• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

OpenOffice.org 3.0 release trips up community's Web site

16 mensagens neste tópico

IDG News Service —  The release of a new version of the OpenOffice.org productivity suite hit a snag Monday when the community experienced Web site problems that made downloading the suite extremely slow and at times impossible for users.

The OpenOffice.org Community released OpenOffice.org 3.0, a new version of the open-source productivity suite that competes with Microsoft Office. However, a note on the community's Web site Monday apologized for problems with the site, attributing them to demand for the new suite that was higher than expected.

"Apologies -- our website is struggling to cope with the unprecedented demand for the new release 3.0 of OpenOffice.org," according to a note. "The technical teams are trying to come up with a solution."

A spokeswoman for OpenOffice.org's public relations firm confirmed the problems Monday, saying that while people have been "successfully downloading" the suite all day, "there are times when the servers get overrun due to volume."

OpenOffice.org set up a temporary landing page for users until site issues have been fully resolved, she added. Though the URL is different, it looks the same as the regular OpenOffice.org page.

As of about 2:00 p.m. Eastern Daylight Time, the OpenOffice.org site was working very slowly, although several different language versions of OpenOffice.org 3.0 -- including English, French, German and Italian -- were available for downloading from the site. Older versions of the suite also were available for download.

OpenOffice.org is a freely available and open-source competitor to Microsoft Office. The 3.0 version of the suite makes it more extensible for users, allowing them to add third-party features from an OpenOffice.org repository to the suite, which offers basic productivity, spreadsheet and presentation software, according to the OpenOffice.org community.

New add-on features available for OpenOffice.org 3.0 are support for business analytics and the ability to import PDF (Portable Document Format) documents. There is also a feature for creating hybrid PDF documents, which have the ODF (Open Document Format) attached to the PDF document. ODF is the file format for documents that OpenOffice.org uses; it is recognized as an international standard by the ISO (International Organization for Standardization).

IDG News Service

http://www.openoffice.org/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OpenOffice mais a mania de me instalar o Java no computador...

Já agora, alguém sabe quando sai a versão Portuguesa de Portugal? Não aparece no site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OpenOffice mais a mania de me instalar o Java no computador...

Já agora, alguém sabe quando sai a versão Portuguesa de Portugal? Não aparece no site.

Isso é culpa do utilizador que não sabe ler a opção onde diz para não instalar o java ou obter a suite sem o java! :)

A versão portuguesa costumava estar sempre meses atrasada, neste momento não sei se o responsável é o mesmo que antes, se for, ainda sai a 4 antes de termos uma versão em português :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa mas a culpa não é do utilizador... a suite por default vem com o Java agarrado. É o mesmo que dizeres que no caso daqueles programas que trazem spyware mas que se tiveres com muita atenção podes escolher para não instalar, a culpa também é do utilizador.

Anyway, para que é usado o Java no OpenOffice? Eu instalo sempre a versão sem o Java e funciona sempre bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar é porque já tens java instalado :x

Hmm, agora tenho instalado o Java mas não tenho o OpenOffice, por isso não sei. :biggrin:

Mas penso que já tive o OpenOffice sem o Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas será o java assim tão mau?

Não ocupa grande espaço nem consome grandes recursos, e existem várias aplicações que necessitam da tecnologia.

Eu ainda não experimentei a versão 3.0 pois ontem demorava 24 minutos a fazer download, vou esperar que resolvam definitivamente os problemas com a velocidade, pode ser que entretanto saia a versão portuguesa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas será o java assim tão mau?

Para mim não é essa a questão. Nem disse que o Java era mau, atenção. Eu até gosto da tecnologia.

Mas penso que isto é apenas uma estratégia da Sun para forçar as pessoas a instalar o Java...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas penso que isto é apenas uma estratégia da Sun para forçar as pessoas a instalar o Java...

A questão é que a maioria das pessoas não sabe que precisa de ter o Java instalado para ter todas as funcionalidades do Open Office, e isso era um impedimento ao uso do Open Office. Existem várias funcionalidades do Open Office que estão dependentes de Java.

O Java vem incluído se quiseres, tens vários links para download e tens várias opções de download, podes obter a versão que mais jeito te der, eu nunca faço download do Open Office com o Java incluído, além de ocupar algum espaço de download, Java é capaz de ser a primeira coisa que instalo num sistema, muito antes de pensar numa suite de produtividade :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No mesmo dia em qua foi lançada a nova versão do OpenOffice a nível internacional a comunidade portuguesa disponibilizou o pacote em português para os vários sistemas operativos suportados. Os problemas com os servidores internacionais do OpenOffice.org, e consequentemente com o site em português, acabaram por ocultar a disponibilidade da versão portuguesa, mas a equipa nacional colocou os instaladores em dois mirrors nacionais.

Paulo Vilela, responsável de marketing do OpenOffice.org em Portugal, explicou ao TeK que foi criado um mirror nos servidores da Caixa Mágica e outro na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A versão portuguesa deverá estar "a curto prazo" também disponível a partir da área de downloads do site do OpenOffice.org, mas precisa primeiro de passar uma série de testes adicionais.

A versão portuguesa corre em Windows, Linux, solaris e Mac OS X e tem um dicionário criado para português, que também pode ser descarregado gratuitamente e instalado no pacote de produtividade.

Nos últimos quatro meses foram contabilizados em Portugal 520.000 downloads da versão 2 do OpenOffice, o que segundo a organização deixa grandes expectativas em relação à adesão à versão 3.0.

Recorde-se que o OpenOffice.org vai ser instalado nos 500 mil Magalhães que o Governo quer distribuir às crianças portuguesas do primeiro ciclo do ensino básico. O pacote de produtividade vai estar instalado na partição de Libux, com o sistema operativo da Caixa Mágica, embora Louis Suárez-Potts, coordenador mundial do desenvolvimento do OpenOffice.org, tenha confessado em entrevista ao TeK que gostaria que o pacote estivesse também disponível do Windows, já que duvida do seu uso efectivo na partição de Linux.

http://maracuja.homeip.net/software/dict

ftp://openoffice.caixamagica.pt/stable/3.0.0/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ENA! Estou genuinamente surpreendido.

Ainda me lembro de tentar contactar o tradutor/responsável e não obter qualquer resposta, bem como ver as versões do Open Office a passar e não ver a versão portuguesa muito actualizada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Recorde-se que o OpenOffice.org vai ser instalado nos 500 mil Magalhães que o Governo quer distribuir às crianças portuguesas do primeiro ciclo do ensino básico. O pacote de produtividade vai estar instalado na partição de Libux, com o sistema operativo da Caixa Mágica, embora Louis Suárez-Potts, coordenador mundial do desenvolvimento do OpenOffice.org, tenha confessado em entrevista ao TeK que gostaria que o pacote estivesse também disponível do Windows, já que duvida do seu uso efectivo na partição de Linux.

:-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar o nome da suite é OpenOffice.org.

Em segundo lugar, o OpenOffice.org, não instala o Java a não ser que queiras.

Desculpa mas a culpa não é do utilizador... a suite por default vem com o Java agarrado. É o mesmo que dizeres que no caso daqueles programas que trazem spyware mas que se tiveres com muita atenção podes escolher para não instalar, a culpa também é do utilizador.

Não, não é!

Quando se trata de spyware, não te perguntam se queres instalar o spyware. E o spyware é algo malicioso pela sua natureza técnica, à partida o Java não (pelo menos que se saiba).

Anyway, para que é usado o Java no OpenOffice? Eu instalo sempre a versão sem o Java e funciona sempre bem.

É uma dependência de algumas das aplicações para terem algumas features... Por exemplo:

* o Base, utiliza um motor que é escrito em Java;

* as ferramentas de acessibilidade também dependem do jre;

* os filtros de xslt dependem do jre;

* o media player para sistemas *nix usa jre;

* os wizards de documentos no writer usam o jre;

* etc...

Tal como tu a maior parte das pessoas não precisa de usar Java com o OpenOffice.org e não vai sentir falta dele. Eu também não uso e não sinto.

Houve uma altura em que a tradução do OpenOffice.org esteve ao abandono, mas depois um grupo de apoiantes do Software Livre interessados no assunto pegaram no assunto e o Paulo Vilela (funcionário da Sun e sócio da ANSOL) tomou conta da comunidade em Portugal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Houve uma altura em que a tradução do OpenOffice.org esteve ao abandono, mas depois um grupo de apoiantes do Software Livre interessados no assunto pegaram no assunto e o Paulo Vilela (funcionário da Sun e sócio da ANSOL) tomou conta da comunidade em Portugal.

Desconhecia completamente que tinham pegado no assunto com mais responsabilidade, é bom ver o projecto de internacionalização para português a funcionar em pleno.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora