• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cosmicsnake

Ajuda Em projecto

6 mensagens neste tópico

Boa tarde,

no meu 1º post vou pedir ajuda para um projecto que terei de fazer (ou penso fazer! dependendo da dificuldade!!)

Não sei é se o post é no local correcto! se não, avisem :)

Tenho de fazer uma pagina web que importe dados de uma base de dados já feita e que tenha a funcionalidade de inserir valores a seguir aos dados importados e que depois permita exportar para um ficheiro pdf, com uma formatação já estruturada, isto é, basicamente é uma plataforma que permita a um professor aceder a dase de dados que tem os alunos inscritos a uma cadeira e importar esses mesmos dados e depois na pagina web, ter um form com a funcionalidade de inserir a nota, e depois extrair em pdf (como exemplo a ferramenta que me aconselharam foi : http://www.lowagie.com/iText/. mas não é necessario que seja esta.).

O que eu peço, é que me direccionem para sites ou livros onde poderei apreender a fazer o projecto em causa!! 

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A descrição que fazes precisava apenas de mais um ponto, pelo menos na minha opinião, que tecnologia estás a usar ou a pensar usar, e que restrições possuis referentes à tecnologia - isto talvez sejam dois pontos :D.

O iText faz parte do que pretendes mas é para ser usado em Java, poderá usá-lo e é até a biblioteca que recomendo, se estiveres a usar Java para criar o sistema, neste caso JSP.

Se estiveres a usar outra tecnologia, então será mais simples procurares outras bibliotecas de acordo com a tecnologia que escolhas.

Quando falas em 'importar', queres dizer ler os dados, ou pretendes mesmo introduzir os dados que existem num outro sistema?

Ler os dados existentes numa base de dados exige apenas que saibas o formato da base de dados, ou pelo menos essa será a forma mais simples e rápida, apresentar os dados numa página web é relativamente simples, processar esses dados para PDF é tão simples como usar uma das várias bibliotecas que o permitem fazer, portanto diria que o projecto não é demasiado complicado.

Respondendo ao pedido de livros, sites, etc, é complicado saber o que indicar se não souber que tecnologia pretendes usar para a criação do sistema.

Quanto ao local do tópico, realmente não é o correcto, afinal usas uma bases de dados mas a pergunta nem é referente à base de dados :), mas depois move-se para um local melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou tentar explicar melhor, mas acho que já percebeu mais ou menos a ideia, isto é um projecto que poderá ser incluído na plataforma de gestão do politécnico que frequento, que é o woc . A pagina web que tenho de criar não é necessário por online, ou seja, pode ser criada no próprio computador (localhost). A pagina tem de ser criada em java struts de acordo com o linguagem usada no Woc.

Como referiu depois de aceder a disciplina pretendida e a época em que os alunos estão inscritos a função pretendida é de ter um form onde se pretende inserir um valor. Depois extrair para um pdf formatado.

Quando falei em importar, penso que seja ler os dados, pois o que penso que seja melhor ideia é ter "combo box" (ou algo semelhante) para relacionar os varios dados da BD! por exemplo um professor só da algumas cadeiras, e os alunos estao inscritos em algumas fases de exame!

n sei se ja me expliquei melhor!!!

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro, é "percebeste" e não "percebeu"!

Sendo que a plataforma a usar é Java, e neste caso vais usar a tecnologia Structs, a sugestão para a biblioteca iText é a que recomendo, e além do site oficial, não conheço mais nenhum link, tudo o que usei foi tirado da documentação oficial que me serviu bem.

Mas acho que está a existir uma qualquer confusão, o servidor é Java, mas se a página HTML estiver a ser aberta por um browser no pc do cliente sem acesso ao servidor, então não vais poder executar mais nada a não ser javascript, não vais ter muita sorte no que toca a gerar o PDF.

Como vejo o problema, o objectivo será a criação de um sistema em Java, usando Structs, que permite ao utilizador, neste caso o professor, aceder aos dados das disciplinas, alterar a nota, cumprindo alguma regra que exista, e permitindo a criação de um PDF. É isto?

Pelo que estou a ver, se for assim, o sistema a criar tem de ser executado num servidor, incluído na plataforma que referiste, e depois é só usar um biblioteca para exportar os dados para PDF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como vejo o problema, o objectivo será a criação de um sistema em Java, usando Structs, que permite ao utilizador, neste caso o professor, aceder aos dados das disciplinas, alterar a nota, cumprindo alguma regra que exista, e permitindo a criação de um PDF. É isto?

Pelo que estou a ver, se for assim, o sistema a criar tem de ser executado num servidor, incluído na plataforma que referiste, e depois é só usar um biblioteca para exportar os dados para PDF.

Exacto!

Como poderei fazer isso, então?

Obg pela ajuda!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa já é uma pergunta mais complicada, se tiveres dúvidas objectivas sobre algum ponto posso tentar, mas neste momento não conheço a plataforma que estás a usar, que tipo de acesso tens a essa plataforma e ao servidor, que tipo de serviços a plataforma oferece, etc.

Pessoalmente tentaria fazer uma API que pudesse fazer a ligação entre os serviços da plataforma, isto é, o acesso a dados, e a interface gráfica que pretendes criar. Mas como disse, não conheço o suficiente do sistema para te dizer como deves começar.

Qualquer dúvida relacionada com código posso ajudar, embora Structs não seja a minha tecnologia de eleição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora