• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

inforatics.newbie

Windows não faz boot

22 mensagens neste tópico

Boas..

Tenho um desktop com +/- 2 anos. Encontra-se em bom estado e tem apenas um SO instalado (Win XP). Estudo longe de casa e deixei o computador à merce das minhas duas irmãs durante 3 semanas. Elas só tinham permissão para aceder a uma conta de convidado (com baicho nível de privilégios). Ontem quando cheguei a casa e tentei ligar o computador apareceu-me aquele menu a perguntar se queremos iniciar normalmente o windows/ modo segurança/... Nessa altura escolhi "iniciar normalmente" e apareceu a imagem do windows a carregar apenas numa fracção de segundo e o pc reiniciou. Após experimentar sem sucesso a opçao "modo de segurança" consegui entrar no modo "linha de comandos" e ao experimentar o comando DIR na directoria C:\ obtive como resposta uma mensagem k afirmava k o disco estava vazio. Ao experimentar o comando MKDIR a resposta foi que o acesso era negado.

Após todos estes falhanços fiz o boot do SO a partir do cd e no menu de formatação não apareceram discos disponíveis. Eu ainda estou na dúvida se este problema está relacionado com o hardware ou com software, pois a minha irmã garantiu-me que tinha sido a ultima pessoa a utilizar o computador e que este estava a funcionar normalmente. Penso que expus aqui toda a informação necedssaria para que me possoam ajudar. Desde ja obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação ao disco não aparecer no menu de formatação, o disco é SATA?

Que idade tem a tua irmã? Acho que até uma determinada idade não é muito aconselhável confiar em tudo o que se diz. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas e orbigadco pela resposta.a palavra dela é de confiança (37 anos) e sim. os discos são sata (sao dois). gostava so de dizer k pretendo uma soluçao k nao comprometa a informacao que tenho nos discos, se ainda la estiver alguma claro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se usas uma cópia não-adulterada do XP, precisas de arranjar os drivers SATA da tua motherboard, pô-los numa disquete, e carregá-los no instalador do XP. Se procurares no google por "XP install SATA driver" és capaz de arranjar ajudas sobre como os carregar no XP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a minha cópia do xp é valida. eh uma dakelas k vêm com o computador (knd compramos numa loja "de jeito", neste caso na chip7). eu ja formatei o pc algumas vezes e ele reconheceu sempre os discos e nc tive nenhum problema, será mesmo isso?

PS Tens algm opiniao formada sobre o k achas k aconteceu?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deve ser. Sobre o que aconteceu, eu tentaria aceder à partição com o Ubuntu ver se está mesmo vazia, e tentaria recuperar dados se fosse necessário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem ter acontecido mil e uma coisa... Pode ter havido uma quebra de energia que tivesse matado os discos (pouco provavel), o sector de arranque do windows pode tar danificado por o pc ter sido desligado sem ser pelo software (+- provavel), pode ser vírus (dificil fazer isso ao pc), etc.

a solução era mesmo essa, tentar arrancar com um ubuntu ou knoppix e tentar ver se os discos tão operacionais ou não! Caso saibas fazer também podes tirar os discos e exprimentar noutro pc dum amigo ou assim, arrancando como disco secundário!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas novamente. É provavel k o computdor tenha sido desligado bastantes vezes sem ser pelo software. Isto poderia de algum modo afectar a informaçao nos discos? Eu tenho outro desktop ms ja eh antigo e n tem ligaçao sata na motherboard e tenho informaçao mt importante naqueles discos. Agora so na 2ª ehk arranjo um liveCD ubunto emprestado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o PC foi desligado sem ser pelo botão Desligar do Windows mas sim pelo botão do computador mais conhecido aqui por  "mandar o pc abaixo" ou  então quando se "arranca" o cabo que liga à fonte de alimentação é possivel que ocorram quebras de energia que factem fisicamente o disco ou entao a nível de software pode-se ter estragado o sector de arranque do Windows...

Se não conseguires pelo Ubuntu e teres cenas muito importantes aí, podes ir a um técnico mas nesse caso de pagar pelo menos 30 euros não te livras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se aparece o boot do Windows, o sector de arranque não está corrupto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando o sector de arranque do windows anda parvo deixa aparecer a barra onde carrega o windows mas depois vai abaixo! As vezes, outras nem isso aparece!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando o sector de arranque do windows anda parvo deixa aparecer a barra onde carrega o windows mas depois vai abaixo! As vezes, outras nem isso aparece!

Sabes como funciona e para que serve o boot sector?

Se o sector de arranque do disco está corrupto, ele nem chega a correr o boot loader.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu tou a falar do sector de arranque do Windows... nao do disco...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu tou a falar do sector de arranque do Windows... nao do disco...

Então explica-me o que é o sector de arranque do Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que faz o windows arrancar... o que carrega todos os ficheiros do windows... ou seja, o sector de arranque é representado por aquela barra que anda ás voltas quando o windows inicia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que faz o windows arrancar... o que carrega todos os ficheiros do windows... ou seja, o sector de arranque é representado por aquela barra que anda ás voltas quando o windows inicia...

Pois, não tem nada a ver. Aconselho-te a aprenderes mais sobre a terminologia destas coisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas ouve lá... Uma cena é o arranque do disco... outra é o arranque que o windows faz.... o do disco é igual em todos os SO's mas o windows tem um próprio, onde ele arranca todos os ficheiros que precisa para funcionar... Parece que é esse é que tá a falhar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas isso não se chama sector de arranque. Por isso é que tens de ter cuidado quando dizes as coisas para não seres mal interpretado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entao como se chama? acho que fui bem claro ao dizer sector de arranque do windows... acho que sector de arranque do windows só há um!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando se fala de sector de arranque (ou boot sector) é o primeiro sector do disco (também conhecido como MBR - Master Boot Record) que tem uma lista de partições do disco e uma flag que diz qual é a partição de boot. A BIOS quando inicia, verifica esse primeiro sector do disco, e executa código máquina que se encontra nesse espaço. O que esse código costuma fazer é fazer um jump para o VBR (Volume boot record) que se encontra na partição de boot. No caso do Windows, o que o código no VBR faz é executar o boot loader NTLDR (NT Loader), que é aquela parte do arranque onde podes escolher a versão do Windows que queres executar (se tiveres várias). Depois de seleccionares, então o NTLDR faz load do NT kernel (ntoskrnl.exe) e o processo de boot do Windows começa (o que tu chamas de "sector de arranque do Windows"). Seguidamente o kernel faz load de alguns DLLs (como por exemplo o bootvid.dll que trata do boot gráfico com a barra de loading e tal).

Espero que tenhas ficado a perceber melhor como funciona o arranque...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando se fala de sector de arranque (ou boot sector) é o primeiro sector do disco (também conhecido como MBR - Master Boot Record) que tem uma lista de partições do disco e uma flag que diz qual é a partição de boot. A BIOS quando inicia, verifica esse primeiro sector do disco, e executa código máquina que se encontra nesse espaço. O que esse código costuma fazer é fazer um jump para o VBR (Volume boot record) que se encontra na partição de boot. No caso do Windows, o que o código no VBR faz é executar o boot loader NTLDR (NT Loader), que é aquela parte do arranque onde podes escolher a versão do Windows que queres executar (se tiveres várias). Depois de seleccionares, então o NTLDR faz load do NT kernel (ntoskrnl.exe) e o processo de boot do Windows começa (o que tu chamas de "sector de arranque do Windows"). Seguidamente o kernel faz load de alguns DLLs (como por exemplo o bootvid.dll que trata do boot gráfico com a barra de loading e tal).

Espero que tenhas ficado a perceber melhor como funciona o arranque...

True story. :) Se tiveres mais dúvidas, podes recorrer à wikipedia, eles têm lá bastante informação.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora