• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marfig

Ficheiro MP3 - Estranho comportamento

26 mensagens neste tópico

Deixei a minha filha mais velha mexer no computador ontem à noite.

Ela diz que não sabe o que fez. Que fez apenas o que costuma fazer. Falar com amigos e ouvir música. O facto é que ele experimentou um problema com um dos meus ficheiros mp3 e não estou a conseguir resolver isto de maneira nenhuma.

Tenho uma partição NTFS que costumo montar no ubuntu que serve apenas para servir a base de dados do rhythmbox. A partir de ontem, um dos mp3 e logo um dos meus favoritos (Concerto para Violino e Orchestra e D Maior, Op. 35,  de Tchaikovsky) não aparece na base de dados do rhythmbox nem o consigo pôr a tocar em nenhum dos players GUI e terminal que tenho.

- Consigo ver o ficheiro no mount point e copiá-lo para  /~

- Tentar ver as propriedades do ficheiro no Nautilus mostra uma janela a dizer que está a constuir a janela de propriedades mas fica-se por ali.

- Consigo usar o ficheiro normalmente no windows.

- O ficheiro em causa é todo o concerto... 35 minutos, 50Mb

Não faço a mínima sobre o que se está a passar... nem percebo muito destas coisas de mp3

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não dá nenhum erro. Nada... fica apenas ali à espera de um CTRL-C.

Usei o mp3check e realmente havia "1879 bytes of junk before first frame header". Corrigi e está tudo bem. A tool não detecta mais nenhum erro. Mas... isto é o resultado de mp3check -l:

mpeg 1.0 layer 3 44.1kHz 192kbps stereo       C. J.17 crc orig copy    35:19.34

Eu acho que isto poderá ser um problema do encoder mp3. Eu acho que ele se esguiça todo com os 192kbps e ainda por cima num ficheiro de 50MB. Mas não sei... percebo pouco destas coisas de som. Apenas sei que pela minha experiência de programação que se o buffer não estiver preparado para suportar uma transferência tão alta, pode passar-se. Que é que vocês acham?

Agora já nem me lembro bem se alguma vez ouvi este ficheiro em Linux. Já estou confuso... tenho quase a certeza que sim... mas nao sei ao certo. É um ficheiro relativamente recente. Pode ser que só o tenho ouvido em Windows ainda, visto ter estado mais por esses lados no último mês.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum.. e outro leitor de mp3? Já experimentaste?

O problema pode ser exactamente o ficheiro ser enorme e simplesmente empancar tudo e mais alguma coisa no programa :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso realmente é estranho. Eu diria que é problema de corrupção de NTFS (isto de NTFS em Linux nunca se sabe) mas se funciona bem no Windows não faço ideia.

E não te preocupes, 192kbps não é muito, é uma bitrate baixa. E querias dizer decoder de MP3 certo (fiquei consufo)? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem acentos.

Inclusivamente, quando o copiei para /~ de forma a eliminar qualquer problema relacionado com o NTFS no Linux, alterei-lhe o nome para mp3.mp3 de forma a simplificar o trabalho.

Nenhum player GUI ou CLI que tentei consegue correr este sacaninha.

E querias dizer decoder de MP3 certo (fiquei consufo)

Sim decoder. Não encoder. My bad.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum... manda-me ai o ficheiro para ver se eu o consigo ler deste lado. Se for problema do tamanho também não o hei de conseguir tocar, se for do teu pc, conseguirei :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu oiço regularmente ficheiros MP3 com ~200mb. Não é por essa razão, a não ser que o decoder seja mesmo mauzinho. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É aquele que  o rhythmbox pede... poderei ver exactamente qual, quando mudar para o Linux. Mas agora estou no windows e a trabalhar.

Entretanto pode realmente ser um problema do ficheiro e o mp3check não detecta. Se bem que, como digo, toca maravilhosamente em windows. Para mandar o ficheiro tenho de saber para onde. E tens de ter paciência. A minha velocidade de upload é ... *cough* ... ~200Kbps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está a caminho... mais ou menos 30 minutos a contar de agora, digo eu.

Depois diz-me lá se não tenho razão para querer que toque no Linux :P

Um dos melhores concertos para violino. Também um dos mais difíceis de executar, de acordo com os violinistas e mesmo alguns virtuosos da altura não conseguiam tocar a peça. Foi Adolph Brodsky o primeiro a consegui-lo, 3 anos após a peça ter sido concluída. O próprio assistente do Tchaikovsky que o ajudou a criar a peça (e que era um violinista com algum sucesso) não conseguia tocá-la, pelo que muito do concerto de 35 minutos foi criado na cabeça do Tchaikovsky sem possiblidade de a ouvir.

Possa! Eu nasci no século errado.

EDIT: upload terminado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito estranho. Com o Mplayer, o Audacious e o Beep Media Player dá, com o totem e o Listen não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui também funciona :x Será o codec que está pifado para este tipo de ficheiros?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais 4:

* MPlayer 1.0rc2-4.2.3 -> OK

* This is xine (X11 gui) - a free video player v0.99.5. -> OK

* SoX v14.1.0 -> OK

* moc 2.4.3 Compiled with: OSS ALSA JACK DEBUG internet streams resample -> OK

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Agora estamos a ir a algum lado... portanto é o codec, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deverá ser... Experimenta correr com o mplayer aí no teu pc a ver se não dá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Agora estamos a ir a algum lado... portanto é o codec, certo?

Rythmbox, Listen, Totem têm todos em comum o uso do codec que o triton referiu portanto é o mais provável. Se converteres para p.e. ogg em princípio já deve dar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só queria referir que GStreamer não é um codec, é uma multimedia framework. Esta distinção é importante porque o GStreamer tanto pode estar a usar no teu computador o FFmpeg, ou o plugin da Fluendo, ou outro para fazer decoding do MP3. Até podes experimentar desinstalar o plugin de MP3 para o GStreamer que tens agora instalado e experimentar outro. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora