• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cheires

Programa de facturação

9 mensagens neste tópico

Olá a todos, pretendo iniciar a programação em java de um programa de facturação para uma empresa.

O programa em si não me assusta nada, até porque já tenho experiência em java, e o seu desenvolvimento será mais ou menos simples.

O problema prende-se é com a parte da factura propriamente dita.

Prentendia desenhar a factura, mas não sei como posso fazer isso.

Tipo por um logo da empresa, os dados etc, a descriminação dos produtos etc. Mas que programa se usa para fazer isso?

Como qualquer programador pretendia a portabilidade, ou seja a capacidade de com apenas alguns ajustes poder ser usado por outra empresa.

Pretendia fazer este programa, e a respectiva factura usando apenas programas open-source, mas se conhecem algum que não seja, não há problema.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, o Jasper permite fazer relatórios com alguma facilidade a partir de bases de dados, de outros tipos de dados é um pouco mais complicado. Existem outras alternativas mas irão cair todas no mesmo.

E porque não usar apenas Java2D? É relativamente simples usar a API Java 2D para criar facturas ou outros documentos.

Não sei se se enquadrará no que pretendes, mas faz parte do standard do Java, pelo que existirá em qualquer JVM onde pretendas correr o software.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exsitem alguns programas de facturação portugueses no mercado português... se queres um conselho, compra um e vende-o ao teu cliente. Podes ver por exemplo este aqui, que tenho andado a avaliar: http://www.aclogik.com/software/time_factura.html . Parece-me que pode ser customizado utilizando VB script.

Mesmo que não o compres podes sempre tirar umas ideias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, o Jasper permite fazer relatórios com alguma facilidade a partir de bases de dados, de outros tipos de dados é um pouco mais complicado. Existem outras alternativas mas irão cair todas no mesmo.

E porque não usar apenas Java2D? É relativamente simples usar a API Java 2D para criar facturas ou outros documentos.

Não sei se se enquadrará no que pretendes, mas faz parte do standard do Java, pelo que existirá em qualquer JVM onde pretendas correr o software.

Nunca tinha pensado nessa hipótese, até porque não conheço a API java2D.

Penso que o problema se prende mais é com a configuração da página, e a organização?!

Não sei se será simples ou mais complicado fazer isso em java2D, se me pudesses esclarecer, agradecia.

Grato pelas sugestões

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei a que tipos de dados te referes exactamente, mas, por exemplo, usar dados que estão num ArrayList, ou noutra estrutura semelhante, parece-me igualmente simples a usar uma BD.

Mesmo para ficheiros de texto, ou até XML, não me parece complicado de usar. O processamento de texto (pelo menos com uma estrutura de tabela), deve ser mais simples do que a geração da factura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema do Jasper, pelo menos no que usei, posso ter feito uma utilização limitado do sistema, é no tipo de dados, ou na forma como espera os dados. A forma mais comum era passar uma ligação à base de dados e um SQL para obter os dados, sem uma base de dados relacional tive de dar algumas voltas para fornecer os dados ao Jasper.

Quanto à API 2D, como disse, dependerá muito da forma como queres a factura, embora a API possa ser usada para qualquer coisa, mas se a factura seguir um modelo pré-definido, com quadros, margens, etc, é simples criar uma imagens com os dados, imprimir não é muito mais difícil.

Mas serão dois pontos a verificar, terás de ver se compensa usar Java 2D ou um sistema de relatórios.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema prende-se é com a parte da factura propriamente dita.

Prentendia desenhar a factura, mas não sei como posso fazer isso.

bem , gostava de saber sobre isto.. nao para uma factura, mas para um formulario.. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre usar o iText e criar o documento manualmente.

Isto permite-te manipular programaticamente a localização de cada objecto, ou seja, permite-te desenhar a página.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora