• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Alguem corre o windows numa VM?

61 mensagens neste tópico

Bem, o vício do poker vai-me fazer instalar o windows  :mad: :rant_01:

Penso que a opção mais viável é po-lo num VM, assim quando eu não preciso dele (99% do tempo) está ali e não chateia.

Alguem já fez isso? que distribuição usam? Que software de virtualização usam? Foi facil de instalar? corre bem? liga-se bem à internet?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim não há nada melhor que a VMWare neste mercado.Existem soluções free, mas realmente a VMWare tem um dos melhores softwares do planet WMWare Workstation. Custa-te 189 USD, mas vale cada tostão.

No entanto eles têm uma versão Open Source que eu nunca testei porque tenho ambas as licenças Windows e Linux. Podes fazer o download aqui: http://www.vmware.com/download/ws/open_source.html. Parece que terás apenas de avaliar o produto comercial deles. Não precisas de o comprar. Mas honestamente Pedro, mesmo que seja só para poker, fica uns fins-de-semana em casa, não compres aquelas jeans e tal, e guarda dinheiro para o Workstation. Te garanto não te vais arrepender. Por outro lado podes usá-lo para muitos mais (http://www.vmware.com/vmwarestore/dr_pd_ws_features.html, só o 1º ponto diz tudo). E é estupidamente fácil de instalar e utilizar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por uma questão de integridade do meu sistema estava a pensar usar o virtualbox que está nos repositórios.

É que não estou só interessado na instalação, a desnstalação tambem tem qu ser limpinha.

PS: Ainda não percebi porque é que em lado nenhum se fala do bochs, é mais limitado? Tem problemas conhecidos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho utilizado VirtualBox para correr tanto Windows como Linux, e dou-me muito bem com ele. Comparativamente com o VMWare, é muito mais rápido. Com esse argumento consegui convencer um primo a deixar o VMWare Player.

Em termos de estabilidade, nunca nenhuma máquina virtual me deu problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom... a instalação do vmware é contida, todos os ficheiros de configuração encontram-se abaixo da root do programa e só tens que que te preocupar com as packages de funcionalidades adicionas que possas vir a querer instalar... que são de fácil localização de utilizares a função search do teu package manager. Usei VMWare em SUSE, Mandriva, RedHat, Fedora e agora Ubuntu sem nunca ter tido problemas de instabilidade.

Em relação ao Bochs o meu grande problema é performance. Ouvi dizer que uma das coisas que planeiam fazer é mudar para o Plex86. Mas isso vai significar... no more windows guest OS. Só Linux. A utilidade do Bochs fique portanto reduzida a estes casos. Mas outras coisas colocam o Bochs atrás; uma deficiente dynamic translation, falta de suporte para multithread, uma bios que consume demasiado stack (muitas aplicações windows modernas simplesmente crasham por falta de recursos), um sistema de plugins um pouco estranho que envolve alterações a nível de ficheiros de configuração que aparentemente são lidos em runtime on a call-basis...

Bom... o virtualbox não é mau. Não tenho assim nenhuma razão de queixa. Mas é um produto inferior ao VMWare. Que é que eu posso dizer mais? ;)

Mas penso que vais gostar. Se fizeres a instalção pelos packages, nem precisas de te preocupar com a desinstalção. Mantém apenas um registo dos plugins que adicionares.

Comparativamente com o VMWare, é muito mais rápido.

:eek:

EDIT: Ah, espera. Estávas a falar do Player... não do Workstation. Tudo bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu andei o ano passado a trabalhar com Windows enfiado numa VM para testar o meu programa do estágio. Usei a VirtualBox por uma questão de simplicidade e nunca tive problemas ;) Mas também, nunca estive para gastar $ n VMWare por isso não faço ideia de como será :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um server com Linux, no qual tenho VMWare Server com Windows Server. Tenho também uma workstation com Linux também, com outro VMWare Server (no caso da Workstation, podia ter a versão Workstation, pois a versão Server é mais pesada que a Workstation, mas é free e faz o mesmo, com compatibilidade total) com XP, onde desenvolvo o que preciso para Windows, mas felizmente raramente preciso delas, geralmente faço tudo directamente nas máquinas Linux/Unix.

Uso VMWare Server em vez de VirtualBox por vários motivos. VMWare é superior, há bastante tempo que permite uma instalação sem ter qualquer ambiente gráfico, coisa que só recentemente o VirtualBox faz, permite utilizar Client/Server, o que me dá muito jeito para administração remota, além de que nas empresas onde trabalho e trabalhei, sempre é o sistema usado, mantendo assim compatibilidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a versão Server é mais pesada que a Workstation, mas é free

Wow. Não sabia disto!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este tópico não era só para discutir software de virtualização.

TD e joao, voces correm isso no ubuntu?

Como se ligam à internet? criam uma rede com a máquina física?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso VirtualBox, tenho som, net, tudo como se fosse o windows normal até as USBs funcionam ;)

Mas aconselho a usar os repositórios que estão no site da virtualbox, os que vem por default nos reps da ubuntu é uma versão open-source antiga que já não corresponde exactamente á actual Vbox.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Wow. Não sabia disto!

A versão server requer um serial, mas é obtido gratuitamente. É mais pesada pois fica com serviços a correr no computador (que podem ser parados e desactivados a qualquer altura), mas tem vantagens, como não precisar de ambiente gráfico no pc para funcionar, tal como permite acesso remoto.

Este tópico não era só para discutir software de virtualização.

Não fui referido aí, mas eu costumo ter uma bridge na VM, o que faz com que essa VM tenha um ip da mesma gama da rede interna, como se fosse apenas mais uma máquina, com os acessos que as outras máquinas têm, inclusive com possibilidade de abrir portas num router ou parecido, directamente para essa VM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso VirtualBox. No desktop dá-me um hard crash, deve ser algum bug obscuro em Windows x64. Aqui no portátil corre impecável o Arch Linux (host Windows XP SP2).

PS: Ainda não percebi porque é que em lado nenhum se fala do bochs, é mais limitado? Tem problemas conhecidos?

O bochs é lento, emula um IBM-compatible PC completo e interpreta todas as instruções da ISA do x86. O qemu (sem o módulo acelarador) utiliza outra técnica chamada dynamic recompilation (conhecida como Dynarec no mundo da emulação) que transforma os opcodes on-the-fly para instruções nativas do teu processador. É usado para emular arquitecturas de processadores diferentes. A técnica utilizada pelo VirtualBox, VMware e qemu (com o módulo acelarador) chama-se full virtualization. Muito pouca ou nenhuma emulação é feita, sendo o código executado directamente no processador. Claro que é necessário captar alguns tipos de instruções (as que geram traps, por exemplo). Existem outras técnicas mais recentes como virtualização assistida por hardware que pode ser utilizada quando o teu procesador tem essa capacidade (Intel VT, AMD "Pacifica"). Ainda existe outra técnica que é para-virtualização, mas não sei como funciona. Se alguém souber, já agora... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Virtualbox liga-se automaticamente à net, desde que tenhas o pc ligado à rede. Nunca tive que mexer em nada :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso Virtualbox em Windows Server 2008 x64...

Eu uso VirtualBox. No desktop dá-me um hard crash, deve ser algum bug obscuro em Windows x64. Aqui no portátil corre impecável o Arch Linux (host Windows XP SP2).

...e não me dá erro nenhum.

O Virtualbox liga-se automaticamente à net, desde que tenhas o pc ligado à rede. Nunca tive que mexer em nada :x

Em versões mais antigas cheguei a ter problemas com a ligação à rede, mas de há um ano para cá (mais coisa, menos coisa) é como o Joao diz. Ou seja, sem espinhas! ;)

Mas eu uso em Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso Ubuntu, Arch, Windows, nunca tive problemas com a rede ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já aqui está o virtualbox aqui com um aspecto todo bonitinho e tal pronto para levar com o windows XP.

Não estou a pensar por lá muita coisa, basicamente tem que levar lá com o java e não estou a ver muito mais que lá vou por para alem dos clientes de salas de poker.

Que especificações devo meter na minha vm? Estou num core2duo com 3 gigas de ram e 260 de disco. Não é que os recursos sejam um problema mas não estou muito numa de deitar muitos recursos para auqilo, especialmente disco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Selecciona 'Imagem Dinâmicamente Expansível' e metes prái uns 5Gb se depois for necessário mais aumenta...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho usado o VMWare Player, e não tenho muitas razões de queixa... O desempenho é em geral bastante aceitável, e é bastante prático de usar.

Por acaso tenho acesso ao VMWare Workstation na universidade, mas nunca activei a versão que tenho instalada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, eu usei a minha VM para "trabalho", por isso precisava de algumas coisas intensivas, e dava-me bem com 512 RAM e 15GB (expansiveis para nao te comer logo 15GB de uma vez). Tinha lá o Java, Python, Lucene, MySQL, etc.. e tudo corria às mil maravilhas no meu pc velhinho, sem coreDuo e com 1GB de RAM :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já aqui está o vrtualbox a correr o windows sem problema absolutamente nenhum, impec mesmo.

Só a resolução é que acho que a vou aumentar, está um pouco pequena demais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já aqui está o vrtualbox a correr o windows sem problema absolutamente nenhum, impec mesmo.

Só a resolução é que acho que a vou aumentar, está um pouco pequena demais.

Instalaste as additions do VirtualBox? Melhoram bastante a usabilidade da VM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Instalaste as additions do VirtualBox? Melhoram bastante a usabilidade da VM.

Não faço ideia, saquei o .deb e toma lá morangos.

Até agora está a correr tudo impec. Corre o windows EXACTAMENTE da mesma forma do que se fosse nativamente. Já aumentei a reolução, esta porra é memso impec. Acredito que será a melhor solução para muito boa gente.

Para mim é mesmo só naquela, é só mesmo para jogar poker, não preciso daquilo para mais nada. Talvez se precisar de testar o aspecto de algum HTML no IE tambem me dê jeito.

Marfing, não faço ideia que funcionalidades adicionais é que o vmware tem, mas não preciso absolutamente de mais nada do que isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora