• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mogers

Problema de arranque num portátil

10 mensagens neste tópico

Boas,

Tenho um problema bastante comum, mas não tou a conseguir resolver:

O portátil da minha irmã deixou de conseguir arrancar pelo disco rigido (só tem uma partição). Tem o windows xp instalado. O problema é tentar aceder aos ficheiros do computador sem formatar o disco.

Tentei reinstalar o windows, mas aparece a indicação que o disco está danificado ou o sistema de ficheiros não é compativel - só me dá a opção de formatar.

Tentei também o live cd do ubuntu para ver se dava para aceder aos ficheiros do disco, mas acho que não dá. Depois também tentei instalar o ubuntu, mas na fase do particionador, não aparece informação nenhuma sobre o disco rigido. Ainda esperei vários minutos mas tive de desistir.

Por fim, saquei um windows para colocar numa pen, mas a bios do portatil não permite arrancar por uma pen.

Alguma ideia? Queria resolver isto até amanhã porque a minha irmã amanhã vai para lisboa onde estuda (sou da zona do porto).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o Hiren's Boot CD traz umas tools para recuperar dados. Tenta recuperar o que é preciso, e depois formata.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os discos dos portáteis são bué sensíveis, às vezes uma pancadinha com força e pimba... adeus disco!

Quando eu andei a estágiar apareciam lá loja bués casos assim...

Tiravamus o disco e ligavamos num pc fixo com um adaptador e arrancavamus com esse disco em secundário, tiravamus as cenas que conseguiamos e a seguir era lixo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o Hiren's Boot CD traz umas tools para recuperar dados. Tenta recuperar o que é preciso, e depois formata.

Não consegui nada. Parece que o disco tem erros graves :)

Os discos dos portáteis são bué sensíveis, às vezes uma pancadinha com força e pimba... adeus disco!

Quando eu andei a estágiar apareciam lá loja bués casos assim...

Tiravamus o disco e ligavamos num pc fixo com um adaptador e arrancavamus com esse disco em secundário, tiravamus as cenas que conseguiamos e a seguir era lixo...

Parece que vai mesmo ser preciso ir a uma loja :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se na loja te resolverem alguma cena... mas lembro-me uma vez apareceu lá uma senhora que era alguma coisa de importante, tipo advogada ou algo assim, e acho que mandaram o disco para Londres ou assim, parece que há lá uma empresa mesmo especializada em recuperações de dados!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, e os dados que tens no disco vale os 100 contos para recuperar a informação... Se o disco estiver mesmo pifado, compra um novo, senão é só formatares.

Mas experimenta com o dd criar uma cópia do disco e tentar analisar com forensic tools. dd if=/dev/sda of=discbackup e depois é montares com o mount, mas em vez de /dev/sda usas o path para o discbackup. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha...

Se veres que não tens nada a perder faz assim....

Metes o disco dentro de uma cena que fique hermeticamente fechada... tipo uma marmita tapada lol e metes no congelador do frigorifico, passado uma ou duas horas tiras e tentas...

Parece parvo mas o meu orientador de estagio disse que as vezes funcionava!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas experimenta com o dd criar uma cópia do disco e tentar analisar com forensic tools. dd if=/dev/sda of=discbackup e depois é montares com o mount, mas em vez de /dev/sda usas o path para o discbackup. :)

Como é que corro o dd ? Pelo que vi, é um comando de unix. Acho que aquele bootcd não tem esse comando.

Essa do disco no congelador deixou-me de boca aberta :o

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que corro o dd ? Pelo que vi, é um comando de unix. Acho que aquele bootcd não tem esse comando.

Pegas num livecd de Linux, tipo Ubuntu, ligas um disco externo e copias. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, quando o bacano disse isso a gente nós também ficamos! mas parece que o frio faz acertar as agulhas do disco ou algo do genero!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora