• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pr0wn3r

Webdesigner: How to...

23 mensagens neste tópico

Boas,

Frequento a licenciatura de Eng. Informatica e Computadores, mas tenho como objectivo um futuro como webdesigner (e nao designer de aplicacoes para a web).

Pergunto qual o melhor modo de atingir este fim.

Que tipo de licenciatura optar, ou é preferivel cursos profissionais?

Dêem a vossa opinião...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

A malta que conheço que optou por esses "caminhos" tiraram todos cursos de design e multimédia, não sei se é isso que tens em mente .. Uma das referências é Santarém para esse curso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A cena toda, é que odeio o meu curso...e nao faço ideia como me livrar dele.

No entanto, segundo vi em alguns sitios, pedem gajos com licenciatura em eng. informatica para desempenhar funcao de webdesigner...mas nao compreendo a ligacao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem pede um engenheiro para designer também não compreende bem o que esta a pedir :P

Eu partilho a opinião do yoda.pt segue um caminho ligado ás artes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu se fosse a ti continuava com o curso.

Acredito que por agora fazer Webdesign é tudo o que queres, mas quando fores mais velho, imagina-te com 40 ou 50 anos a fazer design de páginas.. Certamente que vais querer evoluir, e aí o curso que estás a tirar vai-te ajudar bastante.

Para não falar do facto que referiste: pedem licenciaturas no currículo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se design, apenas design, é o que pretendes, então precisas de mudar de curso, algo ligado a multimédia e artes gráficas.

O problema é que por vezes, quem pede um designer, quer um designer/programador, quer um colaborador que possa preencher os dois papéis, já que, neste caso, os dois andam bem juntos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se design, apenas design, é o que pretendes, então precisas de mudar de curso, algo ligado a multimédia e artes gráficas.

O problema é que por vezes, quem pede um designer, quer um designer/programador, quer um colaborador que possa preencher os dois papéis, já que, neste caso, os dois andam bem juntos.

É raro encontrar bons designer que sejam bons programadores em simultâneo .. Mas sim, a maioria das empresas querem um canivete suiço humano pelo salário minimo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É raro encontrar bons designer que sejam bons programadores em simultâneo .. Mas sim, a maioria das empresas querem um canivete suiço humano pelo salário minimo :P

Isso é verdade de facto.

No entanto empresas mais sérias arranjam pessoal qualificado para ambas as tarefas.  Programador e designer são skillsets completamente diferentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gosto de fazer ambas as coisas :P

Eu também, mas design a um nível menos complexo comparativamente à parte da programação, por não conseguir melhor :)

Anyway, pr0wn3r, acho que fazias bem em tirar um curso de design e multimédia, programação web é algo que com auto-aprendizagem se domina relativamente bem :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hey!

Desaconselho vivamente cursos de design salvo algumas excepções.

Cursos de design financiados... esquece, é tempo perdido. Os professores não ensinam o que sabem e não sabem o que ensinam.

Se tiveres guita tens boas escolas em Lisboa, como por ex. Etic, Restart, The Edge, e possivelmente outras que não me recordo. MAS... se não fores uma pessoa determinada, não é a escola que te vai incutir esse espírito. Tipo teres aquela cena de estar sempre a criar e a aprender cenas, que na minha opinião é precisamente isso que faz a diferença na área do design.

Se o que queres é realmente webdesign estás no curso certo. A engenharia é a base de tudo. Com os conhecimentos dum curso como esse poder-te-às facilmente adaptar a muitas linguagens utilizadas na web.

Por isso a minha opinião é,

Continua no curso onde estás e aplica-te como autodidacta na área do design, são duas áreas que se complementam e esta ultima tem a grande vantagem de poder ser assimilada mais facilmente por conta própria do que propriamente a programação.

Força!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo teres aquela cena de estar sempre a criar e a aprender cenas, que na minha opinião é precisamente isso que faz a diferença na área do design.

Se o que queres é realmente webdesign estás no curso certo. A engenharia é a base de tudo. Com os conhecimentos dum curso como esse poder-te-às facilmente

Não é no curso que se aprende a ser bom ou mau, isso depende sempre da pessoa, como é óbvio .. Eu tirei um curso profissional que não me ensinou nada, eu é que procurei saber, e se sou bom ou mau hoje, não foi o curso que me fez assim .. Essa teoria é a das empresas que contratam pessoal com canudo, porque supostamente são "bons" .. bad choice!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é no curso que se aprende a ser bom ou mau, isso depende sempre da pessoa, como é óbvio .. Eu tirei um curso profissional que não me ensinou nada, eu é que procurei saber, e se sou bom ou mau hoje, não foi o curso que me fez assim ..

Que curso tiraste?

Essa teoria é a das empresas que contratam pessoal com canudo, porque supostamente são "bons" .. bad choice!

A que área te referes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que curso tiraste?

A que área te referes?

curso profissional de informática, generalista.

e refiro-me a todas as áreas praticamente, o cenário não tende a mudar ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava na esperança de conseguir mudar para Audiovisual e Multimedia.

Julgo que no fim bate melhor para webdesign do que Eng. Informatica.

Alem disso, Eng. Informatica é f***** como oh c****** ! Estar aqui anos, e sair com uma media de 10 nao sabendo nepia de nepia...é mau para o futuro.

Cursos profissionais realmente já ouvi falar mal. Entre isso e onde estou...prefiro tar onde estou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo nome do curso deves tar no técnico, não? Se o teu sonho é webdesign eng. inf. é realmente um curso difícil de engolir. Como já aqui alguns disseram, eng. não tem muito a ver com webdesign, se bem que os 2 cruzam-se lá no "back stage". Podes perfeitamente ser um bom programador sem ter que fazer o curso de eng. Se o que gostas é mesmo criar, artes, e uma vez que detestas tanto esse curso de eng., acho que devias sair e procurar algo ligado ao design. Os 1ºs 2 anos do curso d eng. deveriam ser mais do que suficientes para aprender umas bases sólidas de programação, apesar de provavelmente também as poderes adquirir comprando um bom livro que ensine a programar (provavelmente já tens, se tás no curso do IST) ou tirando depois um ou 2 cursos de "programação web", pois na web vais lidar com linguagens muito específicas. No teu caso webdesign é o gosto primário pelo que devias apostar nisso; programação é "apenas" uma grande mais valia que podes adicionar às tuas capacidades. Quando se procura um webdesigner faz-se pelo seu portfolio, e isso não inclui inspeccção de código fonte...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alem disso, Eng. Informatica é f***** como oh c****** ! Estar aqui anos, e sair com uma media de 10 nao sabendo nepia de nepia...é mau para o futuro.

Essa é uma generalização muito má, os cursos não são assim tão difíceis, exigem algum trabalho e empenho, como qualquer outro curso, e a média é o reflexo do teu trabalho e esforço. Quanto aos anos, novamente depende muito de ti.

A não ser na área de investigação, ainda estou para ver uma empresa que peça a média a um aluno de informática, a média diz pouco do teu perfil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa é uma generalização muito má, os cursos não são assim tão difíceis, exigem algum trabalho e empenho, como qualquer outro curso, e a média é o reflexo do teu trabalho e esforço.

Para mim qualquer coisa que deteste fazer é f* pa c*...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou no IST.

A cena toda, é que se chego ao final do curso e não me safo no mercado de trabalho por não ser muito dotado...bem, é uma vida atirada ao ar.

Não quer dizer que com webdesign fosse granda pro, nada disso...mas o gosto pelo trabalho que se faz é meio caminho andado para o sucesso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A cena toda, é que se chego ao final do curso e não me safo no mercado de trabalho por não ser muito dotado...bem, é uma vida atirada ao ar.

Não quer dizer que com webdesign fosse granda pro, nada disso...mas o gosto pelo trabalho que se faz é meio caminho andado para o sucesso...

Essa foi uma das razões pela qual não ingressei na universidade. Gastar bastante dinheiro para ter um "certificado" que realmente podia não me trazer o que eu realmente queria cá fora ( sim, ganhar mais €€ e ter um emprego estável não me faz feliz ) era perca de tempo, e ainda penso assim .. Optei por trabalhar o meu caminho à medida que precisava e como queria, e hoje estou bastante bem .. Não quer dizer isto que seja assim com todos, claro.. Mas não se deixem levar por linhas gerais quando querem algo que seja "extra-curricular" ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou no IST.

Assim sendo nem penses duas vezes, baza do curso. Nem pagues as props deste ano, junta mais umas centenas e tiras um curso porreiro na ETIC. Pelo que tenho ouvido, na área dos audiovisuais as saidas são bastante boas - tipo TV.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa teoria é a das empresas que contratam pessoal com canudo, porque supostamente são "bons" .. bad choice!

Pois acredita.... eu ando em informática em Coimbra e se contratas alguém que saiu daqui com média superior a 13, então podes ter a certeza de que ele é bom....

E não me venham com tretas dizer k a média não significa nada....

Agora quanto à questão de se esse é o curso mais indicado para webdesign, não sei.... mas acho que isso é mais uma questão pessoal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estava na esperança de conseguir mudar para Audiovisual e Multimedia.

Julgo que no fim bate melhor para webdesign do que Eng. Informatica.

Cursos profissionais realmente já ouvi falar mal. Entre isso e onde estou...prefiro tar onde estou.

Boas pessoal ! Os cursos profissionais não são maus.. é obvio que depende da escola que frequentas e os professores que tens.. Eu estou agora a concluir o Curso Profissional de Informática de Gestão e foi a melhor coisa que fiz.. (tenho a experiência de Ensino Secundário). Pretendo tirar licenciatura em Eng Informática na FCUL e vou para lá com boas bases de Informática, penso que a maior dificuldade que vou ter seja a matemática, mas com esforço e dedicação podemos atingir muitas metas. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora