• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

NeO

Interface gráfica

9 mensagens neste tópico

Viva,

Estou a iniciar-me em programação, mais concretamente em linguagem ‘C’.

O que eu gostaria de saber é que como é que eu posso desenvolver/criar uma interface gráfica, para interagir com um programa, neste caso em ‘C’.

Resumindo vamos supor que tenho um programa em ‘C’ de calculo básico que corre na consola do Windows, o que eu queria fazer era usar esse conceito do calculo a nível de programação mas embuti-lo num interface gráfica com todas essas particularidades do grafismo, menus etc.

Obrigado,

NeO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apenas tens de decidir qual tookit gráfico queres usar. Em C as opções que conheço são Win32 API e GTK+.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para quem se está a iniciar ir já para interfaces gráficas poderá ser um pouco complicado.

Se estás a trabalhar com o Dev-Cpp podes ir a Arquivo>Novo>Projectos, depois vês uma janela que diz novo projecto e vês que lá aparece uma opção a dizer windows application, podes dar uma olhadela pelo código para ver como é se usares o header windows.h

Deve de haver bibliotecas para interfaces gráficas mais simples e fáceis de usar, sinceramente não conheço muitas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, deixa-me dizer-te o seguinte...

Quando eu andava a começar a aprender C, queria exactamente aquilo que tu queres... Ou seja, queria puder fazer coisas mais bonitas sem ser na consola.

Bom, como já alguém disse, para quem se está a iniciar em programação com a linguagem C, não acho muito aconselhável meter-se já em aventuras de interfaces gráficas. Há muito para aprender primeiro ao nível de programação em geral, e depois coisas mais especificas ao nível do C.

Assim, acho melhor para já investires algum tempo em aprenderes a programar e só depois pensares em interfaces gráficas... É verdade que pode ser um pouco desmotivam-te às vezes, mas ir directo às interfaces gráficas sem saber programar não te vai ajudar. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e quem já sabe a parte da programaçao em si, mas n sabe nada de como implementar parte  gráfica? Existe algum programa que permita fazer isso de modo simples? Esse wxWidgets parece-me um bocado complicado para instalar e começar a trabalhar  :D não existe nenhum que seja do tipo... install, run, programing, save and play?  :)

Estava a pensar numa coisa ao estilo VB 6...

Fikem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O melhor para iniciados para começar em interfaces graficas é mesmo Visual Basic 6.0, nesse caso já tens quase tudo feito, é só arrastar e largar e claro escrever os códigos dos algoritmos, lolol, não tens de perder muito tempo com códigos muito confusos e grandes para fazer a janela do windows e menus, botões e afins.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu aconselho para quem não quer fazer coisas muito complexas a usar o allegro (uma biblioteca do devcpp) apenas da para usar 2D mas ja se faz umas coisinhas bonitinhas e e fácil de usar. aqui no site tens um tutorial muito bom sobre isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora