• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Juca_007

Como inserir os dados de um formulário na base de dados e enviar por e-mail?

7 mensagens neste tópico

Boas, eu tenho um formulário no meu site para que os visitantes possam contactar-me, esses dados do formulário são inseridos na base de dados, ate aqui tudo bem.

Mas eu também queria ser avisado por email de que a uma nova mensagem para não ter de andar sempre a ir ver a base de dados se há novas mensagens.

Alguém me pode dizer como fazer.

Os meus conhecimentos são muito básicos, por isso expliquem-me como se eu fosse muito burro lol.  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No teu código, depois de inserires na base de dados (e verificares que a inserção funcionou) acrescenta a instrução mail()

$sql = "insert ...";
mysql_query($sql) or die(mysql_error() . ' @ ' . __FILE__ . ':' . __LINE__);
mail(<O_TEU_EMAIL>, 'Novo registo inserido na base de dados', <MENSAGEM_A_ENVIAR>);

Para o mail funcionar tens que configurar o php.ini bem :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se quiseres testar localmenta ate o envio dos mails podes isntalar o apache triad que da para ate testar os mails em localhost:), sem precisares de configurar nada, so quando isntala definir uma palavra pass.

mails enviados pela funçao mail(....)

se precisares de ajuda a usar o apache triad pergunta que te dou umas dicas.

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se quiseres testar localmenta ate o envio dos mails podes isntalar o apache triad que da para ate testar os mails em localhost:), sem precisares de configurar nada, so quando isntala definir uma palavra pass.

mails enviados pela funçao mail(....)

se precisares de ajuda a usar o apache triad pergunta que te dou umas dicas.

cumps

Mas olha eu já tenho o apache instalado localmente, juntamente com o php e o MySQL que configurei manualmente com a ajuda de um tutorial.

Se desinstalar o que tenho e instalar esse será que fica tudo a funcionar em condições?

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o melhor é usares SMTP, pois alguns servidores não suportam a função mail...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha tu podes desinstalar tdo, e instalar esse apache, que te isntala tudo automaticamente, e configura, tudo, so que o teu local de sites depois passa a ser

C:\apache2triad\htdocs\

mas podes alterar, e este apache suporta a funçao mail.

ele automaticamente configura o teu mail para admin@localhost que e o mail que tens na tua conta para testar localmente podes criar outros se desejares.

eu antes tinha configurado um a um e a 3 meses mudei para este apache, precisas de saber menos para trablhar com ele. e mete-te varias opçoes activas que perdes mt tempo a configurar...se precisares de ajuda manda-me um pm, e eu ajudote via msn se quiseres

cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora