• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

[OpenOffice.org] Exportar gráfico para PDF

20 mensagens neste tópico

Alguém sabe se é possível exportar um gráfico gerado no OpenOffice.org para PDF (ou até PNG)?

Basicamente queria um ficheiro PDF que só contivesse a área do gráfico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Metes o gráfico num documento e é só carregar no botão que exporta para PDF...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas nesse caso o PDF gerado vai ser muito maior do que o gráfico.

Como é para incluir num ficheiro LaTeX, convinha que o PDF fosse do tamanho do gráfico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um printscreen, e de seguida exportação para o formato pretendido? ou as dimensoes do grafico sao brutescas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes copiar o gráfico do OpenOffice Calc para o OpenOffice Draw e depois, com o OpenOffice Draw exportá-lo para PDF ou PNG.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes copiar o gráfico do OpenOffice Calc para o OpenOffice Draw e depois, com o OpenOffice Draw exportá-lo para PDF ou PNG.

Quando fiz isso, imprimiu-me na mesma numa página inteira  :)

Há alguma opção para criar um PDF da dimensão do gráfico?

Em último recurso, irei recorrer a um screenshot (e até pode ficar em PNG), mas esperava que o OpenOffice.org conseguisse exportar o gráfico em formato vectorial para PDF, de modo a ter mais liberdade para ajustar o seu tamanho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmmm ... se diminuires o tamanho da página no OODraw para se ajustar ao gráfico e depois exportares, o PDF gerado fica sem margens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou tentar ver isso. Aquilo não parece é ser muito prático de diminuir a página, mas depois logo vejo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mas esperava que o OpenOffice.org conseguisse exportar o gráfico em formato vectorial para PDF, de modo a ter mais liberdade para ajustar o seu tamanho.

Mas o gráfico está em formato vectorial?

Porque é que não disseste isso antes?

Se o gráfico está num formato vectorial, então não é o OpenOffice.org que queres usar. O OpenOffice.org é orientado para documentos paginados e é isso que produz.

Mas  há programas mais adequados para isso. Por exemplo sugiro-te o Inkscape.

O Inkscape pode exportar gráficos vectoriais para bitmap (como por exemplo PNG). Exportando para bitmap podes escolher exactamente as dimensões de tudo.

O Inkscape imprime para ficheiros, como PDF e PS (mas não vai fazer o que queres) e também podes ter uma impressora de PDF no sistema.

Acho que um PDF implica sempre uma página (pelo menos). Parece-me que queres mesmo é exportar para bitmap.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falco, PDF são documentos paginados em toda e qualquer situção. Podem é ter só uma página e esta pode ser do tamanho que se deseje.

É mesmo esse o problema rui carlos, estás a querer usar o dormato pdf para uma coisa que ele não serve.

Se for para por num documento latex porque é que não incluis normalmente o eps? Acho que é a forma mais comum de incluir grafcos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o gráfico está em formato vectorial?

Porque é que não disseste isso antes?

Se o gráfico está num formato vectorial, então não é o OpenOffice.org que queres usar. O OpenOffice.org é orientado para documentos paginados e é isso que produz.

Mas  há programas mais adequados para isso. Por exemplo sugiro-te o Inkscape.

O Inkscape pode exportar gráficos vectoriais para bitmap (como por exemplo PNG). Exportando para bitmap podes escolher exactamente as dimensões de tudo.

O Inkscape imprime para ficheiros, como PDF e PS (mas não vai fazer o que queres) e também podes ter uma impressora de PDF no sistema.

Acho que um PDF implica sempre uma página (pelo menos). Parece-me que queres mesmo é exportar para bitmap.

Não sei se o OO consegue exportar um gráfico gerado por ele em formato vectorial, mas esperava que o conseguisse.

O OO não me parece que seja só para produzir documentos paginados. Ainda para mais quando estamos a falar de folhas de cálculo.

O Inkscape dá para criar gráficos de forma mais ou menos automatizada? Tipo, a partir de uma tabela?

pedrotuga, eu consigo converter imagens em EPS para PDF. O PDF pode ter imagens que não ocupam uma página tal como o EPS. Assim, é um formato tão viável como o EPS.

Se o OO permitir exportar para EPS também serve. Só prefiro PDF, porque se usar PDF não posso usar o pdflatex directamente (não é nada de grave, só que como trabalho com PDFs, terei que correr mais um comando).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Inkscape dá para criar gráficos de forma mais ou menos automatizada? Tipo, a partir de uma tabela?

Penso que o falco não estava a sugerir para criares os gráficos no Inkscape, mas sim para exportares do OpenOffice para um formato vectorial, e de seguida abrir esse ficheiro no Inkscape e exportares para um bitmap.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se o OO consegue exportar um gráfico gerado por ele em formato vectorial, mas esperava que o conseguisse.

O formato nativo do Draw é um formato vectorial. Mas para documentos paginados.

Sugiro que copies o gráfico para o draw e que depois o exportes como SVG (o Draw pode exportar para SVG e o Calc não).

O OO não me parece que seja só para produzir documentos paginados. Ainda para mais quando estamos a falar de folhas de cálculo.

Mas é extremamente orientado para isso. E é nisso e que se foca e é isso que se deve esperar dele. Tem mais capacidades, mas eu diria que são pouco relevantes.

Sugiro que para a próxima dês mais detalhes sobre o teu problema, para te podermos ajudar melhor. Dizer que queres exportar um gráfico gerado no OO.o, é demasiado vago e pode significar coisas bastante diferentes, com implicações diferentes.

O Inkscape é um software de desenho vectorial. Não foi feito para isso. Mas podes criar um desenho vectorial dessa forma, fora do Inkscape e depois abrires no Inkscape.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O quu eu quis dizer é que um formato de documento que inclua incondicionalmente uma página onde o conteudo reside, não te serve.

Precisas de um formato que conteha apenas o conteudo e que de preferencia neste caso, sejam graficos vectoriais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O quu eu quis dizer é que um formato de documento que inclua incondicionalmente uma página onde o conteudo reside, não te serve.

Precisas de um formato que conteha apenas o conteudo e que de preferencia neste caso, sejam graficos vectoriais.

O PDF faz o que dizes no segundo parágrafo. Tenho imagens em PDF assim.

Vou tentar ver até que ponto o Inkscape serve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Li na diagonal, mas não podes apenas criar no writer um página do tamanho do gráfico (Formatar-Página e alteras o comprimento e a largura) e exportar para .pdf?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É provável que dê para fazer isso com as propriedades da página. Mas nunca o fiz. Prefiro falar só do que tenho algum conhecimento.

Também já foi sugerido o LaTeX, que ao que sei é também uma excelente solução, mas também não tenho grandes conhecimentos de como fazer isso com o LaTeX. Por isso abstenho-me de sugerir isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também já foi sugerido o LaTeX, que ao que sei é também uma excelente solução, mas também não tenho grandes conhecimentos de como fazer isso com o LaTeX. Por isso abstenho-me de sugerir isso.

O objectivo é pôr o gráfico num documento LaTeX.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É provável que dê para fazer isso com as propriedades da página. Mas nunca o fiz. Prefiro falar só do que tenho algum conhecimento.

Eu já e funciona. O .pdf fica com as dimensões que definires na página.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Seguindo a sugestão dada pelo pmg e pelo CR_, já consegui resolver o problema.

Funcionou na perfeição (só dá um bocado de trabalho a mais :confused:).

Obrigado a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora