• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

adaragao

FreePTGest (Gestão Comercial OpenSource em VB.NET e PHP)

177 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: FreePTGest

Última Versão: N/A

Arquitectura: WebService - Client

Licença: GPL

Página do Projecto

SVN

Líder do Projecto: adaragao

Membros Actuais do Projecto:

• adaragao
  • pedro_fp_simoes
  • MSOlhao
  • PuTeFabiO
  • Faith

Procura-se:

Precisamos de novos membros, consultem Recrutamento

SoftWare Necessário (Ferramentas Gratuitas):

ICSharpCode

SQL Express 2008

MySQL

PostGreSQL

Tortoisesvn

CodeIgniter

Publico Alvo no desenvolvimento:

Este projecto destina-se a todos aqueles que querem aprender na área da programação .NET, PHP e SQl, participando num projecto ambicioso, independentemente da experiência.

Publico Alvo do Programa:

Este programa destina-se a ser utilizado por todas as pessoas que tenham pequenos/médios negócios, e que procurem um software gratuito para gerir o mesmo.

Tópicos base do Programa:

Programa irá consistir em algo do género comercial.

Terá as funções básicas necessárias à gestão de uma pequena/media Empresa.

Conteúdo do Programa:

Temos grandes ambições para este projecto, contudo a 1º versão irá ter apenas algumas funcionalidades básicas:

• Multi-Empresa
  • Multi-Utilizador
  • Multi Bases de Dados
  • Wizard de Instalação
  • Facturação (Facturas, Recibos, etc...)
  • Impressão em PDF
  • Logs
  • Painel de Administração
  • Aviso de Updates
  • SAFT

Para todos um abraço

Cumprimentos

adaragao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

A ideia parece-me interessante mas existem coisas que precisas de indicar.

Vê as regras: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?app=forums&module=forums&section=rules&f=11

Explica melhor qual é o objectivo da aplicação e o que é exactamente.

Boas

Obrigado por teres movido para o local certo!

E desde já peço desculpa pelo sucedido.

Sou novo na comunidade, e como tal já estou a cometer erros!

Em relação ao que falas-te de alterar os dados do projecto, já estou a tratar disso.

Vou ver se amanha já consigo colocar as coisas direitinhas.

Existe algumas coisas que li no link que me envias-te que nao percebi bem, mas caso depois esteja alguma coisa mal, agradeço se possivel que me avises.

Obrigado

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixaria uma nota, antes de escolheres as tecnologias a usar seria bom perceberes até onde queres chegar com o projecto, que tipo de projecto queres fazer e que público queres atingir. Neste momento, escolher as tecnologias como fizeste é algo que limita em muito o projecto.

Neste caso, se pretendes um projecto open source seria interessante que não o sobrecarregasses com os custos da compra de sistemas proprietários, como o caso do MS Office.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixaria uma nota, antes de escolheres as tecnologias a usar seria bom perceberes até onde queres chegar com o projecto, que tipo de projecto queres fazer e que público queres atingir. Neste momento, escolher as tecnologias como fizeste é algo que limita em muito o projecto.

Neste caso, se pretendes um projecto open source seria interessante que não o sobrecarregasses com os custos da compra de sistemas proprietários, como o caso do MS Office.

Boas

Poderá ter razão nessa situação!

Mas Isto ainda está tudo numa fazer de estruturação e ainda nada é certo!

Apenas lancei a ideia, pois pensei que poderia ser uma coisa engraçada para muitos.

O objectivo principal é trabalhar em equipa, e desenvolver algo que nos ensine como se faz diversas coisas.

Penso que muitos programadores iniciantes, se seguirem a carreira de programador, iram encontrar muitas situações no dia a dia, relacionado com este projecto. Pois trata-se de uma aplicação que é usada por todo o lado.

É uma aplicação comercial se assim se pode chamar.

Irei fazer uma estrutura dos vários objectivos da aplicação, para que todos possam entender quais as suas principais funcionalidades  e o que se pretende realmente.

Cumprimentos

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como foi dito, a tecnologia é a última coisa a ser decidida, por vários motivos, desde licenças de aquisição, até licenças de distribuição, como, por exemplo, o caso do MySQL, que, sendo opensource, se for usado em algum produto comercial, é ilegal. Isso sucedeu num projecto aqui na empresa onde trabalho, onde acabámos por ficar pela utilização de PostgreSQL.

Por isso, o melhor a fazer é uma estrutura do que pretendes, definindo objectivo, público alvo, intenções, de seguida passando para modelos de dados, o que se pretende representar e mostrar e, só depois disso, se define tecnologias utilizadas de acordo com as necessidades.

Ficarei atento a este(s) projecto(s).

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como foi dito, a tecnologia é a última coisa a ser decidida, por vários motivos, desde licenças de aquisição, até licenças de distribuição, como, por exemplo, o caso do MySQL, que, sendo opensource, se for usado em algum produto comercial, é ilegal. Isso sucedeu num projecto aqui na empresa onde trabalho, onde acabámos por ficar pela utilização de PostgreSQL.

Por isso, o melhor a fazer é uma estrutura do que pretendes, definindo objectivo, público alvo, intenções, de seguida passando para modelos de dados, o que se pretende representar e mostrar e, só depois disso, se define tecnologias utilizadas de acordo com as necessidades.

Ficarei atento a este(s) projecto(s).

Abraço

Boas

Se for esse o caso irei deixar então para decisão conjunta com os membros que estiverem interessados no desenvolvimento da aplicação.

Por acaso não sabia que o SQL Express não poderia ser utilizado em projectos OpenSource.

Mas obrigado pela dica.

Já reestruturei a informação relativa ao projecto, espero que esteja presectivel, e fácil de entender para todos.

Algo sugestão, será bem vinda.

Um abraço

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando colocares mais detalhes diz.

Parace-me interessante

Boas

O Objectivo é esse, ser uma coisa interessante para que não perca o interesse antes de arrancar!

Cumprimentos

SLIFE

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não sabia que o SQL Express não poderia ser utilizado em projectos OpenSource.

O que foi referido foi MySQL. Também não sei se o SQL Server Express pode ser distribuido, mas é só confirmar no site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não me engano, a linha Express da Microsoft só permite criação de projectos para uso pessoal e aprendizagem, tanto os programas de desenvolvimento (VB, VC#, etc), como o SQL Server Express. Preocupa-te com isso no fim, há inúmeras formas de fazer as coisas, mas o ideal é ser multiplataforma, para uma empresa poder ter um servidor Unix/Linux e os empregados usarem o cliente no SO que quiserem. Também se opta pela vertente web por isso, por vezes, pois para ser multiplataforma nem sempre é fácil e por vezes requer a utilização de linguagens menos optimizadas para o objectivo definido no início.

Pensa no projecto como um todo, não como um programa em si. Não queiras ir rápido desenvolver código. Começa primeiro pela estrutura.

Mas vai dando notícias, que o pessoal vai certamente aderir e ajudar no que puder ;)

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A versão Express também permite desenvolvimento de aplicações comerciais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A versão Express também permite desenvolvimento de aplicações comerciais.

Não sabia. Nesse caso, a única limitação é ser exclusivo para Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sabia. Nesse caso, a única limitação é ser exclusivo para Windows.

Hoje em dia .NET é multi-plataforma. Saiu ainda agora o Mono 2.0 que corre muita coisa de .NET noutros sistemas operativos. O compilador de Visual Basic do Mono é que acho que ainda não está muito avançado, mas pode-se compilar no Windows e executar no Mono. É a vantagem do bytecode.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu sei disso, sou user/admin/dev em unix/linux, mas nem todo o código é compatível no Mono e a performance seria diferente. Além de que .NET em linux e unix não é tão bem visto, devido às aplicações ainda serem pouco optimizadas e serem um pouco pesadas. Mono evoluiu muito, mas ainda tem muito que evoluir na mesma.

Java também não é uma escolha que aconselhe para isso, já há alternativas e nenhuma satisfaz, por vários motivos.

É algo a ponderar, mas parece-me que web não é má escolha...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu sei disso, sou user/admin/dev em unix/linux, mas nem todo o código é compatível no Mono e a performance seria diferente. Além de que .NET em linux e unix não é tão bem visto, devido às aplicações ainda serem pouco optimizadas e serem um pouco pesadas. Mono evoluiu muito, mas ainda tem muito que evoluir na mesma.

Java também não é uma escolha que aconselhe para isso, já há alternativas e nenhuma satisfaz, por vários motivos.

É algo a ponderar, mas parece-me que web não é má escolha...

Parece que nos estamos a afastar do projecto original!

A ideia é criar uma aplicação em Visual Studio 2008 para aprendizagem, que neste caso funcionará em Windows e não pode de modo alguma ser inviabilizada por não trabalhar em Unix/Linux. Se poder contemplar vários sistemas operativos melhor, mas se não poder é assim que deve ser feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim.

Mas antes de comecar a bater codigo é necessario ter assente a arquitectura a usar e as tecnologias.

Achoq ue a technologia esta bem assente que vai ser Microsoft. Pelo menos no que toca ao Visual Studio.

As bases de dados podem varias, SQLite ou outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ninguém se está a afastar do projecto original, estamos a discutir ideias para o melhorar. O SLIFE é que decide o que será feito, mais ninguém, tudo o resto são sugestões. Se ele quiser que seja exclusivamente para Windows, então assim será, apenas dei sugestões, ele não é obrigado a segui-las. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@skm/@HolyMurderer

Concordo com os vossos comentários, mas no entanto é importante ter em mente que o projecto já está +/- definido (parece-me!). O que não apareceu ainda é alguém para participar :P  ... isto devia ser discutido pela equipa e depois solicitar a opinião a todos.

Infelizmente não posso entrar e qualquer ajuda minha só mesmo aqui no fórum a dúvidas concretas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que não apareceu ainda é alguém para participar

Eu posso participar dentro do meu tempo limitado. Bem como ir esclarecendo algumas duvidas aqui no fórum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não me é possível nesta altura participar, mas terei todo o gosto em dar a minha opinião aqui no fórum, sempre que me for possível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que quem gostava de aprender/melhorar os conhecimento ou quem nunca fez uma aplicação comercial (e que tenha algum tempo disponível é claro!) é uma excelente iniciativa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obviamente que inicialmente será pouco optimizada, que terá código menos correcto, mas faz parte da aprendizagem e é por isso mesmo que é útil trabalhar nestes casos em equipa e/ou com OpenSource, para que as pessoas se ensinem umas às outras, que as boas práticas surjam, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falta me tempo mas o projecto é alicante para quem ambiciona mais no ramo da programaçao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
por exemplo, o caso do MySQL, que, sendo opensource, se for usado em algum produto comercial, é ilegal.

Há aqui uma questão de linguagem!

Quer o MySQL quer o PostgreSQL são Open Source/Software Livre.

Não é ilegal utilizar software Software Livre/Open Source em software comercial.

Software comercial é todo o software que possa ser utilizado em negócios, ou em relação ao qual se possa fazer algum tipo de negócio. E isso não é proibido com software Open Source/Software Livre (só não podes vender licenças, mas podes fazer inúmeros outros negócios, como vender cópias e prestar serviços).

Não confundam software comercial, com software proprietário! É um erro muito comum, que até é cometido muitas vezes em sites de notícias, em jornais e revistas, etc...

Quanto às restrições sobre utilizar Software Livre com software proprietário tudo depende da licença em causa. Se for uma licença de software livre com copyleft, qualquer modificação que faças ao software livre em causa, e que distribuas tem que ser também Software Livre; no entanto há licenças sem copyleft (caso do PostgreSQL) e que por isso não têm esse requisito e licenças com copyleft fraco, que permitem por exemplo que links a bibliotecas Software Livre sem que tenhas esta obrigação de passar a ser tudo Software Livre.

No caso do MySQL, o MySQL é regido por uma biblioteca de Software Livre com copyleft (GNU GPL). No entanto quem quiser modificar o código fonte do MySQL e distribuir de forma proprietária, pode sempre pedir à MySQL que lhe distribua com outra licença (é um dos negócios da empresa e no site isso fica exclarecido).

Criar software que usa MySQL para gerir dados, não é modificar o MySQL. E por isso nesse caso a licença do MySQL não vai obrigar a que o software tenha quer ser também Software Livre. O que é utilizado são bibliotecas para aceder ao MySQL, que se forem as criadas pela MySQL são licenciadas sob GNU LGPL (licença com copyleft fraco), que é uma licença de Software Livre, que permite que o código que se linka a estas bibliotecas não tenha que ser Software Livre.

Ou seja, em qualquer caso o licenciamento do MySQL não é um problema, nem um obstáculo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora