• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

C#.Net ou VB.Net?

18 mensagens neste tópico

Qual escolher?

Actualmente uso VB.NET, mas pensei em migrar, ou em usar os dois :)

Que dizem?

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ja usei um pouco dos dois... C# na escola e VB sozinho e por conta própria... Sinceramente também me sinto confuso... eu prefiro VB mas na escola dizem me que C# é melhor... mas acho que VB pouca código em algumas coisas!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C# actualmente tem mais mercado e é mais simples de arranjares trabalho se quiseres seguir como programador. No entanto o VB.NET e o C# fazem a mesma coisa e uma linguagem não é superior à outra.

O ideal é mesmo dominares as duas (o que é um pouco mais difícil).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já foi dito, ambas fazem exactamente a mesma coisa em 99% dos casos pois ambas têm por base a .NET framework. Se sabes programar numa, sabes programar na outra. No fundo é assim porque é uma questão de sintaxe, mais nada.

Agora depende um pouco de ti também... Eu comecei com VB 6 há uns anos, quando passei para .NET foi para VB na mesma porque nem tinha conhecimento do C#. No entanto, se te sentes mais à vontade ou preferes a sintaxe do C, recomendo mais C#. Eu prefiro, dai que há uns tempos atrás decidi deixar o VB.NET e mudar-me para C#. Até porque na net encontras muitos mais exemplos em C# do que VB.NET, mas é trivial passar de uma para outra e mesmo que te sintas com dificuldades, existem ai páginas que convertem o código.

Por um lado, o C# pode ter uma vantagem em certas coisas pois permite "código inseguro", ou seja, podes trabalhar directamente com a memória usando apontadores e essas tretas enquanto que em VB.NET (tanto quanto eu saiba) não podes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já foi dito, ambas fazem exactamente a mesma coisa em 99% dos casos pois ambas têm por base a .NET framework. Se sabes programar numa, sabes programar na outra. No fundo é assim porque é uma questão de sintaxe, mais nada.

Agora depende um pouco de ti também... Eu comecei com VB 6 há uns anos, quando passei para .NET foi para VB na mesma porque nem tinha conhecimento do C#. No entanto, se te sentes mais à vontade ou preferes a sintaxe do C, recomendo mais C#. Eu prefiro, dai que há uns tempos atrás decidi deixar o VB.NET e mudar-me para C#. Até porque na net encontras muitos mais exemplos em C# do que VB.NET, mas é trivial passar de uma para outra e mesmo que te sintas com dificuldades, existem ai páginas que convertem o código.

Por um lado, o C# pode ter uma vantagem em certas coisas pois permite "código inseguro", ou seja, podes trabalhar directamente com a memória usando apontadores e essas tretas enquanto que em VB.NET (tanto quanto eu saiba) não podes.

Se te referes a apontadores de edição de memória de outras aplicações podes, dado que já o fiz para jogos online (aka cheating ^^).

E em relação à tua afirmação sobre as grandes semelhanças, não podia estar mais de acodo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu diria para apostares mais no C#, tem mais mercado...

(pessoalmente não gosto de VB por causa da sintaxe)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... eu nem uso nenhuma destas linguagens (daqui a uns tempos vou usar C# pela primeira vez), mas parece-me que a escolha entre uma linguagem mais velha que a sé de braga e uma linguagem bem sucedida que é a joia da coroa da microsoft, a escolha é obvia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu diria para apostares mais no C#, tem mais mercado...

(pessoalmente não gosto de VB por causa da sintaxe)

Comigo acontesse exactamente o contrário  :) aquelas chavetas que não se sabe onde se começa e acaba ... mas é obviamente uma questão de hábito e já consigo ler bem o código em C# e fazer umas coisitas sem problema.

Como já disse no meu post anterior, o C# tem mais mercado, mas felizmente :biggrin: já se começam a ver ofertas a perdir C# ou VB.NET.

Para veres as principais diferenças entre as duas linguagens podes explorar estes links:

http://www.codeproject.com/KB/dotnet/vbnet_c__difference.aspx

http://www.harding.edu/fmccown/vbnet_csharp_comparison.html

(existem muito mais disponíveis na net se pesquisares)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É tudo .net, corre tudo na mesma plataforma, o código intermédio é o mesmo, seja VB, C# J# ou o que mais colocarem dentro do .net os recursos disponíveis serão os mesmos, os métodos a usar os mesmos, o resultado o mesmo. Acho que a única diferença será a sintaxe e um ou outro pormenor que ainda falte ao VB e que, se não está já na linguagem, brevemente estará.

Olhando para o que aconteceu nas aulas onde usei C# e onde todos os meus colegas estavam a usar VB, a única vantagem que lhes invejei foi a de não serem obrigados a colocar todos os parâmetros de um método, coisa que em C# fui obrigado a fazer e se torna chato quando estamos a trabalhar com bibliotecas de interoperabilidade com o Office, alguns métodos têm bem os seus 20 parâmetros :)

De resto, aquilo que eu procurava, fosse em VB ou C# era igual, só precisava de adaptar às sintaxe e os resultados foram os mesmos, todos acabamos por detestar o inferno que é programar aplicações que fazem uso do MS Office e todos conseguimos fazer as aplicações das mesmas maneiras e usar as mesmas soluções que encontrava-mos em tutoriais. Cheguei a usar um tutorial de C++ para resolver um problema, foi só trocar sintaxe, a plataforma era .net na mesma.

Resumindo, embora realmente exista uma procura aparentemente maior por programadores C#, e considere que é uma vantagem C#, na prática, e para o desenvolvimento de software em cima de .net, usar C# ou VB parece-me indiferente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este artigo compara as duas dizendo o que uma tem que a outra não tem:

http://dnjonline.com/article.aspx?ID=mar05_vbvscsharp

E...

More significantly, C# gives programmers the option of using pointers. Pointers are variables which refer or ‘point’ to specific locations in memory.

(...)

If you prefer to program in VB.NET but have an occasional need to use pointers, you can, of course, add a C# or even a C++ project to your solution in order to do all the ‘dirty work’.

Não devemos estar a falar da mesma coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Eu comecei agora no VB e estou a curtir bueeeesssss......

Tenho é algumas dificuldades quanto às expressões... a utilizar... comecei à pouco tempo e alone o que não é facil sem bons manuais....

Alguem me sabe indicar bons manuais e alem do VB e qual a diferença entre as duas que falam e o PHA

Obrigada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Eu comecei agora no VB e estou a curtir bueeeesssss......

Tenho é algumas dificuldades quanto às expressões... a utilizar... comecei à pouco tempo e alone o que não é facil sem bons manuais....

Alguem me sabe indicar bons manuais e alem do VB e qual a diferença entre as duas que falam e o PHA

Obrigada

PHA ou PHP?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aposta no C#.NET

Pq quem sabe programar em C#.NET  facilmente se consegue adaptar ao VB.NET

agora o contrario nao se verifica.. eu que o diga...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aposta no C#.NET

Pq quem sabe programar em C#.NET  facilmente se consegue adaptar ao VB.NET

agora o contrario nao se verifica.. eu que o diga...

É exactamente o mesmo ... escolher uma e passar para outra dá o mesmo trabalho.

O pessoal de C# tem dificuldades em entender o sintax de VB, como o pessoal de VB o tem em compreender o sintax do C#.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É exactamente o mesmo ... escolher uma e passar para outra dá o mesmo trabalho.

O pessoal de C# tem dificuldades em entender o sintax de VB, como o pessoal de VB o tem em compreender o sintax do C#.

Mas uma adaptaçao ao VB é mais rapida para quem sabe C# do que o contrario...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, eu não concordo, mas pode ser apenas a minha opinião pessoal.

A adaptação é ao sintax e há quem deteste o do VB e tenha dificuldade a entrar. Sempre programei em VB, mas consigo ler bem e até fazer algumas coisas em C# ... sem dificuldade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora