• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

SLIFE

Linhas como guia de transporte

17 mensagens neste tópico

Boas

Estou a precisar de desenvolver um programa onde tem guias de transporte!

O problema é que estou mesmo em branco, nem sei bem por onde começar nessa situação.

Tenho que ter um numero de guia, na qual será adicionadas diversas linhas contendo codigoProduto, Descrição, quantidade, preço, etc.

Não sei como adicionar isso!

Se alguém tiver algum programa com código fonte que faça isto e poder disponibilizar para fins de aprendizagem, agradeço.

Caso contrario, pelo menos dêem me alguma luzes importantes para poder resolver isto.

Cumprimentos

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Parece-me questão de fazer um pouco de dissociação.

O programa ao que parece precisa de formulários ( campos para introduzir valores ) , portanto pode-se começar por pesquisar como trabalhar com zonas de introdução de valores, e receber os valores delas para serem tratados.

Mas parece que falta aí informação na descrição. É suposto apenas fazer guias de transporte? E o que faz depois com elas? 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Parece-me questão de fazer um pouco de dissociação.

O programa ao que parece precisa de formulários ( campos para introduzir valores ) , portanto pode-se começar por pesquisar como trabalhar com zonas de introdução de valores, e receber os valores delas para serem tratados.

Mas parece que falta aí informação na descrição. É suposto apenas fazer guias de transporte? E o que faz depois com elas? 

Boas

Inicialmente apenas preciava de ter uma ideia de como funciona.

Como é logico depois iria completar com outras coisas, tipo impressao das mesmas, saidas de stock dos artigos associados á guia, etc.

Mas para já precisava era mesmo de ter uma ideia de funcionamento.

precisava de um pequeno exemplo.

Como quais os campos principais para a base de dados, e como poder agregar diversas linhas a uma guia!

Cumprimentos

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso duvido que alguém aqui vá dizer .. Quando queremos por em prática um projecto, temos de ter em mente o que pretendemos que ele faça .. Partir de pressupostos de funcionamento desse tipo de coisas é algo antigo, que a malta mais nova nem sequer põe na cabeça.

Se existe uma ideia, convém escrevê-la em papel para se perceber onde se pode começar, e o que se deve procurar, e em ultima instância para obter ajuda de outras pessoas como nós, porque seguramente não vamos pensar "o software do meu vizinho zé faz assim, portanto deve ser isto", porque é um erro comum neste mundo este tipo de pensamentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como o yoda.pt já disse é uma questão um pouco vaga e que precisa de ser bem pensada.

Quando decidires que campos vais usar, que base de dados, etc, aí podem aparecer dúvidas concretas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso duvido que alguém aqui vá dizer .. Quando queremos por em prática um projecto, temos de ter em mente o que pretendemos que ele faça .. Partir de pressupostos de funcionamento desse tipo de coisas é algo antigo, que a malta mais nova nem sequer põe na cabeça.

Se existe uma ideia, convém escrevê-la em papel para se perceber onde se pode começar, e o que se deve procurar, e em ultima instância para obter ajuda de outras pessoas como nós, porque seguramente não vamos pensar "o software do meu vizinho zé faz assim, portanto deve ser isto", porque é um erro comum neste mundo este tipo de pensamentos.

Boas

Tens razao!

Eu sei que é um pouco vago aquilo que pergunto.

Mas perguntei só com o objectivo de perceber como funciona em termos de programação uma guia de transporte.

Nao existe campos de maior numa base de dados, isto é nem sei bem quais os campos que devo colocar lá.

Só precisava de um exemplo, e por isso perguntei.

Penso que todas as guias de transporte funcionem dentros dos mesmos parametros! Penso eu.

Cumprimentos

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como o yoda.pt já disse é uma questão um pouco vaga e que precisa de ser bem pensada.

Quando decidires que campos vais usar, que base de dados, etc, aí podem aparecer dúvidas concretas.

Boas jpaulino

Eu sei que estou a ser vago no que toca á ideia. Mas como nem sei bem por onde começar, resolvi perguntar.

Nao quero que me façam o trabalho, tratasse mesmo de estar no escuro no que a isto é relacionado.

Se vires uma guia de transporte, sabemos que tem inumeros campos atribuidos a uma guia.

Mas esse campos ficam gravados numa base de dados e como associamos isso ao numero de guia??

Não sei se me estou a conseguir explicar, mas o que é certo é que nem estou a conseguir arrancar com esta parte.

Um abraço

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O número de uma guia (ou outros exemplo como facturas, recibos, etc) é um número auto incrementado(chave primária) de uma base de dados. Só tens de inserir os outros registos e o número é criado automáticamente. Depois, com base nesse número, é gerado o relatório.

Nada de especial, e o mais dificil é ver quais os campos necessário, gravar os dados na db, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma pergunta : Tens experiência de programação? VB neste caso e SQL por exemplo? É que sem conhecer as capacidades / limitações das tecnologias a usar, e sem ter experiência mínima a programar, é complicado até perceber um bloco de código que aqui colocásse-mos ..

Outra pergunta : "saidas de stock dos artigos associados á guia"

Isto parece-me algo mais do que apenas gestão de guias de transporte .. Onde existem estes artigos? E quem os insere? etc etc ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma pergunta : Tens experiência de programação? VB neste caso e SQL por exemplo? É que sem conhecer as capacidades / limitações das tecnologias a usar, e sem ter experiência mínima a programar, é complicado até perceber um bloco de código que aqui colocásse-mos ..

Outra pergunta : "saidas de stock dos artigos associados á guia"

Isto parece-me algo mais do que apenas gestão de guias de transporte .. Onde existem estes artigos? E quem os insere? etc etc ..

Saidas de stock foi um exemplo do que uma guia de transporte pode causar!

Nao tenho muita experiencia a nivel de programação, desenvolvo alguns programinhas mas nada de muito complicado!

E por estar a tentar me envolver mais na programação é que começaram a surgir algumas duvidas mais profundas!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O número de uma guia (ou outros exemplo como facturas, recibos, etc) é um número auto incrementado(chave primária) de uma base de dados. Só tens de inserir os outros registos e o número é criado automáticamente. Depois, com base nesse número, é gerado o relatório.

Nada de especial, e o mais dificil é ver quais os campos necessário, gravar os dados na db, etc.

Entao quer dizer que tenho uma tabela onde tenho todos os campos que quero atribuir a guia de transporte??

Pensei que teria que ter diversas tabelas relacionadas entre si!

Isto pelos visto e muito mais complicado do que estava a esperar.

Se calhar devo esperar para tentar ganhar mais experiencia e depois entao entrar nesses campos!

Um abraço

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Tens que dominar vb.net e base de dados.

Para criar guias de saída,factura,etc existe o Crystal Reports que vem incluído no VS.net Professional e superior.

O Crystal Reports vai buscar dados a base de dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Tens que dominar vb.net e base de dados.

Para criar guias de saída,factura,etc existe o Crystal Reports que vem incluído no VS.net Professional e superior.

O Crystal Reports vai buscar dados a base de dados.

Boas

Eu sei dessa parte! Da existencia do crystal entre outros.

Mas a base da minha pergunta era em termos de programação .NET, e nessa parte que me encontro e nao sei como avançar!

Cumprimentos

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Eu sei dessa parte! Da existencia do crystal entre outros.

Mas a base da minha pergunta era em termos de programação .NET, e nessa parte que me encontro e nao sei como avançar!

Cumprimentos

SLIFE

Ora bem, nao sei o que é uma guia de transporte sequer, mas vou tentar dar-te uma mãozinha.

Primeiro que tudo tens que fazer um rascunho da tua base de dados, isto é, do que a guia vai conter, isto por si vai ser exposto numa base de dados.

Vejamos:

|tblGuias (tabela Guias)

|- guiaID

|- codigoProduto

|- descricaoProduto

|- qtdProduto

|- precoProduto

etc.

Fazes esta planificação.

De seguida vais pensar que tipo de dados é cada um.

Por exemplo:

precoProduto - São números. Vai servir de preço, podemos dizer que é do tipo decimal.

descricaoProduto - Texto. Vai ser guardado em texto, por exemplo numa varchar(100), com tamanho 100.

É este o raciocínio para criares as tabelas.

De resto vais ter que pensar na estruturação do programa, imaginemos:

MainForm - Form Principal

GuiaAdd - Adicionar Guias

ProdutoAdd - Adicionar Produtos

etc etc  etc.

É esta a ideia :P

Boa sorte!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem, nao sei o que é uma guia de transporte sequer, mas vou tentar dar-te uma mãozinha.

Primeiro que tudo tens que fazer um rascunho da tua base de dados, isto é, do que a guia vai conter, isto por si vai ser exposto numa base de dados.

Vejamos:

|tblGuias (tabela Guias)

|- guiaID

|- codigoProduto

|- descricaoProduto

|- qtdProduto

|- precoProduto

etc.

Fazes esta planificação.

De seguida vais pensar que tipo de dados é cada um.

Por exemplo:

precoProduto - São números. Vai servir de preço, podemos dizer que é do tipo decimal.

descricaoProduto - Texto. Vai ser guardado em texto, por exemplo numa varchar(100), com tamanho 100.

É este o raciocínio para criares as tabelas.

De resto vais ter que pensar na estruturação do programa, imaginemos:

MainForm - Form Principal

GuiaAdd - Adicionar Guias

ProdutoAdd - Adicionar Produtos

etc etc  etc.

É esta a ideia :P

Boa sorte!

Boas

Percebi o que me estas a dizer!

Mas os produtos nao tem de vir da tabela de artigos??

Pensava que sim.

Mas isso e o menos importante, visto ainda nem ter chegado a essa parte.

O meu problema nao e fazer as BDs, mas sim a nivel de programação!

Pois nao percebo como tenho por exemplo:

Uma label: com o numero de guia

Um Datagried so com linhas em branco

4 ou 5 textbox, para inserir os respectivos dados a inserir na BD.

Ate aqui tudo bem

Mas como vou inserir isto numa base de dados!

Isto é supomos que a tabela de guias se vai chamar tbguias, e contem os campos:

Nguia

artigodescricao

quantidade

precovenda

Eu ao inserir uma linha com estes dados na base de dados, irá para cima para a grid, certo!

E se for a base de dados irei ter uma linha tambem com esses dados.

Mas o problema, é que essa guia tem diversas linhas dessas associadas, percebes!

E ai está a minha dificuldade, como fazer.

Será que tenho que ter uma base de dados diferente tipo:

IdGuia (Auto)

Nguia

Nomeartigo

quantidade

preco

E quando faço criar nova guia, ele cria um id novo, mas o numero e sempre o mesmo ate eu gravar o documento.

Tipo vou ter 10 linhas por exemplo com o IdGuia com numero 1,2,3,4,5,6,...10, mas sempre com o mesmo numero de guia??

Continuo sem perceber.

Cumprimentos

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, pelo que vejo trata-se de iniciação à programação em VB.NET.

Algumas sugestões:

Se entenderes inglês (o que era optimo) sugiro que vejas estes webcasts

Depois, existem também estes pdf's gratuitos que podem dar alguma ajuda.

Para terminar, e como se trata de base de dados, estes dois artigos do meu blog:

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, pelo que vejo trata-se de iniciação à programação em VB.NET.

Algumas sugestões:

Se entenderes inglês (o que era optimo) sugiro que vejas estes webcasts

Depois, existem também estes pdf's gratuitos que podem dar alguma ajuda.

Para terminar, e como se trata de base de dados, estes dois artigos do meu blog:

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I

VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

Boas Jpaulino

Vou dar uma vista de olhos nos topicos que me deixas-te aqui!

Para ver se consigo resolver a coisa!

Um abraço

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora