• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Teoria quântica ao serviço da segurança

1 mensagem neste tópico

Investigadores da Universidade de Viena apresentaram a primeira rede de computadores ao serviço das comunicações alegadamente indestrutível, dada a utilização de um sistema de encriptação quântica na sua concepção.

Os especialistas demonstraram as capacidades da rede - composta por seis sistemas localizados entre Viena e a cidade de S. Poelten e ligados através de 200 km de cabos de fibra óptica - e a sua fiabilidade a nível de comunicações. Para demonstrar a capacidade do sistema foram utilizadas diversas tecnologias encriptadas, entre as quais VoIP, videoconferência e serviços-web.

Segundo os investigadores, os acessos à rede são efectuados através de chaves geradas por seis tecnologias de encriptação quântica diferentes, que fornecem informações através de um feixe fotões entre as ligações, orientados para representar informação composta por "1" e "0" dentro do canal de fibra óptica.

A razão pela qual os acessos são praticamente impossíveis de ser forçados reside num dos principais princípios da física quântica: o da incerteza, que dita a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula.

Ou seja, todos os que tentarem entrar na ligação, interferem com a vibração dos fotões e com os frágeis estados quânticos. Isto porque, se quiser observar as características das partículas terão de adicionar "informação", o que altera irremediavelmente as características da partícula. Isto impede que se saiba como se compõe aquele elemento num determinado momento, já que ao interferir com o seu estado natural, faz-se com que os fotões entrem em colapso e lancem alertas aos administradores de sistemas.

A utilização deste tipo de rede e de sistema de protecção será, no entender dos investigadores, do interesse de grandes entidades que tenham na privacidade dos dados dos utilizadores a sua maior preocupação, entre os quais os bancos, organizações governamentais e de defesa. Contudo, a demonstração de Viena mostrou como a tecnologia quântica pode ser útil numa rede normal de comunicações.

http://www.univie.ac.at/

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora