• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

KiNgPiTo

Utilizar biblioteca externa

8 mensagens neste tópico

Boas,

eu sei que esta deve ser uma duvida bem básica mas nas minhas 3/4 semanas de Java ainda não consegui perceber...

Estou a tentar elaborar um programa para criar códigos de barras e encontrei uma library externa mas no "import com.bokai(....)"  diz que não encontra e eu não percebo nada do classpath...

o código inicial de um dos ficheiros é:

// BarcodeSample.java 
//
// Bokai Barcode/Java v4.0 Sample Program
// Copyright (c) 2007 Bokai Corporation
// http://www.bokai.com

// To run this sample application,
// - include "." and "easybar.jar" in your CLASSPATH
// - run: java BarcodeSample

import com.bokai.barcodes.Barcode;
import com.bokai.barcodes.BarcodeType;
import com.bokai.barcodes.BarcodeOrientation;
import com.bokai.barcodes.BarcodeTextPosition;
import com.bokai.barcodes.CheckCharShowMode;
import com.bokai.barcodes.BarcodeExtraTextPosition;
import com.bokai.drawing.SimpleFont;
import com.bokai.drawing.SimpleColor;

mas diz que não encontra a class com.bokai.barcodes ...

e na pasta traz um ficheiro que e easybar.jar que provavelmente é esse que tenho de adicionar ao classpath mas como é que se faz isso?

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro, o termo é "biblioteca" e não "libraria" ;)

Depois, a forma como adicionas o jar ao classpath depende um pouco de como estás a programar/compilar o teu sistema.

Se estiveres a usar um IDE, tens uma opção para adicionares os jars que pretendes usar, dependerá do sistema que estás a usar, mas é quase uniforme para todos os IDEs, acede às propriedades do projecto e deverás ter uma opção para gerir as bibliotecas associadas, escolhe a que te permitir adicionar um jar. Ser-te-á pedido o caminho para o jar, é só indicares o easybar.jar.

Se não estiveres a usar um IDE, ou incluis nas opções do compilador o caminho para o jar ou colocas o jar numa pasta que tenhas configurado no teu sistema como fazendo parte do classpath, novamente isto vai depender do sistema operativo que tens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a utilizar o netbeans e já fui a tools e depois Library Manager e adicionei lá o jar mas aquilo continua sem funcionar.. vou experimentar procurar as propriedades..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tivesses indicado isso logo de início tinha facilitado bastante :), estes utilizadores que não explicam bem o problema!

Basta clicares com o botão direito na opção "Libraries" e escolheres a opção "Add Jar/Folder..."

screenshotao4.th.pngthpix.gif

Depois escolhes a biblioteca que pretendes usar, eu recomendo criares uma pasta "lib" dentro da pasta do projecto e colocares lá a biblioteca, depois escolheres a opção para usar caminhos relativos. Desta forma a biblioteca nunca se perde.

screenshot1eq4.th.pngthpix.gif

As imagens foram obtidas sem grande preocupação pelo tamanho mas penso que servem como ilustração.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado, resultou perfeitamente e executou bem o código...

Só um a parte, na compilação do código deu um "aviso" mas executou direito.

É o seguinte:

Note: C:\Documents and Settings\king_pito\Os meus documentos\NetBeansProjects\Cena\src\cena\BarcodeSimpleSample.java uses or overrides a deprecated API.

Note: Recompile with -Xlint:deprecation for details.

Acaba por executar, mas será que deva fazer alguma coisa?

Obrigado por toda a ajuda :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse aviso está relacionado com código que usa um método que está 'deprecated'. O método foi marcado para remoção numa das próximas versões ou do Java ou de alguma biblioteca que estás a usar, neste caso não te sei dizer qual. O que deves fazer, neste momento é ires até a classe BarcodeSimpleSample e verificar qual o método que está a ser usado e tentar encontrar um método alternativo.

Pode acontecer que não encontres um alternativo facilmente, se precisares que isso simplesmente funcione, podes deixar como está, tens é de ter em atenção que o método que estiver marcado pode deixar de existir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A palavra libraria, não existe na nossa língua!

A palavra livraria existe, no entanto a tradução da palavra library, não é livraria, mas sim biblioteca.

Porque é que este erro é repetido tantas vezes!?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A palavra libraria, não existe na nossa língua!

A palavra livraria existe, no entanto a tradução da palavra library, não é livraria, mas sim biblioteca.

Porque é que este erro é repetido tantas vezes!?

Como costumo usar a palavra library no netbeans, ao fazer a conversão para o Português por vezes fica libraria, mas já aprendi que é biblioteca e não dou o mesmo erro 2 vezes... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora