• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skcratch

Fomulário HTML - utilização de tabelas para formatação?

6 mensagens neste tópico

Viva!

Gostaria de saber qual é o método que recomendam para a formatação de um formulário HTML. Tenho visto muitos exemplos em que o formulário é criado tendo por base uma tabela. É este o método mais aconselhado para o fazer, ou deveria ser feito com recurso ao CSS?

Cumps!

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que é uma questão de preferencia.

Eu gosto de usar tabelas pois permite um alinhamento que não consegues de outra forma., uma tabela com o texto na coluna à esquerda e com os campos na coluna à direita. Alinhando o texto à direita acho que dá a disposição que me parece mais obvia enquanto visitante.

à parte disso, acho que não é semanticamente incorrecto colocar um formulário numa tabela, afinal de contas um formulário é uma tabela com campos por preencher.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

Antes demais, obrigado pela resposta. Pelo que tenho lido e pelos exemplos que tenho visto, também me parece a forma mais lógica (e rápida?) de fazer aquilo que pretendo, já que permite ter todos os parâmetros do formulário devidamente alinhados.

Cumps!

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também que acho que fazer o alinhamento com tabelas é mais fácil e rápido.

Mas,  pode ser feito sem tabelas:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd">
<html>
<head>
  <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=us-ascii">
  <title>no table form</title>
  <style type="text/css">
    label { width: 12em; float: left; text-align: right; padding: 0 1em 0 0; }
    input { float: left; }
    input[type=submit] { margin-left: 13em; }
    br { clear: left; margin: 0 0 4px 0; }
  </style>
</head>
<body>
  <form action="someurl" method="post"><div>
    <label for="name">Nome</label><input type="text" name="name" id="name" size="42"><br>
    <label for="morada">Morada</label><input type="text" name="morada" id="morada" size="42"><br>
    <label for="nif">Número Contribuinte</label><input type="text" name="nif" id="nif" size="9"><br>
    <label for="telefone">Telefone</label><input type="text" name="telefone" id="telefone" size="9"><br>
    <label for="genero">Género</label><select name="genero" id="genero"><option>Masculino<option>Feminino</select><br>
    <label for="datanasc">Data de Nascimento</label><input type="text" name="datanasc" id="datanasc" size="9"><br>
    <input type="submit" value="Enviar dados">
  </div></form>
</body>
</html>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

Muito obrigado pelo exemplo fornecido. Irei olhar para ele com toda a atenção.

Cumps!

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CSS é a resposta!

Tabelas de HTML não foram feitas para isso. Foram feitas para fazer o display de dados. E utilizar as tabelas para isso está fora do standard e vai contra as guidelines do W3C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora