• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ganzomania

Ajuda com Projecto - Não sei o que fazer

24 mensagens neste tópico

Vo comecar a fazer um trabalho de grupo mas nao sei qual o tema que vou escolher

Tava a pensar em fazer um jogo em C++ ou Javascript ou VB

Preciso de ajuda

alguem me pode ajudar???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens de explicar melhor o que pretendes ... que tipo de jogo, o que vai fazer, etc.

Por exemplo Javascript é utilizado para página web não para criar programas.

Dá lá mais detalhes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que tipo de jogo queres? Que tipo de projecto é? Que cadeira é? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que tipo de jogo queres? Que tipo de projecto é? Que cadeira é? ;)

E que conhecimentos tens (se tens alguns) ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo Javascript é utilizado para página web não para criar programas.

Pode ser usada para programas sim, o Windows tem o JScript para isso p.e.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pode ser usada para programas sim, o Windows tem o JScript para isso p.e.

Sim, mas não faz programas. Dá para mapear drives, mover pasta, etc, etc, mas não para criar um programa (criando um exe).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas não faz programas. Dá para mapear drives, mover pasta, etc, etc, mas não para criar um programa (criando um exe).

Não sei se o conceito de "programa" passa por .exe , porque em linux não os há ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz programas, não distribuis é binários. Funciona tal qual Python ou PHP p.e. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se ponham com correcções e dêm ideias para o projecto. :)

Aprende-se a errar e a perceber o que está errado. JScript corre como qualquer outra linguagem em Windows, não é só para a web. Ideias não posso dar, não sou adivinho do que ele tem de mostrar. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"JavaScript (the Netscape/Mozilla implementation of the ECMA specification), JScript, and ECMAScript are very similar languages. In fact the name "JavaScript" is often used to refer to ECMAScript or JScript."

JavaScript é JavaScript, JScript é JScript. É como o VB é VB e VBScrip é VBScrip.

Se fosse a mesma coisa não existiam dois nomes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

JScript refere-se à implementação da Microsoft do ECMAScript (ECMA-262), JavaScript à implementação da Mozilla do mesmo standard. A wikipedia deixa isso bem claro, como tu indicaste. Eu referi-me a JScript (e não JavaScript, propositadamente), pois estou-me a referir à implementação da Microsoft do standard que pode ser usado para Windows Scripting, que é bastante utilizado no XP (o tal "o Windows tem o JScript" no primeiro post). JavaScript (as in Mozilla implementation) também tem standalone engines similares ao Windows Host Scripting Environment (ou lá como se chama aquilo) (exemplo: V8 http://code.google.com/p/v8/ ) que te permitem criares aplicações usando JavaScript. No entanto, como podes adivinhar, a VM de JScript da Microsoft tem melhor integração com o SO do que qualquer outra. :)

Se queres ser picuinhas com isto do nome e propósitos de linguagens, as diversas implementações do ECMAScript nada têm a ver com PHP. PHP apesar de ser orientada para o webdevelopment, consegue ser uma linguagem de general propose. Consegues criar servidores dos protocolos que quiseres, podes criar programas com interface gráfica usando GTK, podes criar programas com interface de consola sem qualquer extensão extra, podes usá-la para treinar algoritmia, tudo. Apesar de ser uma linguagem de scripting, e completamente diferente de JScript/JavaScript. Se leres o ECMA-262, vês no capítulo de overview (o 4) que apesar do ECMAScript ser um standard para uma linguagem de scripting general propose, o standard foi escrito tendo por base as linguagens JScript e JavaScript (sim, porque apareceram antes do standard ser redigido, logo não lhes vou estar a chamar implementações no contexto histórico) que eram linguagens de scripting para web. C#, por exemplo, é uma implementação do ECMAScript (mas do ECMA-334), que podes considerar que vai substituir o uso do JScript da Microsoft em scripting para o SO. O facto de ter sido desenhado para correr em cima da .NET framework garante-lhe um lugar no futuro (nem vou explicar porquê, sei que sabes bem melhor que eu o porquê), e tem a ajuda do facto da componente de "desktop development" do JScript estar ao abandono. :)

Em relação à escolha de C++ feita pelo ganzomania, é uma escolha que pode revelar-se uma faca de 2 gumes: tem milhentas bibliotecas para fazer um jogo, etc etc, mas se não dominar bem a linguagem, não vai tão longe como podia ir numa linguagem como Python. Isto é, para programares um jogo em C++, não é só tutoriais, tens de ter calo na coisa. Python nem por isso, basta perceberes como funciona a indentação (costuma ser o mais difícil de entender para quem está a aprender a linguagem) e ler um tutorial de PyGame que fazes logo um Super Mario muito rudimentar mas funcional. Como as únicas opções que ele está a considerar (ou que pode considerar) são C++, JavaScript/JScript e VB, não tenho grandes conselhos para lhe dar: acho VB frustrante (talvez culpa de estar tão habituado a linguagens como C, JavaScript, PHP e Python), JavaScript/JScript não muito prático para certos tipos de jogos (ou não pode ser utilizado em alguns casos por falta de libraries que iam obrigá-lo a gastar demasiado tempo a escrevê-las), e C++ aborrecido por ter de bater muito código para fazer coisa pouca.

Como ele quer fazer um jogo em C++ para área projecto (parece-me ser do ensino secundário ou de um curso profissional), as ideias que se lhe podem dar variam muito consoante o objectivo do trabalho. Se o objectivo é avaliar o uso de libraries como OpenGL ou DirectX, pode fazer, p.e., um simples jogo de naves 3D, se for para avaliar os conhecimentos sobre matrizes, pode fazer um jogo tipo labirinto, se for para avaliar a leitura de presses e releases de teclas, pode fazer um snake com vários níveis de dificuldade, se for para avaliar a implementação de inteligencia artificial, pode fazer um jogo do galo, ... Há tantas ideias que é impossível dar um bom conselho sem saber mais detalhes. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este jogo que vo fazer e para um trabalho final tou num Curso Tecnologico de Informatica e tenho de fazer um trabalho.

entao pensei em fazer um jogo em C++ mas como estou no inicio da linguagem preciso de ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um jogo e em C++ é um bom projecto, mas não sei se será o melhor para quem ainda não conhece muito bem a linguagem. Não há nenhuma linguagem que domines melhor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este jogo que vo fazer e para um trabalho final tou num Curso Tecnologico de Informatica e tenho de fazer um trabalho.

entao pensei em fazer um jogo em C++ mas como estou no inicio da linguagem preciso de ajuda

Qual é a linguagem que dominas melhor ?

Depois de definires o que queres fazer, começa e as dúvidas que tiveres vai pedindo ajuda na respectiva secção do fórum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu domino bem o html mas nao da para fazer jogos

precebo algumas coisas de VB

e tou a comercar o C++

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez seja boa ideia fazeres um jogo do galo ou um sudoku para começares. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se quiser fazer o jogo de naves 3D

sera que consigo o fazer

tenho cerca de 7 meses para fazer este projecto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2D fazias em 3 meses (já com alguma aprendizagem incluida), 3D não te sei dizer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ola tiracio

sera que me podias aranjar um jogo de naves em 2D

ou dizeres algum site que tenha

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

decidi fazer o jogo do galo

vo comecar a fazer mas depois vou precisar de ajuda com as librarias

e com algum codigo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora