• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Covilhã: projectos inovadores recebem prémios

1 mensagem neste tópico

Um programa informático capaz de analisar vídeos captados no sistema digestivo e automaticamente detectar problemas de saúde foi o primeiro classificado no Troféu Criar 08, concurso para fomentar o empreendorismo na Covilhã, anunciou esta segunda-feira a organização, escreve a Lusa.

Esta foi a primeira edição do concurso que pretende estimular o empreendorismo e a inovação no interior do país.

Segundo o regulamento, os vencedores receberão os prémios monetários na constituição da sua empresa no concelho da Covilhã.

A aplicação «Doctor Help», de João Alberto Casteleiro e Nuno Nobre, alunos do Instituto Superior Técnico, arrebatou o «Prémio Liberty Seguros», de 20 mil euros.

«O projecto tem como principal objectivo detectar pólipos, úlceras e hemorragias a partir de vídeos do aparelho digestivo», explicam os seus criadores.

«Surge aliado a nova tecnologia, uma cápsula ingerida pelo paciente, que filma todo o aparelho digestivo», sendo esse vídeo «que é interpretado pelo software», referem os autores do projecto. Para já, a aplicação vai ser testada no Hospital da Covilhã.

O segundo lugar foi atribuído ao projecto «Skypilot», de Ângelo Claro e Paulo Machado, ambos da Universidade da Beira Interior, que receberam o «Prémio Fundação da Juventude», de 10 mil euros, para criação da sua empresa de produtos para a aeronáutica.

Foi ainda entregue o «Prémio Câmara da Covilhã», de cinco mil euros, ao projecto «BioF - Functional Biopolymers» da responsabilidade de cinco investigadores da Universidade de Aveiro - Catarina Ferreira, Fabiane Oliveira, José António da Silva, Pedro Ferreira e Sónia Monteiro.

A ideia de negócio tem como ponto de partida a transformação de estiletes de lulas e potas em quitina, quitosano e derivados - produtos para serem usados como espessantes em fórmulas alimentares, purificação de águas e na regeneração de tecidos, entre outras aplicações.

O troféu Criar 08 foi promovido pelo Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, Câmara da Covilhã, Liberty Seguros, Fundação da Juventude e Ensigest (IPAM). A organização anunciou hoje que em 2009 haverá nova edição do concurso.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora