• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Apple dumping Intel chipsets for NVIDIA's in new MacBooks

35 mensagens neste tópico

People familiar with the matter say, at a minimum, the 13-inch systems will adopt chipsets from NVIDIA's MCP79 platform, as was predicted earlier this week by technology journalist Ryan Shrout.

Word of the switch validates claims first published by AppleInsider earlier this summer, speficially that Apple would drop Intel's stock designs for the first time since the transition to x86 processors in 2006.  At the time, Apple was understood to be making the switch to give Macs a more distinct and technically superior design compared to most other notebooks, whose size and performance are dictated by Intel's reference components.

Kept uncharacteristically secret by NVIDIA for most of the year, the MCP79 platform is so far considered a substitute for Intel's Centrino 2 "Montevina" platform, offering  support for the same 1066MHz front side bus, optional DDR3 memory and PCI Express 2.0 interfaces.

Several advantages may tip the balance in favor of the new platform, however.  From a physical design perspective, one of the most important factors is NVIDIA's consolidation of all the controller features into a single chip rather than the two necessary for Intel's current architecture.  This reduces the total footprint needed for the mainboard in normally tight notebook enclosures.

It will also sport proprietary NVIDIA features such as DriveCache, which uses flash storage to speed up loading times, and Hybrid SLI, which switches from discrete to integrated graphics to increase battery life in low-demand situations.  It's not known whether Apple will make use of any or all of these technologies, however.

The greatest leap, though, will come from NVIDIA's expertise in graphics.

MCP79 is believed to use a new set of GeForce 9300 and 9400 series integrated mainboard graphics processors.  Regardless of which variant Apple uses, both are expected to support the latest visual effects and will theoretically blow past the performance of not just the Intel GMA X3100 video on Apple's current MacBooks but also the GMA 4500MHD found on newer notebooks using Intel's reference hardware.

[...']

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dizem que os preços vão baixar...

Mas daqui a dois dias já devemos saber.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém quer comprar um MacBook preto bem treinado? :biggrin:

Por acaso não estás a falar de um MacBook que já levou com windows, pois não? :P

Mas com um pouco de sorte, o pretos vão deixar de existir, e essa máquina passa a ser uma relíquia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não estás a falar de um MacBook que já levou com windows, pois não? :P

Mas com um pouco de sorte, o pretos vão deixar de existir, e essa máquina passa a ser uma relíquia.

É esse mesmo. Está treinado em Linux, Mac OS X e Windows. Mas eu estava a brincar, estou completamente satisfeito com ele. E sinceramente espero que não deixem de fazer versões em preto. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como os rumores indicam que vão passar a ser todos em alumínio, não acho muito provável que continuem a haver pretos. Pessoalmente também gostava mais dos pretos, mas a diferença de preço era demasiado grande.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém quer comprar um MacBook preto bem treinado? :biggrin:

Depende de quanto queres por ele :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que fixe. DO WANT!!! :P

Como já disse não o vou vender. :)

[me=Triton]não ter ma$$a para novo portátil.

(mas se pagares bem vendo na boa)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já disse não o vou vender. :D

[me=Triton]não ter ma$$a para novo portátil.

(mas se pagares bem vendo na boa)

How much, how much? :P:) Se for um preço aceitável, ainda penso na tua proposta :)

[me=tirácio]não gosta do aspecto dos novos MB...[/me]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

How much, how much? :P:) Se for um preço aceitável, ainda penso na tua proposta :)

[me=tirácio]não gosta do aspecto dos novos MB...[/me]

Pois, também não sei se gosto tanto como este que tenho... mas o backlit keyboard era fixe. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas o backlit keyboard era fixe. :P

Também era uma das coisas de que andava a espera à muito tempo, que nunca tinha chegado aos modelos que eu queria.

Uma coisa que não percebi é como é que eles acabam com as portas FW400...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma coisa que não percebi é como é que eles acabam com as portas FW400...

Epa, eu não tenho nem um dispositivo Firewire. Não sei se valia a pena continuar a incluir essas portas quando hoje em dia vem tudo? com pelo menos USB.

Agora se foi por questões de espaço, custos ou suporte no chipset da NVIDIA é que não sei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os discos só com FW eram mais baratos que os discos com FW+USB... Se não fosse o meu pc não ter FW, e uma caixa que cá tenho não teria USB. Penso que não devem ser assim tão poucos os macusers com disco só FW.

Ainda bem que optei pela caixa com USB, em vez de uma placa FW para o PC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha eu tão contente e de repente dizem que não vai haver mais firewire?

É a única porta que faz sentido usar para comunicação com câmaras de vídeo digitais, e para transferência de dados coloca de lado qualquer USB, então para transferir dados entre dois PCs directamente, só já usava isso.

Estava a pensar mudar-me para a Apple nos próximos tempos, mas tenho de avaliar bem a disponibilidade de equipamentos para ver se consigo manter o mesmo tipo de utilização que tenho com os meus PCs actualmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que tenho lido, o FW800 (disponível nos Pros) é compatível com o FW400.

Infelizmente, para mim um portátil de 15" não é opção... Ainda para mais quando os MB voltaram a ter uma diferença de peso considerável para os MBP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai ser um mercado onde me tentarei aventurar daqui a algum tempo.

Gostei das apresentações que vi e os equipamentos parecem-me satisfazerem bem quem os compra, mas tenho alguns requisitos que ainda vejo complicados de resolver, alguns nem me deixam abandonar completamente o windows :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não querendo fugir muito ao tópico da discussão, o Firewire (tanto o 400 como o 800) é uma tecnologia ultrapassada. O USB 3.0 está quase à porta, e promete velocidades na ordem dos 4Gbps.

De qualquer forma, nenhum disco suporta sequer as velocidades do USB 2.0 (480Mbps), a menos que estaja em RAID. Tenho um disco externo com ligações USB 2.0 e E-SATA2 (3Gbps), e as velocidades não passam dos 40MB/s em qualquer um dos interfaces, e é preciso que seja um dia bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De qualquer forma, nenhum disco suporta sequer as velocidades do USB 2.0 (480Mbps), a menos que estaja em RAID. Tenho um disco externo com ligações USB 2.0 e E-SATA2 (3Gbps), e as velocidades não passam dos 40MB/s em qualquer um dos interfaces, e é preciso que seja um dia bom.

Tenho em casa um disco com USB e FW 400, e a transferir ficheiros de grande dimensão, nota-se a diferença. Isto mesmo o FW 400 estando limitado a 400 Mbps e o USB supostamente suportar os 480Mbps.

Além disso, eu consigo ligar dois macs em rede usando um cabo FW. Tanto quanto sei, isso não é possível com USB. E há ainda outros usos que podes dar ao FW num mac.

PS: Também já há FW 3200, e tendo em conta a diferença entre USB 2.0 e FW 400, não me admirava nada que fosse mais rápido do que USB 3.0.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão do FW, para mim, é que obter o vídeo de uma câmara digital por USB significa perder algumas frames e não possuir comunicação nos dois sentidos, por USB é apenas da câmara para o PC e não posso controlar a câmara com o PC. Neste caso, são funcionalidades que eu uso e que preciso, sendo ou não uma tecnologia ultrapassada, o FW é usado em muitos equipamentos fora da gama "armazenamento".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho em casa um disco com USB e FW 400, e a transferir ficheiros de grande dimensão, nota-se a diferença. Isto mesmo o FW 400 estando limitado a 400 Mbps e o USB supostamente suportar os 480Mbps.

Acho isso estranho, dado que as velocidades dos discos rígidos ficam bastante abaixo dos limites teóricos de qualquer uma das tecnologias existentes.  Sabes qual é a velocidade aproximada de transferência que obténs em USB e em FW? Como disse, aqui nunca consegui mais que 40MBps, tanto em USB como em E-SATA, e foi pontualmente. Valores mostrados pelo Windows na janelinha de cópia de ficheiros.

Além disso, eu consigo ligar dois macs em rede usando um cabo FW. Tanto quanto sei, isso não é possível com USB. E há ainda outros usos que podes dar ao FW num mac.

Sim, também comprei um cabo Firewire especificamente para me ligar aos computadores de colegas, mas já não o uso há bastante tempo. Até porque agora todos temos LAN Gigabit :D

PS: Também já há FW 3200, e tendo em conta a diferença entre USB 2.0 e FW 400, não me admirava nada que fosse mais rápido do que USB 3.0.

Eu nunca tinha ouvido falar em FW3200, mas parece que as especificações até já estão todas criadas. Mas parece também que ninguém lhe está a pegar, à excepção da Apple. Isto pelo pouco que consegui ler através do Google, o que só por si denota a falta de atenção que lhe está a ser dada...

A questão do FW, para mim, é que obter o vídeo de uma câmara digital por USB significa perder algumas frames e não possuir comunicação nos dois sentidos, por USB é apenas da câmara para o PC e não posso controlar a câmara com o PC. Neste caso, são funcionalidades que eu uso e que preciso, sendo ou não uma tecnologia ultrapassada, o FW é usado em muitos equipamentos fora da gama "armazenamento".

Parece que o USB 3.0 já suporta comunicação full duplex. Infelizmente só em 2009 ou 2010 é que vão começar a aparecer aparelhos USB 3.0.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho isso estranho, dado que as velocidades dos discos rígidos ficam bastante abaixo dos limites teóricos de qualquer uma das tecnologias existentes.  Sabes qual é a velocidade aproximada de transferência que obténs em USB e em FW? Como disse, aqui nunca consegui mais que 40MBps, tanto em USB como em E-SATA, e foi pontualmente. Valores mostrados pelo Windows na janelinha de cópia de ficheiros.

Atenção aos bits e ao Bytes...

Penso que os SOs costumam mostrar velocidades em MiB/s (ou seja 2^20*8 bits), enquanto que as velocidades dos dispositivos penso que são em Mb/s (10^6 bits). Se assim for, 40MB/s, já vai para mais de 300 Mbps. E pelo que li, com USB 2.0 dificilmente atinges este valor.

Quando chegar a caso vou ver se me lembro de ver as velocidades que atinjo com o FW.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora