listar os processos activos no pc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saca o pstools da microsoft e copia para a pasta system32 do windows, depois é só escreveres no DOS psshutdown\\ip e tem outras funções engraçadas como listar os processos activos no pc

Uma boa maneira de implementar isto seria na instalação do programa no pc alvo, que copiaria automaticamente as bibliotecas para o /system32/.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma boa maneira de implementar isto seria na instalação do programa no pc alvo, que copiaria automaticamente as bibliotecas para o /system32/.

Tudo o que modifica pastas do sistema não é uma boa solução. E falha em todos os operativos a seguir ao XP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

continuo a dizer para fazeres pelo shutdown

Continuas, mas eu não posso fazer pelo shutdown, pois as máquinas não têm privilégios para usar o shutdown.

Ou tenho alguma maneira de correr o shutdown como o Administrador do computador via código?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conheci este forum precisamente por este tópico. Também preciso de um código que funcione, a minha ideia é uma ideia digamos de noob que consiste em usar o comando Send.SendKeys para desligar o PC.

Ou seja usar o SendKeys para carregar ALT+F4, mais outro SendKeys desta vez a enviar a palavra "encerrar", e outro para carregar no OK.

Se o SO não for português é que não dá. Tive já a procurar em vários sitios mas só vejo altos testamentos de código a usar a API ExitWindowsEx, a dar os previçégios e ETC.

O que nos era capaz de dar mesmo jeito é o programa do senhor "Foskasse" que desliga o pc assim do nada.

Ele no post dá-nos o código fonte, só que eu tou a usar o VB.net 2003 e a vesão que ele usa é superior, por isso se alguém puder colocar aqui ou enviar-me por pm estaria muito grato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora